Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
30°
cotação atual R$
SUPERAÇÃO

Jovem vende livro para ajudar no tratamento de leucemia

terça-feira, 23/06/2020, 07:25 - Atualizado em 23/06/2020, 07:25 - Autor: Alexandra Cavalcanti


Jerllyson luta há 8 anos contra a doença e conta sua rotina de tratamento na publicação
Jerllyson luta há 8 anos contra a doença e conta sua rotina de tratamento na publicação | Ricardo Amanajás

“Minha história”. Esse é o título do livro escrito pelo adolescente Jerllyson de Paula, de 15 anos, que há oito luta contra a leucemia. Natural do município de Tailândia, ele mora em Belém, onde faz tratamento no Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo. A obra escrita em 2019 e lançada este ano, retrata um pouco dos caminhos percorridos pelo menino nesse período que envolveram várias internações e um coma, mas também é uma mensagem de incentivo. O livro está sendo comercializado para levantar fundos para ajudar nos gastos com o tratamento do jovem que ainda prossegue.

A história do menino de fato é digna do livro. Cleudelene Louzada conta que conheceu o garoto quando ele fazia tratamento ainda no Hospital Ophir Loyola, onde a filha dela Eduarda Vitória, também fazia tratamento contra leucemia. “Ele tinha 7 anos e ela 6, quando o conheci. Como ele morava no interior e precisa passar um longo período aqui me ofereci para ajudar. Na época, ele precisaria ficar três meses em Belém e eu disse que poderia ficar com ele, já que também estava cuidando da minha filha. A partir daí foi crescendo um amor muito grande entre nós e ele se tornou meu filho de coração”, lembra ela.

As rotinas no hospital permitiram que o menino conseguisse estudar através do projeto “Classe Hospitalar”, que viabiliza a continuidade dos estudos aos pacientes, por meio de uma parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Ela conta que a iniciativa de escrever o livro partiu dele. “Ele sempre dizia que tinha vontade de fazer isso. Até que no dia do aniversário dele, 23 de setembro, no ano passado, ele começou a escrever. A irmã dele leu e ficou muito emocionada com a história e pediu para eu ler também”, diz. “Senti uma emoção muito grande e, ao mesmo tempo, uma admiração profunda por toda aquela história. Por isso, digo a ele e sempre repito que sou a fã número um dele”, afirma.

Com os originais em mãos, ela resolveu procurar a assistência social do hospital e por meio do Projeto Madrinha Solitária, o livro foi editado e lançado no início do ano. Atualmente, enquanto Eduarda, a irmã, deve receber alta do tratamento no final do ano, Jerllyson passa por uma fase delicada, por conta das dores constantes que vem sentindo. “Por causa da doença ele acabou perdendo a visão e a audição do lado esquerdo e o tratamento precisou ser intensificado. Com isso, estamos tendo mais gastos com transporte, alimentação e medicamentos que não fazem parte do protocolo de atendimento do hospital, por isso, ele decidiu vender uma parte dos livros para ajudar”, conta a mãe, que precisou trancar a faculdade de Serviço Social para se dedicar aos cuidados com os filhos.

O livro “Minha história”, de Jerllyson de Paula custa R$ 10. Para adquirir, basta entrar em contato com Cleudelene Louzada, pelo número (91) 98307-3950. Quem quiser contribuir para o tratamento do menino, pode depositar na conta poupança número: 00088339-7, agência 1314, da Caixa Econômica, operação 013.

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS