plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
BRASILEIRO

Projeto oferece aulas on-line gratuitas sobre choro

A cada semana, serão três vídeos com cerca de dez minutos de duração disponibilizados.

Imagem ilustrativa da notícia Projeto oferece aulas on-line gratuitas sobre choro camera (Divulgação

A Casa do Choro, instituto dedicado ao ensino do gênero musical, e a Bossa Criativa, iniciativa da Funarte que reúne projetos de capacitação artística, lançaram uma série de videoaulas e oficinas on-line que destrincham a história do choro. Ao todo, 50 vídeos serão disponibilizados gratuitamente no site e no YouTube "Arte de toda gente" ao longo do primeiro semestre deste ano, além de uma agenda de quatro shows on-line que irão ao ar em fevereiro. Gravados no Auditório Gnatalli, da Casa do Choro, os “minishows”, de cerca de 13 minutos, ficarão por conta do conjunto Água de Moringa e do Trio Julio, com duas apresentações de cada.

Além dos shows, haverá outros três módulos de vídeos: “Princípios do Choro” traz análises sobre o gênero nas últimas décadas do século 19 e do início do século 20; “8 com Maurício Carrilho” apresenta aulas do violonista, arranjador e compositor que acompanhou grandes nomes da música como Aracy de Almeida, Nara Leão e Elizeth Cardoso; e no módulo “Furiosa Portátil”, compositores ligados à Casa do Choro vão analisar peças que criaram para a Orquestra Furiosa Portátil, formada por alunos e professores da Escola Portátil de Música, braço da Casa do Choro, que costumava tocar aos fins de semana na Praça São Salvador, em Laranjeiras.

A cada semana, serão três vídeos com cerca de dez minutos de duração disponibilizados. No primeiro deles, Maurício Carrilho passeia por histórias do choro a partir da música “Formigueiro”, de sua autoria. Carrilho explica que a música nasceu a partir de um momento inusitado que ele e a violonista Paula Borghi viveram durante uma apresentação na praia.

“É um choro bem rápido, com passagens surpreendentes. O violão solo é tocado pela Paula Borghi, violonista muito competente, que sofreu comigo um ataque de formigas em um palco armado na areia da praia, em Florianópolis. No meio do show, alguém resolveu colocar inseticida num formigueiro próximo e as formigas saíram e cobriram, literalmente, o chão do palco onde estávamos tocando. Fizemos metade da apresentação sem poder colocar os pés no chão. Eram saúvas gigantes, cena de filme de terror”, lembra o músico. Na segunda aula, disponibilizada a partir das 10h de hoje, Carrilho usa como exemplo a música “Delicada” (Choro lento).

Pela série “Princípios do Choro”, o arranjador Paulo Aragão deu a primeira aula contando como o gênero surgiu no final do século 19. Nesta segunda, ele fala de “A Polca”. Enquanto na série “Furiosa Portátil”, o clarinetista e saxofonista Pedro Paes falou na primeira aula sobre “Candando”, música que ele compôs em 2009 para a OFP. Já nesta segunda, o ponto de partida é “Davi no Choro”, por Bia Paes Leme.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cultura

Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

Últimas Notícias