Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
23°
cotação atual R$
DICAS DE PORTUGUÊS

Professora paraense comemora 10 mil seguidores no Tiktok

Julia Forte conquistou os 'alunos virtuais' com apenas dois meses de uso do aplicativo

segunda-feira, 01/02/2021, 22:38 - Atualizado em 01/02/2021, 23:20 - Autor: Diario Online


| Arquivo Pessoal

Professora da rede de ensino estadual, a paraense Júlia Forte encontrou na internet uma motivação para continuar a ensinar em tempos de isolamento social. Desde novembro de 2020, a docente utiliza o TikTok como um canal de ensino da Língua Portuguesa.

"Com a pandemia, eu parei de dar aulas presenciais e tive a ideia de começar a produzir vídeos com dicas de Português, especialmente para o público que estuda para concursos, provas de vestibulares e afins", disse a professora.

De acordo com Júlia, a quantidade de seguidores e os comentários que recebe diariamente sobre as "aulas virtuais" foi uma surpresa.

"Começou como algo despretensioso, eu não imaginei que falar sobre Português pudesse despertar o interesse de tantas pessoas, ainda mais em um aplicativo como o Tiktok, que se tornou popular com vídeos de danças, humor e entretenimento em geral", conta.

Julia explica que o grande diferencial entre o ensino presencial e através do TikTok é o tempo. "Como o aplicativo disponibiliza apenas 60 segundos para cada vídeo, é necessário explicar de forma simplificada e que não comprometa o entendimento. Além disso, também precisei me familiarizar com a câmera e criar uma metodologia para me comunicar com o público de forma virtual", explica.

O vídeo mais visto da professora já alcançou mais de 176,6 mil visualizações. Assista:

@juliaforteprof

Uso da vírgula (parte II). #dicasdeportugues #português #educatiktok #fypシ #fy #virgula #pontuação #dicasparaconcurso #concurseiros #redação #enem

♬ som original - Júlia Forte

Sobre o alcance dos vídeos, Júlia diz que a internet aproxima um número de pessoas bem maior quando comparado ao "espaço sala de aula".

"Recebo agradecimentos diários de pessoas que têm dificuldade em aprender a gramática do português e que com os meus vídeos estão passando a entender melhor; de brasileiros que moram fora do país, por ter possibilitado que eles entrassem em contato novamente com a língua materna e, também, de estrangeiros que buscam aprender mais sobre o português. É esse retorno que faz o trabalho valer a pena", finaliza.

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

Para quem vai sua torcida no BBB21?

MAISACESSADAS