plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
AGENDA CULTURAL

"Noite das Ideias" celebra a Amazônia em evento digital

A “Noite das Ideias” será transmitida na próxima quinta-feira (28), a partir das 19h via canal do YouTube da instituição e pela TV Cultura do Pará

Para discutir e celebrar as identidades Pan-Amazônicas, a Aliança Francesa Belém apresenta na próxima quinta-feira (28), a partir das 19h, o evento virtual “Noite das Ideias”, uma iniciativa da Embaixada da França no Brasil em parceria com o Institut Français de Paris, que será transmitida via canal do YouTube da instituição e pela TV Cultura do Pará, canal 2, também parceira do projeto.

Em formato de programa gravado, o evento terá mesas-redondas e atrações culturais da capital paraense em diálogo com convidados da Guiana Francesa, e terá apresentação do jornalista Gabriel Pinheiros e mediação da jornalista Vanessa Vasconcelos, diretora da TV Cultura do Pará. Como atração cultural, o evento terá pocket-show de Keila, do grupo BanjoLoko, e do grupo feminino de carimbó Suraras do Tapajós.

Às 19h, o evento inicia com o debate sobre “Falar na Amazônia” para uma reflexão sobre as questões de discurso e variedade de línguas e criações artísticas entre o Pará e a Guiana Francesa. Logo após, o assunto é “Amar a Amazônia” aborda a proteção ambiental e em particular sobre a proteção da água com as participações da escritora. Por fim, a mesa “Comer na Amazônia”, que discutem sobre os insumos alimentícios comuns na Pan-Amazônia e os usos tradicionais e contemporâneos de ingredientes típicos da região.

A diretora da Aliança Francesa Belém, Justine Delefortrie, destaca que a instituição, como um centro cultural presente na cidade há mais de 50 anos, vivencia a cultura paraense e a incorpora na sua formação, por isso, a importância da “Noite das Ideias” desta vez na capital.

Neste ano socialmente tão particular, o tema escolhido para os debates gira em torno da temática "Mais próximos!", para refletir coletivamente sobre a maneira de nos aproximarmos uns dos outros e ocorrerá simultaneamente em Belém, Brasília e Porto Alegre.

SERVIÇO

Noite das Ideias - Belém

Dia 28/01/2021, a partir das 19h

Assista: YouTube - Aliança Francesa Belém

TV Cultura do Pará - Canal 2

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cultura

Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

Últimas Notícias