plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
NA MADRUGADA BOLADONA

Cantor Antônio de Oliveira abre o Instagram para conversas com personalidades

“Na Madrugada Boladona” é o projeto de lives do cantor e compositor Antônio de Oliveira. O artista tem usado o próprio perfil no Instagram para dar voz a pessoas e vivências nos mais variados aspectos de sexualidade, gênero, cor, classe, música e artes em

Imagem ilustrativa da notícia Cantor Antônio de Oliveira abre o Instagram para conversas com personalidades camera Antônio de Oliveira faz das conversas um momento de crescimento pessoal e de laboratório para novo disco | Divulgação

“Na Madrugada Boladona” é o projeto de lives do cantor e compositor Antônio de Oliveira. O artista tem usado o próprio perfil no Instagram para dar voz a pessoas e vivências nos mais variados aspectos de sexualidade, gênero, cor, classe, música e artes em geral.

Há cerca de um mês no ar com transmissões pelo seu Instagram, o artista conta que a ideia do projeto surgiu a partir de duas situações, uma pessoal e outra profissional. “O objetivo principal das lives era que eu melhorasse enquanto pessoa, que pudesse ter um momento de desabafo e ainda de crescimento por meio das trocas de vivências com as pessoas, porque acredito que sempre que buscamos entender o outro, estar no lugar dele, a gente cresce, amadurece, melhora”, explica sobre a parte pessoal.

Já o objetivo profissional vem do fato que ele está em processo de produção de um disco novo e as lives nasceram nesta conjuntura. “Neste ano, vou fazer um disco pelo selo da Natura musical e eles sugeriram que eu fizesse lives com pessoas da comunidade LGBTQIA+ sobre as diferentes visões que eles têm de mundo. Depois, conversando com a Sammliz [cantora], a gente pensou em fazer lives de madrugada, que seria um momento de maior liberdade para conversar e trocar experiências. Fiz uma com a Sammliz e foi incrível. Foi bem um rolê olho no olho”, comenta.

O projeto começou reunindo amigos e foi se expandindo. “Os nomes escolhidos no começo foram de pessoas que eu já conhecia. Veio a fotógrafa Nay Jinknns e a minha irmã, que é da Liga de Vôlei, Naiane Rios. Também é importante dizer que os vídeos estão disponíveis na íntegra no IGTV com todos os bate-papos que já foram transmitidos no perfil”, ressalta. “É uma forma de gerar uma rede de solidariedade e de trocas de vivências, não apenas no meio do LGBTQIA+, como também uma maneira de gerar luta. Tem que agregar todo mundo contra a LGBTQIA+fobia, buscando formas de salvaguardar direitos. Nesta semana que se inicia vai ter o primeiro bate-papo com um homem cis hétero branco, o músico André Abujamra, e será uma semana de histórias e participações muito importantes neste meio, assim como já tive participações de personalidades do meio político, como o jornalista e político Jean Wyllys, e das artes em geral”, destaca ele, dizendo que já foram mais de 20 convidados neste primeiro mês de conversas.

Nesta segunda-feira Antônio recebe Enme Paixão, cantora e drag queen maranhense que vai falar sobre a luta que está travando pelo reconhecimento do primeiro quilombo urbano do Maranhão.Na terça, será a vez do já comentado André Abujamra,compositor, multi-instrumentista e ator brasileiro. Quarta-feira, a convidada é a cantora Aíla. Outros convidados serão Livia Mendes e Versus Polaris (PA), na quinta-feira, e para fechar a semana, na sexta, o projeto terá a participação da cantora Yara Canta, que é atriz e ativista travesti cearense.

Temas LGBTQIA+ e música dão o ritmo das conversas

O que começou de forma despretensiosa tomou forma e o “Na Madrugada Boladona” caiu no gosto do público. “Sinceramente, não esperava que fosse esse sucesso que tem sido. Agora o desafio é montar a programação, porque tem muita gente que quer participar”, comemora Antônio de Oliveira, em especial porque o propósito das lives tem sido alcançado. “O objetivo continua sendo o de melhorar como pessoa. Para mim, fazer música é fazer política, se posicionar. E no meu disco eu quero ter experiências, trocar ideias, gerar lutas e mudanças. Essas conversas me ajudam muito para entender a vida, melhorar minha consciência de classe”, considera.

Lives de Antônio de Oliveira caíram no gosto do público
📷 Lives de Antônio de Oliveira caíram no gosto do público |Divulgação

Um projeto novo nasce de toda essa experiência, conta ele. “O nome do meu disco deve se chamar ‘Continente da Luz’, que está em fase de pré-produção, com parceria do Lucas Martins, que está coproduzindo comigo. Será um projeto de músicas autorais, parceria minha e com pessoas de fora. Haverá participação do ‘Noite Suja’ [coletivo drag queen de Belém], além de falar sobre lutas de terras no Pará e do universo LGBTQIA+, que eu faço parte”, antecipa.

Com a pandemia, ele diz que não tem data definida para que o projeto seja lançado. “Eu estava em São Paulo nesse processo de produção porque meu produtor é de lá. Mas tive de voltar correndo para cá devido a pandemia”, lamenta.

“Para mim, fazer música é fazer política, se posicionar. E no meu disco eu quero ter experiências, trocar ideias, gerar lutas e mudanças.”

PRÓXIMOS ENCONTROS

- Hoje - Enme Paixão (MA), cantora e drag queen maranhense.

- Terça, 30 - André Abujamra (SP), cantor, compositor, multi-instrumentista e ator brasileiro. Montou na década de 1980, junto com Maurício Pereira, a banda Os Mulheres Negras. Hoje atua em carreira solo, com três CDs lançados, “Infinito de Pé” (2004), “Mafaro” (2010) e “O Homem Bruxa” (2015).

- Quarta, 1° de julho - Aíla (PA), um dos expoentes da nova música produzida no Pará.

- Quinta, 2 de julho - Livia Mendes e Versus Polaris, projeto musical solo de Nathalia Lobato (PA). As artistas são representantes do gênero folk, que dialogam com outros ritmos, cada uma a sua maneira.

- Sexta, 3 de julho: Yara Canta (CE), cantora, atriz e ativista travesti cearense que passeia por diversas linguagens artísticas.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cultura

Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

Últimas Notícias