Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
27°
cotação atual R$
VERSÃO ONLINE

Guataçara Monteiro realiza exposição em homenagem ao Vale do Paraíba

A “Exposição Virtual no Coração do Rio” será aberta hoje, 01, às 16h, com uma live. A bailarina e coreógrafa Carmem Lúcia participa do bate papo.

quarta-feira, 30/09/2020, 12:21 - Atualizado em 30/09/2020, 15:55 - Autor: Redação


O artista plástico paraense Guataçara Monteiro, radicado no Vale do Paraíba desde 2003, homenageará a região com uma exposição online em seu [email protected] do dia 01 a 31 de outubro, com  aproximadamente 40 obras expostas, entre pinturas, esculturas, instalações e gravuras homenageando várias cidades e a cultura regional. 

A exposição será aberta hoje, 01, às 16h, durante um bate papo do artista com a bailarina e coreógrafa Carmem Lúcia (Carmem Lúcia Ballet), convidada de Guataçara para participar dessa exposição virtual, pois em 2017 ela apresentou um espetáculo inspirado na exposição, coreografando danças para 26 pinturas do pintor.

 A cada dia uma nova obra  será  postada e com ela uma série de surpresas e informações importantes sobre a cultura da região, sob o olhar colorido do artista.

Guataçara Monteiro
 

Guataçara Monteiro
 

Guataçara Monteiro
 

O artista que tem como característica marcante em suas obras um estilo de linhas e preenchimentos que formam uma espécie de “colcha de retalhos pintada”, onde cada imagem possui um significado, uma história. Nessa exposição, o Rio Paraíba do Sul é o elemento principal da mostra, é ele que liga os três temas escolhidos por Guataçara, que abordam de forma sutil a natureza, onde retrata a fauna pintando seriemas, muriquis, pica-paus, preguiças e capivaras; a flora representada por paisagens com serras, árvores como a palmeira juçara e a araucária, além das flores dos ipês, paineiras e manacás.

A arte popular é representada pelos Figureiros de Taubaté, com suas peças que retratam o imaginário e as crenças do povo do Vale, inspirando o artista na concepção de uma série de pinturas.

A fé vem como o terceiro tema abordado e a imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, é o elemento em destaque em toda a mostra. Ela está nas histórias, contos populares e também colocada de forma poética em preenchimentos, pinturas, instalações e esculturas.

A primeira exposição com 53 obras inéditas aconteceu de abril a julho de 2016, na Galeria de Arte do CEFE – Centro de Formação do Educador Joseense, no Parque Roberto Burle Marx (Parque da Cidade) de São José dos Campos/SP, sendo um grande sucesso e atraindo um público de aproximadamente 35 mil pessoas.

Na versão online, o artista surpreenderá o público com algumas obras inéditas e também contará com a participação do Carmem Lúcia Ballet, de São José dos Campos, que apresentou em 2017 um espetáculo inspirado na exposição, coreografando danças para 26 pinturas de Guataçara Monteiro.

A cada dia uma obra será postada em seu Instagram, acompanhada de textos, vídeos do espetáculo de ballet, curiosidades e entrevistas. A programação também trará ao público “lives” com o artista entrevistando profissionais que são referências culturais da região, e quatro "lives“ voltadas ao público infantil, onde o mesmo contará histórias e desenhará para os pequenos. 

Serviço: 

Exposição Virtual no Coração do Rio  - de Guataçara Monteiro com participação do Carmem Lúcia Ballet

 Quando: 01 a 31 de outubro

 Onde: nas redes sociais do artista – Instagram @guatacaramonteiro e Facebook - GuataçaraMonteiro

Gratuito

 Live de abertura: 01/10, às  às 16h – onde Guataçara Monteiro conversará com a bailarina e coreógrafa Carmem Lúcia (Carmem Lúcia Ballet) no Intagram @guatacaramonteiro. 

 

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS