plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
DIRETO DA CABANAGEM

Ruth Clark mostra em primeira live seu rap empoderado e engajado

Existe um movimento crescente de rappers paraenses em busca de mais espaço na cena cultural da cidade, e uma delas é Ruth Clark. Com um trabalho que une a força e a poesia do movimento negro, feminino e periférico, ela transmite a sua primeira live nesta

Imagem ilustrativa da notícia Ruth Clark mostra em primeira live seu rap empoderado e engajado camera Ruth Clark é um dos nomes na busca para consolidar o espaço das mulheres no rap paraense | Vitor Peixe/Divulgação

Existe um movimento crescente de rappers paraenses em busca de mais espaço na cena cultural da cidade, e uma delas é Ruth Clark. Com um trabalho que une a força e a poesia do movimento negro, feminino e periférico, ela transmite a sua primeira live nesta segunda-feira, às 18h, pelo seu canal oficial no YouTube. O show terá ao menos duas músicas inéditas e a presença de Nega Ysa e DJ Xama, como convidadas musicais, e a apresentação da drag Shayra Brotero.

“Comecei na Cabanagem, junto com galera daqui, que atuava na biblioteca, fazia aula de reforço, conseguia cesta básica para a comunidade. Até então, eles não sabiam que eu cantava e quando comecei a mostrar, isso influenciou o pessoal a usar trança, ouvir rap feminino, pois eles conheciam mais o masculino”, conta a MC. Dessa relação tão estreita com a comunidade, nasceu a proposta de transmitir a live da biblioteca onde ela começou e de intitular o show de “Ruth Clark, Ao Vivo na Cabanagem”.

Com um pé no teatro e outro na poesia, ela conta que começou atuando em produções da Fundação do Curro Velho, como “A Revoada” e “A Mulher Vestida de Sol”. Até que, em 2016, passou a participar das batalhas de MCs. Mulher negra ativista e periférica, ela usa suas letras para o empoderamento, em músicas como “Ubuntu”, “Gente Preta I e II” e seu recente single “Espelho”, prevendo lançar seu primeiro EP ainda este ano. “Meu objetivo na música é incomodar os covardes e levar autoconfiança para as manas”, afirma.

Durante a live, além de uma hora das músicas que já animam o seu público e que apresentou em festivais pela cidade, como Rock in Rio Guamá e Psica Festival, ela traz duas inéditas. “Gravamos em estúdio e vamos cantar na live: ‘Preta Gostosa Tipo Açaí’, em que venho falando com linguagem bem regional sobre as mulheres terem pouca visibilidade como MCs em Belém; e ‘Pretinha do Norte’, que fala principalmente da opressão policial na periferia”, adianta Ruth.

Sem telefone celular ou computador em casa, ambos precisando de conserto, ela conta que foi difícil manter seu trabalho ativo nas redes durante o início do isolamento social; e mesmo dar continuidade às suas músicas. “Quando recebi o auxílio pago pelo governo foi que pude comprar um notebook, retomar com as batidas, voltar a produzir e trabalhar. Ainda estou em campanha para conseguir os mil inscritos no YouTube, necessários para que eles liberem a realização da live. Mas sei que a gente vai conseguir”, diz.

A MC também conseguiu apoio de outros profissionais e amigos para retomar o trabalho. A live terá sua estrutura da transmissão feita pela Noronha Filmes, que já trabalhou com artistas como Nic Dias. O selo Onça Records, que nasceu do desejo de evidenciar rappers paraenses, assina a produção. A rapper Nega Ysa, que faz participação especial, é uma afro queen mulher preta mãe solo, que faz parte do rap desde 2009, também lançando em breve o EP “Melanina Queen”. Por fim, o projeto conta com o patrocínio da Hidromel Uruçun e da própria Produtora Onça.

ACOMPANHE

Live “Ao Vivo na Cabanagem”, de Ruth Clark, com Nega Ysa, DJ Xama e Shayra Brotero.

Quando: Hoje, às 18h

Onde: Youtube.com/ruthclarkmc

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cultura

Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

Últimas Notícias