plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
SUPERAÇÃO

Jovem vende livro para ajudar no tratamento de leucemia

“Minha história”. Esse é o título do livro escrito pelo adolescente Jerllyson de Paula, de 15 anos, que há oito luta contra a leucemia. Natural do município de Tailândia, ele mora em Belém, onde faz tratamento no Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo.

Imagem ilustrativa da notícia Jovem vende livro para ajudar no tratamento de leucemia camera Jerllyson luta há 8 anos contra a doença e conta sua rotina de tratamento na publicação | Ricardo Amanajás

“Minha história”. Esse é o título do livro escrito pelo adolescente Jerllyson de Paula, de 15 anos, que há oito luta contra a leucemia. Natural do município de Tailândia, ele mora em Belém, onde faz tratamento no Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo. A obra escrita em 2019 e lançada este ano, retrata um pouco dos caminhos percorridos pelo menino nesse período que envolveram várias internações e um coma, mas também é uma mensagem de incentivo. O livro está sendo comercializado para levantar fundos para ajudar nos gastos com o tratamento do jovem que ainda prossegue.

A história do menino de fato é digna do livro. Cleudelene Louzada conta que conheceu o garoto quando ele fazia tratamento ainda no Hospital Ophir Loyola, onde a filha dela Eduarda Vitória, também fazia tratamento contra leucemia. “Ele tinha 7 anos e ela 6, quando o conheci. Como ele morava no interior e precisa passar um longo período aqui me ofereci para ajudar. Na época, ele precisaria ficar três meses em Belém e eu disse que poderia ficar com ele, já que também estava cuidando da minha filha. A partir daí foi crescendo um amor muito grande entre nós e ele se tornou meu filho de coração”, lembra ela.

As rotinas no hospital permitiram que o menino conseguisse estudar através do projeto “Classe Hospitalar”, que viabiliza a continuidade dos estudos aos pacientes, por meio de uma parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Ela conta que a iniciativa de escrever o livro partiu dele. “Ele sempre dizia que tinha vontade de fazer isso. Até que no dia do aniversário dele, 23 de setembro, no ano passado, ele começou a escrever. A irmã dele leu e ficou muito emocionada com a história e pediu para eu ler também”, diz. “Senti uma emoção muito grande e, ao mesmo tempo, uma admiração profunda por toda aquela história. Por isso, digo a ele e sempre repito que sou a fã número um dele”, afirma.

Com os originais em mãos, ela resolveu procurar a assistência social do hospital e por meio do Projeto Madrinha Solitária, o livro foi editado e lançado no início do ano. Atualmente, enquanto Eduarda, a irmã, deve receber alta do tratamento no final do ano, Jerllyson passa por uma fase delicada, por conta das dores constantes que vem sentindo. “Por causa da doença ele acabou perdendo a visão e a audição do lado esquerdo e o tratamento precisou ser intensificado. Com isso, estamos tendo mais gastos com transporte, alimentação e medicamentos que não fazem parte do protocolo de atendimento do hospital, por isso, ele decidiu vender uma parte dos livros para ajudar”, conta a mãe, que precisou trancar a faculdade de Serviço Social para se dedicar aos cuidados com os filhos.

O livro “Minha história”, de Jerllyson de Paula custa R$ 10. Para adquirir, basta entrar em contato com Cleudelene Louzada, pelo número (91) 98307-3950. Quem quiser contribuir para o tratamento do menino, pode depositar na conta poupança número: 00088339-7, agência 1314, da Caixa Econômica, operação 013.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cultura

Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

Últimas Notícias