Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
24°
cotação atual R$
THEATRO DA PAZ

Concerto em homenagem aos 250 anos de Beethoven

A homenagem contará com a regência do maestro convidado Roberto Tibiriçá e traz duas importante peças de Beethoven

sexta-feira, 27/11/2020, 17:24 - Atualizado em 27/11/2020, 17:24 - Autor: Com informações da Vale


|

A Orquestra Jovem Vale Música (OJVM) faz concerto especial neste sábado (28), em comemoração aos 250 anos de nascimento de um dos maiores compositores de música de concerto, o alemão Ludwig van Beethoven (1770-1827), direto do palco do Theatro da Paz, em Belém, às 18h, com transmissão ao vivo pela TV Cultura e Portal Cultura.  A Orquestra Jovem integra o Projeto Vale Música Belém, patrocinado pela Vale e Secretaria da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

A homenagem contará com a regência do maestro convidado Roberto Tibiriçá e traz duas importante peças de Beethoven: a Sétima Sinfonia e a Abertura das Criaturas de Prometeu. O maestro Tibiriçá já esteve à frente da direção artística e também ocupou o cargo de regente titular da Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Petrobrás Sinfônica, Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Orquestra Sinfônica de Campinas, Orquestra Sinfônica do SODRE (Montevidéu/Uruguai), dentre outras.

Todas as medidas de prevenção contra o novo coronavírus indicadas pela Organização Mundial da Saúde estão sendo tomadas, como uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento, além da a redução do número de integrantes da orquestra. A programação conta com apoio do Theatro da Paz,  Fundação Carlos Gomes, Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa) e Governo do Estado do Pará.

Projeto Vale Música Belém

Desenvolvido pela Fundação Amazônica de Música (FAM), a iniciativa vem transformando a vida de alunos do ensino público da capital do Pará e conta com patrocínio da Vale desde 2004, via Lei Federal de Incentivo à Cultura. Com 16 anos de existência, mais de 1.200 músicos profissionais foram formados pela instituição, que atende atualmente 280 crianças e jovens com o ensino e aprendizagem da música. O projeto tem além da Orquestra Jovem, Coral, Grupo de Flautas Doce, Banda Sinfônica Jovem, Grupo de Percussão de Câmara,  Orquestra de Violinos e Coral infanto-juvenil.

Orquestra Jovem Vale Música

Criada em janeiro de 2010, a Orquestra Jovem Vale Música é resultado do Projeto "Vale Música" Belém e já se apresentou em importantes salas de concerto em Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Manaus, Recife, São Luis e Fortaleza, além de parcerias com grandes solistas internacionais. A orquestra reúne jovens de 14 a 22 anos de idade e conta atualmente com a regência titular do jovem maestro paraense Renan Cardoso.

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS