Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
27°
cotação atual R$
LIVE

Festival de chocolate inicia hoje com bate-papos sobre essa delícia

quinta-feira, 07/05/2020, 08:55 - Atualizado em 07/05/2020, 09:19 - Autor: Aline Rodrigues/Diário do Pará


A internet será o espaço onde os expositores vão se encontrar
A internet será o espaço onde os expositores vão se encontrar | Divulgação

O maior evento do chocolate e do cacau no País, o Chocolat Festival inicia hoje, 7, às 15h, uma série de lives voltadas para este universo, convidando especialistas de diversas áreas. A estreia será com o idealizador, o empresário Marco Lessa, oferecendo um panorama atual do segmento; além de anunciar o lançamento de plataforma de vendas que reunirá marcas de chocolate de origem e “bean to bar” de diversas regiões do Brasil.

Em entrevista ao Você, Lessa adiantou um pouco desse primeiro bate-papo, destacando que o chocolate naturalmente é um produto que tem relação com hábito de consumo. “Você não muda o hábito de consumo de chocolate de uma hora para outra”, pontua. Mesmo assim, o mercado teve grandes perdas, ainda não contabilizadas, por conta das medidas de isolamento social. “Os chocolates de origem, de marca, costumam ser comprados em lojas da marca ou shopping. E aconteceu o isolamento logo no antes período de Páscoa, o que impactou bastante os negócios”, aponta ele.

Como foi muito rápido que tudo mudou, nem todo mundo estava preparado para o mercado eletrônico. “E foi uma situação que também se refletiu na logística, na redução de voos no País. O momento é muito difícil, de estagnação. Mas, a gente também percebeu um apelo de associações, pequenos produtores e muita criatividade para levar o chocolate até o consumidor”, conta. Afinal, um bom chocolate também pode ajudar muita gente recolhida em casa a se sentir melhor.

PLATAFORMA

A plataforma criada pelo Chocolat Festival, inesperadamente, pode ser uma resposta a isso. O seu lançamento está programado para junho, começando com marcas da Bahia, sede da plataforma, facilitando a logística inicial. “Imediatamente após ver como fica a logística em outros estados, queremos agregar todas as marcas de ‘bean to bar’ e ‘tree to bar’ do País; ampliando essa rede de comunicação entre produtores, marcas e clientes”, adianta Lessa, cujo plano inicial era o lançamento em julho, na edição do festival em Ilhéus, sul da Bahia.

Uma alternativa, demandada pela urgência de apoio às marcas, também seria a plataforma permitir ao menos o comércio local; com marcas paraenses fornecendo aos consumidores apenas do Pará, por exemplo. Outra possibilidade é a compra de lotes para distribuir a partir de São Paulo, criando ali outra base de fornecimento nacional.

FESTIVAIS

Entre Bahia, Pará e São Paulo, o festival soma 19 edições promovendo a cadeia produtiva, desde o pequeno produtor de cacau até às marcas industriais e artesanais de chocolate “bean to bar” (feito da amêndoa à barra) e “tree to bar” (do plantio à barra).

A edição baiana do festival, que ocorreria em julho, está prevista para setembro; e a paraense, realizada em setembro, foi adiada para novembro. Outro projeto que estava previsto era o “Chocolat Experience”, no Xingu, no próximo mês. “Óbvio que em junho vamos reavaliar todo esse calendário”, ressalta.

+LIVES

As lives são uma experiência nova para o Chocolat Festival. “Vamos começar contando do festival, algumas curiosidades e histórias pitorescas das primeiras edições. E a partir da próxima quinta-feira, traremos convidados especiais, do País e do exterior, grandes chocolatiers, chefs, pessoal da área técnica, algumas autoridades. Vamos ter gente contando como o chocolate começou no Brasil, como cresceu no Pará, como foi parar na Bahia, uma infinidade de temas”, diz Lessa. A intenção do novo braço digital do festival é também ouvir pessoas que trabalham ou são entusiastas desse universo rico do chocolate e do cacau.

SABOR CHOCOLATE

l Live do Chocolat Festival - com Marco Lessa

Quando: Hoje (7), às 15h; com novos convidados e temas todas as quintas-feiras.

Onde: Instagram (@chocolat.festival).

l Lançamento da plataforma de e-commerce Chocolat Fest

Quando: Primeira quinzena de junho.

Para acessar: www.choc.store

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS