plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
COR E SOM

Arrastão cultural do  Arraial do Pavulagem recebe título da Alepa 

Os arrastões culturais do Arraial do Pavulagem receberam o título de “Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Pará”, em sessão remota da Assembleia Legislativa do Pará, nesta terça-feira (04). Em 2017, a manifestação popular foi inserida na mesma categ

Imagem ilustrativa da notícia Arrastão cultural do  Arraial do Pavulagem recebe título da Alepa  camera Arrastão do Pavulagem, que já era patrimonio de Belém, agora é patrimônio do Pará | Irene Almeida

Os arrastões culturais do Arraial do Pavulagem receberam o título de “Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Pará”, em sessão remota da Assembleia Legislativa do Pará, nesta terça-feira (04). Em 2017, a manifestação popular foi inserida na mesma categoria em âmbito municipal e agora celebra esta honraria na esfera estadual, tendo sido ambos Projetos de Lei de autoria do deputado Nilton Neves (PSL), e aprovados por unanimidade.

“Receber esse título é uma honra, um reconhecimento público de que nós realizamos uma manifestação importante para a cidade e para o Estado. A gente já sabia que tinha reconhecimento informalmente, e agora temos formalmente”, afirma Júnior Soares, um dos músicos fundadores do boi, que era chamado Pavulagem do Teu Coração e tornou-se oficialmente Arraial do Pavulagem em 1987.

Ele destaca ainda que, com o título, vem também a responsabilidade, a preocupação em sempre manter a manifestação, em levá-la para as ruas. “Infelizmente não é um título que acompanhe a salvaguarda, como ocorre com títulos de instituições como Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), mas já nos ajuda a caminhar para isso”, comemora.

De acordo com o deputado Nilton Neves, brincante de longa data desta festa popular, o grupo vai além de uma manifestação cultural, pois tem também um importante papel na prestação de serviço à comunidade, com ações educacionais, de cultura e de lazer. E ele afirma que a intenção do título é justamente defender “a bandeira da valorização do que é nosso, de tudo que é produzido artisticamente nos municípios de nosso estado”.

A manifestação, que é organizada e mantida por meio do Instituto Arraial do Pavulagem, passou a abrigar, nos últimos anos, uma série de iniciativas que vão além dos cortejos juninos. O Arraial promove oficinas formativas para o seu Batalhão da Estrela, abriu espaço para a participação de crianças com deficiência, realiza mesas de debate sobre a cultura popular junto a acadêmicos, artistas e mestres populares, entre outras atividades. Durante a pandemia, realizou o projeto “Arrastão do Pavulagem, Arraial do Futuro”, totalmente on-line.

“O Arraial representa a pluralidade. Durante o isolamento social foi bonito de ver o nosso cortejo atravessando fronteiras. Inúmeras famílias que vivem em outros países puderam aproveitar a nossa festa virtual”, declarou Ronaldo Silva, outro dos fundadores do Arraial do Pavulagem, destacando ainda como esta conquista fortalece e abre precedentes para a promoção de outras manifestações populares do estado.

Com a pandemia ainda em curso não será possível realizar uma comemoração do jeito que os brincantes gostam, mas Júnior garante que a volta para as ruas é só questão de tempo. “Na hora em que essa pandemia passar, vamos para a rua. A manifestação é essa reunião das pessoas, essa troca de energia, de alegria. A gente produziu um conteúdo virtual para alimentar as pessoas durante esse período, mas, como qualquer folguedo, nosso lugar é na rua. É lá que vamos estar quando isso passar”, promete.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cultura

Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

Últimas Notícias