plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
DEZ VIOLÕES

Grupo Violões do Pará inicia hoje agenda de lives instrumentais

Ritmos diversos em composições musicais que expressam a nossa identidade regional, além de MPB, samba, bossa e choro integram as apresentações on-line do projeto Violões do Pará, que inicia a sua segunda edição a partir desta segunda-feira. As lives ocorr

Imagem ilustrativa da notícia Grupo Violões do Pará inicia hoje agenda de lives instrumentais camera Nego Nelson encerra a programação, que reúne tamb[em jovens instrumentistas paraenses | Divulgação

Ritmos diversos em composições musicais que expressam a nossa identidade regional, além de MPB, samba, bossa e choro integram as apresentações on-line do projeto Violões do Pará, que inicia a sua segunda edição a partir desta segunda-feira. As lives ocorrem sempre às 21h, no perfil do Instagram de cada artista, com retransmissão no perfil do projeto.

Serão dez violonistas no total. As apresentações trazem ao palco virtual nomes como o de Nego Nelson junto a jovens músicos. A abertura será feita por Rômulo Assunção, seguido de Edivaldo Freitas, Rafael Guerreiro, Gabriel Maués, Rafael Aires, Misael Carvalho, Davi Martins, Diego Santos e Juçara Dantas.

“O projeto Violões do Pará é um movimento com a intenção de difundir a música pelo nosso estado. Com a situação da pandemia, a alternativa que a gente encontrou para alcançar as pessoas foi fazer apresentações ao vivo. A iniciativa surgiu a partir dessa vontade de encorajar as pessoas a tocarem ao vivo, e alcançarem muito mais pessoas na plataforma on-line”, afirma o violonista Luís Falcoski que faz parte da organização.

A programação é livre, de forma que cada um consigam expressar sua identidade musical, diz Luís. “Cada um tem seu gosto, afinidades, gêneros favoritos. E o violão é um instrumento que nos permite alcançar essa musicalidade, essas sensações ”, diz Luís.

Segundo o músico, a experiência com as lives durante o isolamento social tem gerado boas surpresas a partir da interação e compartilhamentos. “É sempre muito positiva a participação do público, o que surpreende muito porque o violão está [normalmente] associado a um violão simples, de acompanhamento, de acordes apenas. Quando alguém tem contato pela primeira vez com uma performance solo, acaba se surpreendendo. Teve lives na edição passada que contaram com boas visualizações. Pensando que é uma iniciativa recente e ainda se falando de uma forma diferente de tocar violão, a gente está tendo uma projeção que nos surpreende”, analisa Luís.

A falta de contato com o público é que tem deixado os músicos saudosos. “A única questão que nos aflige é não ter o contato com o público. Isso é algo que nos deixa ansiosos para voltarmos [ao palco]”, afirma.

Para o violonista, promover as lives é uma forma de reconectar os músicos, que em geral passam muitas horas solitárias dedicadas ao estudo do instrumento, com essa audiência. “Quando promove essa união, a gente se motiva, entende o impacto que tem na sociedade e vê que essa produção musical de violão é forte no estado. Outro ponto é difundir a música e incentivar as pessoas que têm o sonho de tocar violão profissionalmente”, diz Luís, bacharelando em Música com habilitação em violão na Fundação Carlos Gomes e aluno de Salomão Habib.

E não faltam talentos para serem ouvidos dentro do violão paraense, lembra Luís. “A produção musical de violão em nosso estado é riquíssima, com nomes como Nego Nelson, Salomão Habib, Sebastião Tapajós, que quebraram grandes barreiras para chegar onde chegaram com um grande legado vivo, beleza de composições e energia contagiante. É, sem dúvida, um combustível a mais para nós. Temos grandiosíssimos compositores, ainda atuando, ainda Ziza Padilha, Antônio Cano. Quando a gente as ouve, fica orgulhoso”. destaca o músico

“A gente não pode deixar de falar ainda do Tó Teixeira, primeiro professor de violão em Belém e dono de uma vasta obra, com grande parte de suas composições resgatadas por Salomão Habib, em uma pesquisa extensa, que consistiu em muitos CDs e DVDs, uma coletânea de peças e um livro sobre a vida do Tó Teixeira”, completa.

PROGRAMAÇÃO

APRESENTAÇÕES - sempre às 21h, no perfil de cada artista e retransmissão no Instagram @violõesdopara

Hoje: Rômulo Assunção @romulo.assuncao19

08/07- Edivaldo Freitas/Paulo Robson@edivaldo__freitas

10/07 - Rafael Guerreiro @rfael_guerreiro

13/07- Gabriel Maués @gabrielmaues

15/07- Rafael Aires @fael.aires

17/07- Misael Carvalho @misa_carvalho

20/07 - Davi Martins @davi_jesusfreak

22/07- Diego Santos @diego_7_santos

24/07 - Juçara Dantas @jujuonly

26/07 - Nego Nelson @nelsonferreira590

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cultura

Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

Últimas Notícias