plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
aaa

Moda na rede com a 14ª Amazônia Fashion Week

A edição será inteiramente por meio da plataformas digitais.

Imagem ilustrativa da notícia Moda na rede com a 14ª Amazônia Fashion Week camera Sete marcas locais vão desfilar suas criações este ano, com transmissão pelas redes sociais. | Divulgação/Amazônia Fashion Weekend

A mais importante semana de moda do Norte do país, a Amazônia Fashion Week (AFW) terá sua 14ª edição inteiramente por meio da plataformas digitais. O tema deste ano será “Os Novos Rumos da Moda”, buscando discutir as transformações ocorridas no setor no contexto da pandemia. A programação, desta quarta-feira, 18, até sexta-feira, 20, contará com lives, oficinas e desfiles, e pode ser acompanhada no perfil oficial do evento no Instagram e em seu canal no YouTube.

O primeiro encontro será com Carol Garcia em uma live-palestra sobre “Redesign de Valores”. A jornalista e doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP discute o atual cenário e como é possível ressignificá-lo no mercado da moda e design. “Ela fala sobre as mudanças no modo de consumir das pessoas, valorizando o que têm. É uma palestra no sentido de entender o mundo na pandemia e quais as perspectivas de saída dessa crise agora e no pós-pandemia”, adianta a organizadora geral do evento Felícia Maia.

DESFILE

A programação segue na quinta-feira, 19, com desfiles de sete marcas locais: Madame Floresta, Amazônia Kãma, Jalunalé, Costamazônia, Ludimila Heringer, Netuniano e Maz. Os desfiles serão transmitidos direto do Complexo de Eventos da Assembleia Paraense, que é parceira do evento. As marcas trabalham voltadas a uma identidade local, em projetos de moda sustentável, baseadas no conceito do “slow fashion”, com peças feitas em pequena quantidade, com mais qualidade e detalhes, comobordado à mão e crochê.

“Tem marcas ainda com peças ‘ecoprint’, que é o tingimento natural, utilizando apenas produtos da natureza, sem química; e ‘upcycle’, fazendo o reaproveitamento de matéria-prima, como tecido de sombrinha, pedaços de rede, jeans usado”, destaca a organizadora.

O desfile será transmitido ao vivo pela internet, uma tendência que acabou sendo impulsionada pela pandemia. “Esse acompanhamento pelas redes já era algo realizado antes. Ano passado fizemos no AFW. E este ano, a primeira semana de moda a ser totalmente on-line foi a de Xangai, o que mostrou outros benefícios como a redução de resíduos/lixo e a democratização da moda. Acredito que o formato será incorporado às próximas edições, e que podemos chegar a quem não conhece esse cenário da moda na Amazônia”, comenta Felícia.

Debates sobre moda atual estão na pauta

O último dia de programação será intenso, começando às 11h30, com a arte-educadora Cristine Bhadram, que ministrará uma oficina de tingimento natural. Mais tarde, às 18h, é a vez de Wanessa de Oliveira, consultora de imagem e estilo e criadora da marca Segredos da Imagem, conduzir a live “A Nova Tendência da Imagem Pessoal”. A expert destaca como a imagem pessoal passou a ser uma preocupação mais abrangente.

“A nossa imagem ficou muito exporta. Hoje, não é só a digital influencer, mas pessoas comuns se expõem muito. Você precisa cuidar da sua imagem. E há a tendência por uma imagem mais clean, condizente com o momento que a gente vive”, comenta Felícia.

Por último, às 20h, será a vez da live “Novos Rumos do Design”, com a equipe de produção do AFW: Milena Castro, Jonathan Sena, Vine Nascimento, Leo Pamplona e a própria Felícia. Eles falam sobre ecodesign, sustentabilidade, inovação, corpo e moda, mudanças geradas pelo contexto, entre outros temas atuais. Eles ainda fazem, durante a live, o lançamento oficial de seu primeiro concursode fashion films.

“Será uma mostra competitiva com curtas de até 2 minutos mostrando processos produtivos em moda na Amazônia”, adianta a organizadora. Todos os anos, o AFW realizava “o dia dos novos criadores”, em que abria espaço para o trabalho de recém-formados em moda e design. Este ano, a equipe não conseguiu manter este espaço, então optou pelo concurso voltado a eles. “Temos uma equipe de curadoria para escolher os três melhores films fashion, mas os detalhes, vamos dar na live”, avisa. O primeiro lugar serápremiado com R$ 1 mil.

PROGRAMAÇÃO

14ª Amazonia Fashion Week

- Live-palestra “Redesign de Valores”

Quando: Quarta-feira,18, às 19h.

Inscrições: online

Acesso: Após a inscrição, um link será enviado para o e-mail cadastrado.

- Desfile AFW

Quando: Quinta-feira, 19, às 19h.

Acesso: Youtube/Amazônia Fashion Week e Instagram @amazoniafashionoficial

- Oficina de Tingimento Natural

Quando: Sexta-feira, 20, às 11h30.

Acesso: Um link será disponibilizado no Instagram @amazoniafashionoficial para acesso gratuito à oficina.

- Live-Palestra “A Nova Tendência da Imagem Pessoal”

Quando: Sexta-feira, 20, às 18h.

Acesso: Youtube/Amazônia Fashion Week e Instagram @amazoniafashionoficial

- Live “Novos Rumos do Design” e lançamento do 1º Concurso de Fashion Films

Quando: Sexta-feira, 20, às 20h.

Acesso: Youtube/Amazônia Fashion Week e Instagram @amazoniafashionoficial

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cultura

Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

Últimas Notícias