plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
É FESTA

Ananindeua celebra aniversário com shows on-line para manter isolamento social

Uma programação recheada de artistas locais animam os internautas nos 77 anos da cidade.

Imagem ilustrativa da notícia Ananindeua celebra aniversário com shows on-line para manter isolamento social camera Felipe Magno e Sandrinha Wellen comandam a Tropa do Forró, uma das atrações desta terça-feira. | Divulgação

O município de Ananindeua celebra, ao longo de toda esta semana, seus 77 anos de fundação com uma intensa programação cultural. Mas este ano, para garantir o isolamento social em função da pandemia de Covid-19, tudo ocorre por meio de lives artísticas e musicais. A ideia é prestigiar artistas locais e manter de alguma forma a tradição de realização de shows no aniversário da cidade.

Organizada pela Secretaria de Cultura do município, a agenda festiva começou no último domingo. Já passaram pelo palco virtual da comemoração, a cantora Marisa Black e o grupo Família Travassos, que levaram muito samba para o público on-line. Ainda teve lives com os mestres do carimbó Luís Pontes e Juvenal e com grupos folclóricos Parananin e Mayaná.

Nesta terça-feira, 5, às 19h, a programação segue com uma noite “forroneja”, começando com a live da dupla sertaneja Gleydson e Lohan. Em seguida, tem banda Tropa do Forró, que tem doze anos de estrada atuando especialmente no município.

“A banda, apesar de ser exclusivamente de forró, faz várias misturas, colocando, por exemplo, bregas e músicas paraenses em ritmo de forró. O repertório é bem eclético, por conta disso tem várias vertentes do forró em um só show: xote, forró das antigas, carimbó e até mesmo sertanejo e funk em ritmo de forró”, diz o vocalista da Tropa do Forró, Felipe Magno, que acrescenta que a expectativa para a live é a melhor possível por ser aniversário do município.

“Nesse tempo de pandemia, esta será nossa décima live, porém tem um gosto todo especial por ser em comemoração aos 77 anos da cidade onde moramos e vivemos. Tocar para nossa gente e para o nosso povo sempre é especial, mesmo que seja assim, de forma virtual”, acrescenta Felipe.

Já amanhã, quarta-feira, 6, às 19h, tem live de MPB, com os cantores e compositores Jorge Eggs e Márcio Farias. Na quinta-feira, 7, no mesmo horário, é a vez do ritmo mais paraense, o brega, com show on-line de Junior Batidão e Nega Lora. Na sexta, 8, ocorre a última live da programação, em clima de rock e hip hop, com o MC Dourado.

Centro cultural está nos planos

Construir um centro cultural completo, com biblioteca, cinema, teatro e uma praça para manifestações culturais, está no planejamento do atual secretário municipal de Cultura de Ananindeua, César Freitas, 48. Músico há mais de 20 anos, vindo do movimento cultural, onde atuou no Coletivo Bacural da Meia-Noite, e do movimento negro, onde militou no Cedenpa (Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará), César se orgulha da escolha e se diz otimista para os desafios da função, mesmo em meio a pandemia.

“Foi uma escolha técnica pelo trabalho que já venho desenvolvendo e toda a minha trajetória em prol do movimento negro. Sou o primeiro secretário que é negro, isso foi muito legal. Sempre tive uma boa relação com a classe artística e produtores culturais”, diz o secretário, afirmando que pretende formatar um projeto coletivo para a cultura em Ananindeua.

Secretário de Cultura de Ananindeua, César Freitas, quer dialogar com todos os segmentos e descentralizar ações
📷 Secretário de Cultura de Ananindeua, César Freitas, quer dialogar com todos os segmentos e descentralizar ações |Divulgação

“A proposta é dialogar com todos os segmentos que fazem cultura no município, não esquecendo das tradições, costumes e vivências do nosso povo. Não podemos esquecer os nossos ribeirinhos, o quilombo do Abacatal, que tem uma história de resistência. Nosso olhar vai ser para os quatros cantos da nossa cidade. As ações culturais estavam muito centralizadas e o resto da cidade ficou esquecido durante um bom tempo”, avalia o secretário.

César Freitas destaca ainda que, apesar de ser a segunda maior cidade do Pará, por seu vínculo com Belém, ainda permanece sem ter um equipamento cultural próprio. Algo que ele pretende mudar. “Essa nova gestão está pensando na construção de um grande centro cultural do município, para que possamos atender às demandas de espetáculos. A gente não tem um teatro, biblioteca pública que possa atender os estudantes, e esse espaço teria. Seria também um espaço para formação, para qualificar os nossos artistas para termos mais pessoas preparadas para fazer grandes espetáculos. Para isso, queremos escutar os artistas, pois temos que dar visibilidade a eles”, acrescenta.

Ao suprir essa lacuna, com um local que também possa funcionar como galeria de arte, e para shows, o secretário espera que os artistas de Ananindeua não precisem ter que se apresentar em Belém por falta de espaço.

“Temos um bom celeiro de talentos, mas não temos espaço para mostrá-los. O prefeito tem uma sensibilidade muito grande para a cultura e está pensando em desenvolver o mercado criativo como uma alternativa de geração de renda. Estamos pensando também na ocupação dos espaços públicos que temos na cidade com feira de artesanato, ações culturais, apresentações de teatro, shows e dança”, adianta.

A primeira ação está planejada para o próximo final de semana, com feirinha de artesanato e apresentações na Praça Chiara Lubich, inaugurada recentemente, no Complexo da Cidade Nova 8 - tudo seguindo os protocolos por conta da pandemia da Covid-19.

PARABÉNS

Aniversário de Ananindeua - lives culturais

Quando: Até sexta-feira, 8, sempre às 19h

Onde: nas redes sociais da prefeitura de Ananindeua e do prefeito do município, Daniel Santos. As lives são retransmitidas às 22h30, no canal 14, na TV Grão Pará.

ATRAÇÕES

Dia 05 - Gleydson e Lohan e Banda Tropa do Forró

Dia 06 - Jorge Eggs e Márcio Farias

Dia 07 - Junior Batidão e Nega Lora

Dia 08 - Mc Dourado

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cultura

Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

Últimas Notícias