plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
SARAUS NA MADRUGADA

Atriz Lorenna Mesquita lê poesia de autores novos e consagrados ao vivo na internet

Em busca de conectar as pessoas com a poesia, a atriz paraense Lorenna Mesquita, que mora em São Paulo, começou a fazer saraus ao vivo pelo Instagram. “Graças a Deus estamos conectados, então por que não levar arte on-line? Ainda mais poesia, que se conec

Imagem ilustrativa da notícia Atriz Lorenna Mesquita lê poesia de autores novos e consagrados ao vivo na internet camera Lorenna já tinha um projeto de poesia na internet que ganhou novo sentido com a quarentena pelo coronavírus. | Luciana Silveira/Divulgação

Em busca de conectar as pessoas com a poesia, a atriz paraense Lorenna Mesquita, que mora em São Paulo, começou a fazer saraus ao vivo pelo Instagram. “Graças a Deus estamos conectados, então por que não levar arte on-line? Ainda mais poesia, que se conecta tão forte com as pessoas. Eu estou vendo nesse momento uma oportunidade de valorizar a arte também pela internet. Eu já estava, talvez de forma inconsciente, vendo esse potencial da internet, mas com projetos muito eventuais. Estou juntando a necessidade que as pessoas têm com o potencial da arte de despertar nelas essa ligação com a poesia”, afirma Lorenna, que também é jornalista, escritora e produtora cultural.

Ela diz que encontrou na poesia uma forma de promover conexões com as pessoas neste cenário que estamos atravessando. “Eu estava pensando de que forma poderia contribuir para as pessoas ficarem em casa e também colaborar com arte na vida delas. No teatro, eu participo de saraus e como neste momento não podemos ter contato físico e nem participar de eventos públicos, passei a promover o sarau na plataforma on-line, com lives que ficam disponíveis por 24 horas no Instagram”, conta.

“Como eu tenho um projeto de poesia, eu pensei em fazer ele on-line para destacar a arte da poesia, mas também para dar um acalento para todos nós. A poesia possui um texto que chega mais facilmente ao coração das pessoas. Ela traz muito da sensibilidade que os autores tentam passar nas palavras escritas”, explica.

Na primeira live da atriz, há pouco mais de uma semana, ela leu “Seus Olhos”, de Gonçalves Dias. “As pessoas gostaram muito. Eu ia fazer uma hora só, mas por conta da demanda, tive de abrir outra live para atender a todos. Nesse sarau da Madrugada dos Poetas Vivos, as pessoas podem mandar poemas de pessoas que gostam, autores contemporâneos e também os autorais. Acaba sendo um canal para esses autores serem revelados”, considera.

Para realizar a live da maneira que queria, Lorenna precisou se organizar em casa diante do trabalho e da maternidade. “Tenho um filho de quatro anos, e como demanda muita atenção, preferi fazer as lives durante a madrugada quando ele estará dormindo.Mas minha proposta é fazer em breve ives no horário de 18h, que acredito ser cômodo para muitas pessoas no Brasil e em outros países, como Portugal e Estados Unidos, onde tenho seguidores também. Ainda por considerar que as pessoas estão trabalhando de casa, escolhi as sextas-feiras para que todo mundo veja, mas que não atrapalhe a rotina de ninguém”, detalha.

FLORBELA

Apaixonada confessa pela obra de Florbela Espanca, Lorenna dedica algumas lives só para os poemas da portuguesa, como neste sábado, 4. “Comecei a pesquisar sobre Florbela em 2011. Na [live] mais recente que eu fiz, ao ler ‘A Minha Dor’, me emocionei, e acabei me aproveitando da emoção que ela passa na poesia para fazer algo bem intenso e melancólico”, conta ela, que tem 18 mil seguidores na página do Facebook que criou em homenagem a Florbela.

ESPETÁCULO

Outra ideia que Lorenna teve durante a quarentena foi trazer um pouco do palco do teatro para as suas apresentações, com um trecho de seu espetáculo que tem Florbela como tema. “A poesia de Florbela é um reflexo da própria vida dela. Fala de amor, mas também contém um discurso feminista. Tem coisas que ela falava na década de 1920 que são muito atuais”, diz a atriz.

Lorenna diz que pensa em continuar com as lives mesmo depois desse período de quarentena,. “Penso em continuar fazendo o Sarau Virtual com a Madrugada dos Poetas Vivos, o Sarau Florbela Espanca e mais o espetáculo virtual. Mas penso em fazer isso um pouco mais tarde, quando meu filho já estiver de volta às aulas. A ideia é levar a poesia para quem não pode ir a um teatro, quem está hospitalizado e estiver impedido de sair de casa”, projeta.

ACOMPANHE

Sarau Florbela Espanca

Quando: Na madrugada desta sexta para sábado, à 1h.

Onde: Instagram.com/ @lorennamesquita

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cultura

Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

Últimas Notícias