plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
NO PASSO DO PARÁ

Documentário aborda estilos de dança paraense

“Danças do Pará” foi lançado no canal do Rolon Ho.

Imagem ilustrativa da notícia Documentário aborda estilos de dança paraense camera O coreógrafo Rolon Ho, diretor da Cia de Dança Cabanos e da Corporação do Brega, assina a direção do documentário | Divulgação

Um resgate das origens de danças populares do Pará, como o brega, o merengue e o carimbó, são o foco do documentário “Danças do Pará”, lançado no YouTube. Dando destaque também para a diversidade de corpos e realidades, com dançarinos da vida real e artistas regionais, o filme mistura linguagem poética, a narrativa dos personagens e os sons típicos do estado, com participação do cantor Nelsinho Rodrigues e direção do coreógrafo Rolon Ho, diretor da Cia de Dança Cabanos e da Corporação do Brega.

“Muito se fala da música paraense, programas de TV, rádio e os artistas que fazem suas músicas estourarem, mas nós, dançarinos, temos um questionamento: será que se a música não fosse dançante ela teria tanto sucesso? Acreditamos que não, pois o povo paraense gosta de dançar uma boa música. Então, fomos em busca de mostrar a dança como um todo e suas particularidades, tipo como o que é o cavalo manco, como é o tal do caqueado; o merengue, que é uma música mundial, mas que no Pará criou-se uma forma única de se dançar que chamamos de merengue paraense; o brega, que podemos dizer que já é conhecido pelo Brasil inteiro... E com tudo isso, sem ser tão profundo, necessitamos de mais aberturas para mostrar a dança do estado do Pará”, diz Rolon Ho.

As cenas do documentário foram gravadas na Estação das Docas e na sala de ensaio da Cia. de Dança Cabanos, realizadora do filme que tem narração e participação do professor e pesquisador Josué Moura. “O narrador do documentário mostra as características de cada estilo, por exemplo, o brega, onde temos várias vertentes como o tecnobrega, melody, calipso e brega saudade. Precisa explicar a característica de cada um e a forma como é dançado, é necessário fazer o povo entender, pois temos várias maneiras de se dançar o brega”, detalha Rolon Ho, que destacou ainda que o desafio hoje é propagar a dança, seja em forma de documentário e também nas TVs locais para mostrar ao povo paraense e ao mundo inteiro como é o nosso gingado.

“Também queremos fazer alguns paraenses assumirem o papel de ‘eu gosto de brega’, porque vejo algumas pessoas que dançam esporadicamente e não assumem gostar, acham cafona. O brega hoje é qualidade de vida, é alegria, é dança, é transformação. Sou dono de escola e já vi muitas pessoas entrando na minha academia com problemas, com ansiedade, depressão e outros, e a dança e o brega fizeram uma diferença enorme, pois os alunos começaram a ter outros objetivos, de aprender a dançar e automaticamente fazer novas amizades, e tudo de ruim é amenizado ou zerado da vida das pessoas”, conta.

Mas para o coordenador e idealizador do documentário, a importância não é só propagar a essência e a cultura popular paraense. Em 2010, em busca de um tema para o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), ele não conseguiu encontrar quase nada sobre nossa dança, nada escrito ou documentado, e isso o fez mudar o tema do último trabalho na faculdade. “Hoje tenho certeza que esse documentário pode servir de base e referencial teórico para todos os estudantes que desejam falar sobre nossa dança. Também espero que daqui a 30 anos os grandes profissionais possam ver esse documentário, fazer uma análise e ter uma referência”, projeta.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cultura

Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

Últimas Notícias