plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
SABOR

Toque regional é uma das grandes atrações do festival Estrela Azul

Desde o último dia 24 deste mês, o Festival Gastronômico Estrela Azul Delivery tem trazido, para a casa dos clientes os melhores pratos com preços acessíveis, e também com muita criatividade e um toque regional nos ingredientes.Os menus sempre contemplam

Imagem ilustrativa da notícia Toque regional é uma das grandes atrações do festival Estrela Azul camera "O Estrela Azul, nesse novo formato traz um propósito bem interessante que nos incentivou muito a juntar a criatividade ao bom trabalho para encontrar a esse prato”, Rosane Oliveira, proprietária da Confraria Tucuruvi | Ricardo Amanajás

Desde o último dia 24 deste mês, o Festival Gastronômico Estrela Azul Delivery tem trazido, para a casa dos clientes os melhores pratos com preços acessíveis, e também com muita criatividade e um toque regional nos ingredientes.

Os menus sempre contemplam entrada, prato principal e sobremesa, por um preço acessível (R$ 59,90. O festival segue até 24 de junho. Ao todo 20 restaurantes participam. Entre eles está a Confraria Tucuruvi que conta com um menu exclusivo para o festival composto de entrada de cubos de queijo coalho com melaço de cana; prato principal com chouriço grelhado na brasa, arroz de pupunha, chips de batata doce, com farofa crocante de cebola e lascas de castanha-do-pará e sobremesa de torta de cupuaçu com queijo cuia.

“Nossa ideia na composição desse prato foi unir os cortes nobres de carnes que trabalhamos em nossa Confraria com um toque dos nossos ingredientes regionais”, explica a proprietária do restaurante, Rosane Oliveira. Ela destaca que o prato tem tido grande aceitação dos clientes desde que foi lançado com exclusividade para o festival. “Com certeza, ele não será mais tirado do cardápio, porque a combinação acabou ficando muito legal. Foi uma coisa que elaboramos com certa rapidez, mas que acabou dando muito certo”, ressalta.

A Tucuruvi apresenta os cubos de queijo coalho, chouriço grelhado na brasa, arroz de pupunha e torta de cupuaçu com queijo
📷 A Tucuruvi apresenta os cubos de queijo coalho, chouriço grelhado na brasa, arroz de pupunha e torta de cupuaçu com queijo ||Ricardo Amanajás

Por conta da forma como o restaurante trabalha – com cortes nobres de carne – que exige uma precisão inclusive no peso do produto, Rosane explica que o formato delivery era pouco pensando antes da chegada da pandemia, mas acabou sendo uma alternativa para continuar atendendo aos clientes. “Tínhamos a preocupação de manter um trabalho de excelência e, para isso, tivemos que pensar no tempo de entrega, no tipo de embalagem para manter o produto na temperatura necessário, entre outras coisas. Mas acabamos encontrando uma metodologia que deu super certo e estamos tendo um retorno bem positivo por parte dos clientes, que estão elogiando bastante, inclusive a quantidade”, garante.

Para ela, a participação no festival acabou instigando ainda mais a levar o melhor para os clientes. “O Estrela Azul, nesse novo formato traz um propósito bem interessante que nos incentivou muito a juntar a criatividade ao bom trabalho para encontrar a esse prato”, avalia.

VALORIZAÇÃO

Para chegar ao menu criado exclusivamente para participar do Festival Gastronômico Estrela Azul Delivery, o proprietário do restaurante Ver o Açaí, Mauricio Façanha conta que procurou valorizar principalmente o produtor local. “Essa sempre foi uma preocupação nossa desde que abrimos o restaurante, de valorizar realmente a cadeia produtiva local, então tudo que fazemos é sempre com base nessa questão”, conta.

A Ver o Açaí apostou nos bolinhos de maniçoba e piracuí, pirarucu com arroz de tucupi e um creme de taperebá com castanha
📷 A Ver o Açaí apostou nos bolinhos de maniçoba e piracuí, pirarucu com arroz de tucupi e um creme de taperebá com castanha |Ricardo Amanajás

Foi essa ideia que guiou a criação do menu oferecido pelo restaurante no festival, elaborado pelo chef Caio Leyser, composto por entrada de dois bolinhos sendo um de maniçoba com geleia de jambu e outro de piracuí com molho de pimenta; prato principal com Pirarucu Dengoso grelhado acompanhado de arroz de tucupi com jambu cremoso e castanha-do-pará e sobremesa batizada de Tapereba Cabano formada por um creme taperebá com um mix de geleia também da mesma fruta coberto com farofa doce crocante de castanha-do-pará. “Quando escolhemos, por exemplo, o pirarucu no prato principal foi justamente para fomentar esse produtor local”, ressalta.

No Ver o Açaí, pratos foram adaptados para agradar clientes
📷 No Ver o Açaí, pratos foram adaptados para agradar clientes ||Ricardo Amanajás

Para apresentar o prato do festival aos clientes do restaurante, o proprietário conta que promoveu uma live exclusivamente para esse fim. “Foi um sucesso e estamos tendo uma excelente saída do prato em nosso restaurante. Realmente extrapolou as nossas expectativas, tanto que preciso sempre manter os ingredientes em estoque para não faltar. Por isso, com certeza ele será mantido no nosso cardápio”, comemora.

Ele lembra que precisou fazer algumas adaptações para trabalhar com delivery. “Na verdade, iniciamos nosso restaurante com o delivery também, mas depois de uns meses optamos por trabalhar apenas com o salão, que estava sempre cheio. Mas com a pandemia, voltamos para as entregas”, diz. Para ele, o festival chegou em um momento muito importante, trazendo uma mensagem positiva para todos. “Ele veio para dizer que estamos vivos, que estamos aqui e que tudo isso vai passar”, opina.

Toque regional é uma das grandes atrações do festival Estrela Azul
📷 |
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cultura

Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

Últimas Notícias