plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
GRAVAÇÕES

Websérie 'Pretas' seleciona atrizes para edição emergencial

A websérie “Pretas” está recrutando atrizes para uma edição emergencial, com previsão de início das gravações em meados do mês de julho. As inscrições serão on-line e encerram no dia 1º de julho, seguidas da seleção.Totalmente on-line, as gravações desta

Imagem ilustrativa da notícia Websérie 'Pretas' seleciona atrizes para edição emergencial camera Zélia Amador participará como atriz, roteirista e diretora de fotografia, enquanto Joyce Cursino, que atuou na primeira temporada, assume a direção geral do projeto. | Joyce Cursino/Divulgação

A websérie “Pretas” está recrutando atrizes para uma edição emergencial, com previsão de início das gravações em meados do mês de julho. As inscrições serão on-line e encerram no dia 1º de julho, seguidas da seleção.

Totalmente on-line, as gravações desta edição contarão com a participação da professora emérita da Universidade Federal do Pará (UFPA), Zélia Amador, na direção de fotografia, elenco, e como roteirista. “Serão feitos cinco episódios, contando a história de uma mulher preta perpassando e sobrevivendo a pandemia”, conta a coordenadora de comunicação da websérie, Natália Cruz..

Para participar, Natália diz que basta se inscrever no formulário disponibilizado na “bio” do Instagram da websérie (@pretaswebserie), ser moradora do Pará, ter no mínimo 18 anos, e se identificar como mulher negra. Não precisa ter experiência em frente às câmeras. “A seleção vai ocorrer por videochamada com a nossa diretora de elenco, Isadora Lourenço, em uma cena pré-determinada”, explica Natália.

Zélia, que atua como coordenadora geral da série, irá estrelar a produção em sua primeira obra audiovisual como atriz. Ela destaca a importância de abordar essa temática na atualidade. “É um espaço necessário, para que a sociedade volte seus olhos para a mulher negra, que está na base da pirâmide, ela que é o segmento mais esmagado da sociedade, e quando essa mulher se ergue, ela é capaz de mexer com toda pirâmide”, diz a ativista.

A produção é da Negritar Filmes e Produções, da jovem cineasta Joyce Cursino, que participou como atriz e roteirista da primeira temporada realizada pela Invisível Filmes, além de produzir o circuito de exibições em escolas públicas. Agora ela assume a direção geral desta “Edição Emergencial”. “Estamos vivendo uma das maiores crises de saúde mundial e mais uma vez há uma tentativa de apagamento das nossas denúncias, das nossas histórias e do nosso protagonismo enquanto mulheres negras da Amazônia. Essa série é sobre isso”, diz a cineasta.

Ela afirma que o cinema é um espaço de poder e conhecimento que precisa ser pensado e construído também por pessoas negras. Por isso escalou uma equipe 100% de mulheres negras.

PREMIADA

A primeira temporada de “Pretas” se encontra no YouTube, em domínio público. Em nove episódios, a série narra vivências de mulheres negras em diferentes contextos e aborda temas como: desigualdades socioeconômicas, racismo religioso, lesbianidades, subjetividade da mulher negra, abuso de drogas, luta da mulher negra pela sobrevivência, machismo, violência contra a mulher, busca por identidade, gordofobia, relacionamento abusivo, dentre outros. A produção vem sendo utilizada como ferramenta de diálogo sobre estes temas e empoderamento feminino, principalmente entre mulheres negras de várias gerações em espaços como escolas, hospitais, centros comunitários, bibliotecas, universidades e terreiros.

Em 2016, o episódio piloto de “Pretas”venceu o Festival Osga de Vídeos Universitários, nas categorias de melhor filme, direção, atriz, produção, figurino e edição. Em 2017, venceu o Festival da Freguesia do Ó, em São Paulo, na categoria Melhor Episódio Piloto. Também foi selecionada para o 39º Festival du Court Métrage de Clermont-Ferrand, na França, um dos maiores festivais de cinema do mundo. Em 2018, a produção foi premiada como a Melhor Série de Diversidade no Rio Web Fest 2018, importante festival internacional de webséries.

CHANCE

Pretas - edição emergencial

Chamada a atrizes: Instagram @pretaswebserie

Formulário de inscrição: https://bityli.com/13PMY

Primeira Temporada: https://www.youtube.com/channel/UCIA69bSnCTIMxOXAkj_3L9g

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cultura

Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

Últimas Notícias