plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
CONHEÇA!

Artista cametaense mostra a cidade através da poesia

A arte vem ganhando cada vez mais espaço nas redes sociais, como no Instagram, que também é utilizado para a divulgação dos trabalhos dos artistas, principalmente os regionais.Em Cametá, região do Baixo Tocantins, um dos artistas que se adaptaram a este n

Imagem ilustrativa da notícia Artista cametaense mostra a cidade através da poesia camera Reprodução/Instagram

A arte vem ganhando cada vez mais espaço nas redes sociais, como no Instagram, que também é utilizado para a divulgação dos trabalhos dos artistas, principalmente os regionais.

Em Cametá, região do Baixo Tocantins, um dos artistas que se adaptaram a este novo modelo foi Fernando Muniz, autor dos livros “Sentimento absoluto” e “Voo do Urubu”.

Ver essa foto no Instagram

20 minutos te separa do quê?

Uma publicação compartilhada por Muniz ⚘✴ (@_fernando_muniz) em

Ainda que o período de isolamento tenha provocado em vários artistas certo bloqueio criativo, isto não ocorreu com Muniz, que sempre procura mostrar reflexões sobre os espaços e construções dos símbolos cametaenses através de seus poemas.

Nascido na 'Terra do Mapará', Luiz Fernando Siqueira Muniz começou a escrever poemas na sua adolescência durante o ensino médio. Após a "descoberta" do poeta Alberto Moia Mocbel, passou a se reconhecer como escritor cametaense.

Ver essa foto no Instagram

.HOJE, dia 31/08 às 15h, o livro SentimentoAbsoluto estará no estande do Escritor Paraense na 23° Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes. Será a primeira exposição em Belém. Com isso convido todos os amigos/familiares/conhecidos da capital que acompanharam esse projeto maravilhoso e que agora irão fazer parte desse ciclo. Acredito que com esse lançamento SentimentoAbsoluto realiza seu objetivo. Tive o apoio de pessoas muito queridas, que incentivaram esse projeto e fizeram com que ele tomasse corpo. Não aconteceria se não fosse pela editora LENDOAS, que me acolheu feito um brotinho. Não imaginei que daria essa bruta flor. passa lá com a gente ♥️

Uma publicação compartilhada por Muniz ⚘✴ (@_fernando_muniz) em

“Nós, como cametaenses, temos que dar visibilidade aos artistas locais. Tem muita coisa boa que é produzida na cidade, mas que os próprios moradores não dão visibilidade, não conseguem comportar nem os artistas tradicionais, imagina os artistas independentes e marginais”, destaca ao reafirmar a necessidade dos paraenses de conhecerem as manifestações artísticas do próprio Estado.

OBRAS

Publicado em 2017, o livro “Sentimento Absoluto” foi feito em parceria com a Lendoas, uma editora artesanal local, mostrando seus primeiros poemas feitos.

Ver essa foto no Instagram

Sob o dourar do sol o urubu abençoa a cidade. / Finalmente posso dizer que meu segundo livro está pronto. E só posso dizer isso porque Ângela, Hélio e Fernanda me ajudaram desde de antes do meu primeiro. / Diante de um ano tão delicado, com tantas perdas, isolamentos e suspensões, pude tornar físico um projeto que era somente virtual. Diante de um país em que o projeto para Cultura é a própria descaracterização da cultura, a partir da tentativa de constituição de símbolos ocos em verde e amarelo, esse livro nasce. / Um livro que é filho da sua cidade. Esse voo é sobre Cametá. De cima, vemos a cidade dos artistas, dos notáveis e dos padres-generais. No chão, vemos o sangue derramado, e pisando nesse chão está o urubu. / Me mande uma mensagem aqui no instagram para fazer a sua encomenda. Durante essa semana falarei sobre o processo da materialização e estarei anotando encomendas. Ah, encomendas para todo o Brasil. / Arte da capa por Matheus Siqueira Projeto gráfico por Fernanda Carneiro Edição e produção por Fernando Muniz.

Uma publicação compartilhada por Muniz ⚘✴ (@_fernando_muniz) em

Já o seu segundo livro, “Voo do Urubu”, conta com ilustrações de Fernanda Carneiro e Matheus Siqueira e foi feito manualmente. A obra retrata a cidade e seus aspectos através de uma forma poética.

Em tempos de pandemia, a nova alternativa é a aposta em e-books. Mesmo com a produção digital o autor revela que o livro tradicional ainda agrega mais valor e beleza ao produto.

Atento a isto, foi necessário adaptar o modo de comercialização, em que as redes sociais ajudam na divulgação os aplicativos de pagamento contribuíram para o acesso desse material, que também pode ser enviado pelos correios para outros locais.

Reportagem especial de Karoline Peres para o DOL. Edição de Enderson Oliveira.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cultura

Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

Últimas Notícias