plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
RECONHECIMENTO

Ator Cacá Carvalho recebe homenagem do governo italiano

O paraense recebeu título honorífico do pela contribuição às artes cênicas

Imagem ilustrativa da notícia Ator
Cacá Carvalho recebe homenagem do governo italiano camera Reprodução/Facebbok

Filho ilustre das artes cênicas paraense, com extensa carreira na TV, cinema e teatro brasileiro, o ator Cacá Carvalho acaba de receber o título de “Cavaliere dell’Ordine della Stela Italiana”, por sugestão do cônsul italiano em São Paulo, Fillipo della Rosa, aceita pelo presidente da Itália, Sergio Mattarella.

A carta que comunica o título honorífico - a ser entregue em cerimônia presencial, assim que possível - foi compartilhada nas redes sociais pelo Teatro Era, na cidade de Pontedera, na Itália, onde Cacá se apresentou diversas vezes.

“Cacá é um grande ator brasileiro, capaz de fazer sua a dramaturgia italiana e de promovê-la no Brasil, com sua extraordinária capacidade interpretativa”, escreveu a direção do teatro em seu comunicado nas redes sociais.

Eles também lembraram que a primeira vez em que o ator esteve em Pontedera foi em 1988 e que, por lá, foi intérprete de inúmeros espetáculos produzidos pelo Centro per la Sperimentazione e la Ricerca Teatrale (CSRT) de Pontedera e depois com a Fondazione Teatro della Toscana, todos dirigidos por Roberto Bacci e com a consultoria dramatúrgica de Stefano Geraci.

No Facebook, o artista se manifestou citando estes dois parceiros de trabalho. “Esse reconhecimento divido em primeiro lugar com Roberto Bacci, meu diretor e mestre, Stefano Geraci, dramaturgo parceiro desse 1988, quando ali cheguei. E mais os amigos atores, técnicos e a cidade de Pontedera (que já me honrou com o título de Cidadão Honorário), seu público e amigos que ali tenho, Carla Pollastrelli, Cristina Gardumi e Michele Santeramo, à família Pirandello, imprensa e Márcio Medina meu parceiro de estrada”, escreveu.

Cacá Carvalho lembrou ainda a parceria de amigos no Brasil, em especial, São Paulo, onde reside, dedicando também a eles o título. “Aos amigos brasileiros que me ajudam a levar adiante um trabalho nascido numa cidade longe que me adotou e adotei. E são tantos. Fábio Retti, Corpo Rastreado, Gabi Gonçalves, Thaís Venitt e ao Sesc São Paulo sem o qual nada poderia ser feito e mais muitos amigos, imprensa, Secretarias de São Paulo e de outras tantas cidades, produtores que me levam para tantos Brasis, críticos e público, tanto público que nos assiste e aplaude”, declarou.

O paraense Kil Abreu, curador de teatro do Centro Cultural de São Paulo e conhecido crítico teatral, também destacou nas redes a relevância da trajetória de Cacá Carvalho. “Eu disse a ele que se não vivêssemos nesse século XIX do cão, essas homenagens deveriam estar se repetindo aqui. Parabéns ao Cacá Carvalho. Num momento de demonização dos artistas isto deveria ser notícia no jornal nacional e nas rádios piratas de todas as favelas brasileiras. Obrigado, você nos honra a todes, mano”, escreveu em rede social.

O ator agradeceu também por meio das redes ao seu conterrâneo, lembrando ainda suas raízes fincadas bem no centro de Belém.

“Todo Umarizal que mora em mim te agradece maninho. Essas coisas aparecem na nossa vida e até assustam. Nunca me passou tamanha honraria. A estrada boa é aquela com bons parceiros de caminhada. E eu fico agradecido a eles pelo passo a passo. A coisa está difícil demais pra todos nós e esse reconhecimento parece que me renova. Do zero sempre, sem pavulagem, só agradeço. Te agradeço muito tudo maninho”, escreveu Cacá.

Aos 67 anos, Cacá Carvalho tem atuado no teatro em obras como “2 x 2 = 5”, de Fiódor Dostoiévski, e “O Homem Provisório”, de Guimarães Rosa. Não fosse a pandemia, também estaria participando da segunda temporada da minissérie “Cine Holliúdy”.

E, como lembrou o Teatro Era, ao parabenizar sua atuação em terras estrangeiras, nos últimos anos ele também fez as versões em português de duas produções do Teatro della Toscana: “Próxima Temporada” e “Leonardo Da Vinci. A Obra Oculta”, de Michele Santeramo, obtendo inúmeros prêmios no Brasil e grande sucesso de público.

“Este longo e incansável trabalho de promoção do teatro italiano rendeu a Cacá este merecido reconhecimento”, finaliza o comunicado na instituição italiana.

Nome reconhecido no teatro brasileiro, Cacá Carvalho há mais de 30 anos tem atuado em espetáculos produzidos pelo Centro per la Sperimentazione e la Ricerca Teatrale de Pontedera, na Itália. No detalhe, com o diretor Roberto Bacci.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cultura

Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

Últimas Notícias