plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
CAMETÁ

Samba de Cacete da Vacaria ganha exibição no Sesc TV

A série documental foi produzida pelo SescTV no biênio 2013-2014 e destaca as tradições orais das comunidades quilombolas.

Imagem ilustrativa da notícia Samba de Cacete da Vacaria ganha exibição no Sesc TV camera João Faissal/ divulgação

O ritmo característico do grupo Samba do Cacete de Vacaria, do município de Cametá, encerra hoje a série de apresentações sobre tambores e batuques do projeto “Sonora Brasil”, que está em exibição pelo Sesc TV. A apresentação ocorre às 21h no canal e também no site sesctv.org.br.

Com registros do circuito nacional realizado há seis anos, a série documental foi produzida pelo SescTV a partir de apresentações realizadas no biênio 2013-2014 que destacam as tradições orais das comunidades quilombolas. Neste contexto, o Samba do Cacete de Vacaria traz um repertório permeado de influências cotidianas.

Maria dos Prazeres, por exemplo, é uma das personagens do grupo e entoa um canto de Manoel Maria da Cruz, além de discorrer sobre suas origens e misturas decorrentes dos escravos e índios. Dessa miscigenação étnica nasce uma fusão sonora multicultural, o samba de cacete, que tem origem nos avós do interior das senzalas como forma de diversão.

A edição também destaca as memórias da Estrada da Vacaria, e das famílias indígenas, nas palavras de Mestre Benedito, e relembra o modo simples e artesanal com que são construídos os instrumentos, cujas técnicas são passadas de geração a geração.

SÉRIE

Sob os temas “Edino Krieger” (dedicada ao cantor catarinense), “Bienais de Música Brasileira Contemporânea” e “Tambores e Batuques”, oito grupos musicais percorreram os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal com o projeto “Sonora Brasil”. Os registros de toda essa viagem sonora país afora foi registrado em uma série de oito documentários, exibida a partir de 21 de novembro de 2020, no SescTV, sempre com exibições aos sábados. Quatro episódios são dedicados à música erudita e contemporânea e outros quatro às tradições orais das comunidades quilombolas - entre eles o episódio dedicado ao grupo paraense.

ASSISTA - Apresentação do Samba do Cacete de Vacaria,de Cametá

Quando: Hoje (09/01/201), às 21h

Onde: Sesc TV e sesctv.org.br

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cultura

Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

Últimas Notícias