plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
DICAS DE PORTUGUÊS

Professora paraense comemora 10 mil seguidores no Tiktok

Julia Forte conquistou os 'alunos virtuais' com apenas dois meses de uso do aplicativo

Imagem ilustrativa da notícia Professora paraense comemora 10 mil seguidores no Tiktok camera Arquivo Pessoal

Professora da rede de ensino estadual, a paraense Júlia Forte encontrou na internet uma motivação para continuar a ensinar em tempos de isolamento social. Desde novembro de 2020, a docente utiliza o TikTok como um canal de ensino da Língua Portuguesa.

"Com a pandemia, eu parei de dar aulas presenciais e tive a ideia de começar a produzir vídeos com dicas de Português, especialmente para o público que estuda para concursos, provas de vestibulares e afins", disse a professora.

De acordo com Júlia, a quantidade de seguidores e os comentários que recebe diariamente sobre as "aulas virtuais" foi uma surpresa.

"Começou como algo despretensioso, eu não imaginei que falar sobre Português pudesse despertar o interesse de tantas pessoas, ainda mais em um aplicativo como o Tiktok, que se tornou popular com vídeos de danças, humor e entretenimento em geral", conta.

Julia explica que o grande diferencial entre o ensino presencial e através do TikTok é o tempo. "Como o aplicativo disponibiliza apenas 60 segundos para cada vídeo, é necessário explicar de forma simplificada e que não comprometa o entendimento. Além disso, também precisei me familiarizar com a câmera e criar uma metodologia para me comunicar com o público de forma virtual", explica.

O vídeo mais visto da professora já alcançou mais de 176,6 mil visualizações. Assista:

@juliaforteprof

Uso da vírgula (parte II). #dicasdeportugues #português #educatiktok #fypシ #fy #virgula #pontuação #dicasparaconcurso #concurseiros #redação #enem

♬ som original - Júlia Forte

Sobre o alcance dos vídeos, Júlia diz que a internet aproxima um número de pessoas bem maior quando comparado ao "espaço sala de aula".

"Recebo agradecimentos diários de pessoas que têm dificuldade em aprender a gramática do português e que com os meus vídeos estão passando a entender melhor; de brasileiros que moram fora do país, por ter possibilitado que eles entrassem em contato novamente com a língua materna e, também, de estrangeiros que buscam aprender mais sobre o português. É esse retorno que faz o trabalho valer a pena", finaliza.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cultura

Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

Últimas Notícias