plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
CULTURA

Iphan inicia lives com mestres e mestras da cultura popular

Para trazer a diversidade cultural brasileira aos que cumprem o isolamento social nesse momento de pandemia do coronavírus, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lança o “Patrimônio Cultural #Emcasa”, com lives que serão transmi

Imagem ilustrativa da notícia Iphan inicia lives com mestres e mestras da cultura popular camera Mestre Hailton do Carimbó, de Castanhal, fará a apresentação de estreia do projeto, nesta sexta. | Divulgação

Para trazer a diversidade cultural brasileira aos que cumprem o isolamento social nesse momento de pandemia do coronavírus, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lança o “Patrimônio Cultural #Emcasa”, com lives que serão transmitidas pelo Instagram da entidade, com shows de mestres e mestras da cultura popular de todo o Brasil, toda sexta-feira, às 18h. A ação começa amanhã, com Mestre Hailton do Carimbó, de Castanhal, que vai levar o ritmo paraense aos lares.

“A assessoria de comunicação do Iphan, juntamente com o Departamento de Patrimônio Imaterial, diante das diversas iniciativas que já têm sido vistas nas redes sociais desde o início do isolamento, pensou que poderia também atuar, dentro de suas competências.

O Programa Nacional do Patrimônio Imaterial prevê que uma das funções do Iphan é promover a ampla divulgação e documentação do patrimônio imaterial brasileiro. Desse modo, pensamos que realizar lives com participação de mestres e mestras de bens culturais registrados, poderia, nesse momento não só atender ao objetivo da política de salvaguarda desse patrimônio, mas também trazer uma alternativa a mais de entretenimento para aliviar esses dias de confinamento. Isso só demonstra como o patrimônio cultural e a cultura de um modo mais amplo são tão fundamentais para a vida das pessoas, como qualquer outra área”, diz Cyro Almeida, técnico em Antropologia do Iphan no Pará.

“É um momento de entretenimento para as pessoas que se encontram isoladas, levar a nossa cultura, que é o carimbó, para essas pessoas, já que não estão acontecendo shows. Então, o carimbó vai iniciar essa campanha que o Iphan está fazendo em todo o Brasil e vamos cantar músicas do Carimbó Modelo, que já está há mais de trinta anos em Castanhal. Fomos contemplados através de um sorteio para iniciar esse trabalho e levar o carimbó para os diversos lares do Brasil”, conta, orgulhoso, mestre Hailton.

Segundo Cyro, quem assistir às lives terá a chance de conhecer muitas manifestações culturais do país. “Aqui no Pará ficamos particularmente contentes por começarmos essa ação com o carimbó, reconhecido como patrimônio cultural do Brasil em 2014. Mas as pessoas terão oportunidade de conhecer outras manifestações igualmente reconhecidas como patrimônio ou que estão em processo de reconhecimento”.

A iniciativa busca não somente apresentar os conteúdos artísticos musicais ligados a esses patrimônios, mas proporcionar um maior contato entre esses fazedores de cultura e o público em geral. “Apesar do que se diz por aí, o serviço público não parou, o Iphan não parou, o que ocorre é que, como medida de precaução e combate à pandemia, suspendemos o atendimento presencial ao público, mas continuamos desempenhando nossas tarefas de casa, por meio de trabalho remoto. Mantemos ainda algumas atividades presenciais indispensáveis, como a fiscalização e vistoria de obras que ainda estão ocorrendo no centro histórico de Belém”, pontua o técnico do Iphan.

AGENDA

O público deve ficar ligado nas redes sociais do Iphan no Facebook, Twitter ou Instagram, que lá o instituto vai divulgar as transmissões das próximas sextas-feiras.

E a expectativa é que a ação dê frutos a partir dos próprios mestres populares. “O Iphan tem realizado com os mestres que participarão das lives uma pequena formação em criação e manutenção de conteúdos para mídias sociais. Esse tipo de formação foi, inclusive, uma demanda de ação de salvaguarda dos detentores dos bens registrados aqui no Pará”, destaca Cyro.

Acompanhe

Ação “Patrimônio Cultural #Emcasa” do Iphan

Quando: Lives toda sexta-feira, sempre às 18h.

Onde: Instagram @iphangovbr

Informações: nas redes sociais da entidade. Facebook/iphan.govbr; Twitter @IphanGovBr e YouTube/Iphangovbr

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cultura

Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

Últimas Notícias