plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
PROGRAMA DELICIOSO

Festival “Delícias do Brasil” abre hoje em formato on-line 

Mostrando um panorama da gastronomia brasileira, com representantes de todas as regiões, estreia hoje a primeira edição digital do festival “Delícias do Brasil”. Na programação, estão lives com chefs, restaurateurs, empresários e representantes tanto do s

Imagem ilustrativa da notícia Festival “Delícias do Brasil” abre hoje em formato on-line  camera As chefs paraenses Bebel Lima e Angela Sicilia estão na programação e ensinam receitas direto de suas cozinhas. | Divulgação - Fernando Araújo

Mostrando um panorama da gastronomia brasileira, com representantes de todas as regiões, estreia hoje a primeira edição digital do festival “Delícias do Brasil”. Na programação, estão lives com chefs, restaurateurs, empresários e representantes tanto do setor da gastronomia como do turismo, que é o tema deste ano. Promovido pelo Sesc e Senac do Rio de Janeiro, todo o conteúdo pode ser acessado pelo site do evento, o que inclui receitas exclusivas gravadas em vídeo pelos chefs, direto de suas próprias cozinhas.

“Desde a primeira edição, em 2018, o ‘Delícias’ é uma iniciativa com o objetivo maior de unir a gastronomia brasileira de Norte a Sul, levando ao público esse mosaico. Historicamente, a gastronomia é uma experiência presencial, sensorial, então, conseguir levar esse sentimento dos eventos da gastronomia para o on-line era o grande desafio. O que acredito que nós conseguimos, justamente porque os chefs gravaram nos seus domicílios, o público vai poder assisti-los performando em suas cozinhas, em diferentes regiões do país”, aponta Luciano Roberto,curador do evento.

Logo na entrada do site, o público pode aprender a preparar várias refeições criativas que se beneficiam do conceito de “aproveitamento integral de alimentos”, ensinadas em vídeos elaborados especialmente para o evento, com os Chefs Embaixadores do Senac RJ: Christophe Lidy, Danio Braga, Frédéric de Maeyer, Frédéric Monnier e Silvana Bianchi. A também Chef Embaixadora Senac RJ Teresa Corção, além de ensinar sua receita de “Bolo de Banana”, participa do bate-papo “Em Volta da Mesa”, gravado com o jornalista Cezar Marques, sobre ingredientes e sabores da gastronomia brasileira.

CIDADES CRIATIVAS

Na agenda de lives, que tem início hoje, o primeiro encontro será sobre “As Cidades Criativas da Gastronomia”, eleitas pela Unesco, e sua importância para o turismo nacional. Entre elas, está Belém, que terá chefs como Angela Sicilia e Bebel Lima participando da programação gastronômica com receitas gravadas para o evento. Elas ensinam um “Ravioli de Maniçoba” e um “Risoto de Feijão Santarém”, respectivamente. O chef Sandro Mota, proprietário do restaurante Don Mani, em Santarém, também representa a região Norte com sua receita de “Lombo de Pirarucu Marinado”.

“Quando fazemos referência sobre cozinha brasileira, é impossível não passar pelo Pará. Ela é a verdadeira cozinha brasileira. E existem vários representantes do estado que ganharam notoriedade. Tem o ícone maior, que é o Paulo Martins, e chefs como a Angela Sicilia, o Sandro, um grande profissional que resgata a cozinha da região de Santarém, relativamente nova, a Bebel Lima, que tem despontado como pesquisadora, trazendo técnicas consagradas com ingredientes do Pará. O estado está muito bem representado”, diz o curador do “Delícias do Brasil”.

Dona do bistrô Sweet By Bebel Lima, situado em um casarão centenário em Belém, Bebel reforça a importância e diversidade da cozinha paraense nesse cenário nacional. “Ela é a que mais se aproxima da cozinha indígena, que está na origem do Brasil, uma cozinha indígena que está junto com a cozinha africana, com a portuguesa e a espanhola também. Essa mistura de sabores, apresentações e texturas, é de paladar inigualável. Estamos sendo descobertos pelo mundo, com pesquisas que já mostraram que, para o estrangeiro, a gastronomia mais marcante do país é a do Pará”, lembra Bebel.

ACOMPANHE

Festival Delícias do Brasil

Quando: Hoje até sexta-feira, 25, com lives diárias, sempre às 17h.

Onde assistir: no site Delicias do Brasil

Quanto: Gratuito

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cultura

Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

Últimas Notícias