plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
ENFRENTAR A QUARENTENA

Humoristas trocam stand up no palco por vídeos de comédia nas redes sociais

Se rir é ainda o melhor remédio, os profissionais dessa área tem se mobilizado para manter o equilíbrio entre as difíceis notícias de um mundo em crise e o bom humor dentro de casa. O Porta dos Fundos iniciou a série de lives “Que História É Essa, Vovó?”,

Imagem ilustrativa da notícia Humoristas trocam stand up no palco por vídeos de comédia nas redes sociais camera Divulgação

Se rir é ainda o melhor remédio, os profissionais dessa área tem se mobilizado para manter o equilíbrio entre as difíceis notícias de um mundo em crise e o bom humor dentro de casa. O Porta dos Fundos iniciou a série de lives “Que História É Essa, Vovó?”, voltado aos idosos, e apresentado por Fábio Porchat. O humorista Maurício Meirelles criou o “Stand-Up em Casa”, apresentando-se para a esposa, Emily, o filho Gabriel, de 2 anos, e o cachorro Uber, no YouTube.

Também pela plataforma, dois paraenses têm lançado vídeos regularmente: Luciano Farinha, com a “Quarentena Comedy”, até o momento com quatro vídeos gravados no carro do amigo humorista Lucas Borsoi; e Victor Camejo, do Em Pé Na Rede, que mora em São Paulo e criou o “Jornal de Casa”, em que comenta as notícias sobre a Covid-19 de maneira nada convencional.

“Estou dando apoio para várias pessoas, mandando mensagem. Tem uma amiga que trabalha em um hospital em São Paulo, enfrentando toda aquela barra. Eu mando vídeo, converso, para dar uma força. Não é uma situação comum, nem simples, e cada um tem que ajudar da forma que tem à mão. É o papel dos comediantes fazer rir um pouco, tentar amenizar. A gente sabe que tem gente desesperada, com crise de ansiedade”, diz Luciano.

Ele e o amigo começaram a gravar durante uma ida à rua para comprar um cabo de videogame para outro amigo em quarentena, e outras compras de casa. Desde a condição imposta por Luciano de só sair se o amigo fosse buscá-lo ele em um carro esterilizado já virou motivo de piada. Lucas aparece de máscara, com um vidro de álcool, que usa para esterilizar tudo, até um saquinho de cascalho comprado na rua.

“Quero publicar um vídeo por dia”, diz Luciano. “A gente estava com uma programação agendada no Ná Figueredo, o ‘Game Over’, com vários humoristas. Não sei quando vamos conseguir retomar, então eu tenho tentado movimentar, chamar eles para gravar também de casa [para a Quarentena Comedy]”, adianta.

O próprio humorista conta que tem acompanhado pelas redes outros comediantes que estão produzindo mais conteúdo on-line, como Osmar Campbell, que também integra o Em Pé Na Rede. “Ele faz vídeos pelo Instagram, na verdade, sempre fez os ‘Videos Engraçados do Osmar’. Agora, mais do que nunca, as pessoas acompanham. Eu também não tenho saído, fico cuidando da minha filha, porque ela parece um furacão. Eu nem arrumo mais a casa”, brinca Luciano.

Victor Camejo, com o “Jornal de Casa” também conta que foi uma maneira de se sentir ativo enquanto o Em Pé Na Rede teve metade de sua temporada de stand up comedy cancelada em São Paulo. “A gente demorou para emplacar em um grande teatro. E estávamos no Teatro das Artes, maravilhoso, lotamos duas semanas, até que veio a quarentena e teve que parar tudo. A gente ficou meio desesperado, estava tudo dando certo e tivemos que parar”, conta.

Fazer “home office” em formato de jornal fake não foi exatamente uma experiência nova. Victor já tinha escrito vários monólogos para comentar notícias para os apresentadores Rafinha Bastos e Fábio Porchat na televisão. “Misturar piada com notícia é algo bem conhecido na comédia, sempre foi uma inspiração para mim, nos Estados Unidos têm muito, mas lá tem plateia, estúdio, né (risos)... Falei ‘ah, vamo tentar, não tem alternativa do palco’”.

E ele ficou surpreso com a recepção. “Deu menos view (visualização) do que quando publico um show de stand up, mas deu mais engajamento. Comentaram mais, me xingaram muito (risos) porque falei mal do presidente. O próximo vai ter notícias do Pará, vou falar do Helder”, já adianta.

Para ele, o humor vai ser essencial durante esse período de crise em tantas áreas, não só na saúde. “Cloquei como missão para mim fazer piada com notícia, porque a gente vai receber uma enxurrada de notícias ruins em breve. Acho que a comédia tem esse poder de tirar um pouco do peso das coisas. Sabe quando a gente está em uma situação horrível e a única saída é dar risada disso porque não tem o que fazer? Decidi que vou rir disso até a hora de chorar, que a gente sabe que também vem”, finaliza.

Porchat faz lives aos domingos com histórias dos idosos

Enquanto as gravações do programa “Que História é Essa, Porchat?” (GNT) estão suspensas por causa do novo coronavírus, o humorista e apresentador Fábio Porchat, 36, leva uma versão da atração para a internet, com foco em entreter os idosos, que são os mais afetados pela pandemia.

O “Que História é Essa, Vovó?” começou no domingo (22) em uma live do Instagram do Porta dos Fundos. O objetivo, segundo Porchat, é bater um papo e proporcionar diversão às pessoas que estão em quarentena, especialmente as mais velhas, além de ajudá-las a se convencerem da importância de ficar em casa.

“A ideia do ‘Que História é Essa, Vovó?’ surgiu do time de roteiristas do Porta do Fundos. Na verdade, o que estou sentindo é que as pessoas estão falando dessa dificuldade de ficar em casa e de conseguir que os pais e avós fiquem em casa. É uma forma de levar um pouco de diversão nesse momento”, diz o humorista.

No primeiro programa, no domingo passado, Porchat conversou com a sua própria avó, Maria Alice Robinson, 79, que, entre outras coisas, contou que estava sem cerveja em casa. “E já mandaram para ela uma caixa. Agora, no nosso próximo papo, ela vai tomar uma cervejinha”, afirma o apresentador.

Diferentemente do “Que História é Essa, Porchat?”, em que todas as histórias contadas já são conhecidas por Porchat e pela produção antes das gravações, na internet tudo é mais livre e na base do improviso. “É aberto a quem quiser participar.” A atriz Berta Loran 94, é uma das que já disseram que gostariam de participar da live, segundo ele.

Como as pessoas mais velhas costumam ter mais dificuldades com a tecnologia, Porchat pede que os filhos e os netos que estejam na mesma casa chamem os seus pais e avós para participarem da live. “O meu primo, por exemplo, está com a minha avó, e é ele que a ajuda nas questões tecnológicas para que ela possa participar”, conta.

No primeiro programa, Porchat conversou também com outros idosos, como o pai da atriz Thati Lopes, que reclamou estar longe da namorada. “Perguntei para ele: já mandou nudes? Já dei a dica para ele mandar”, brincou o humorista.

O “Que História É Essa, Vovó?” será realizado aos domingos, às 15h, apenas no Instagram. “Estamos em um momento em que é importante cuidar da saúde física, mas não podemos esquecer da saúde mental”, afirma ele.

Porchat tem feito também, diariamente no seu próprio Instagram, lives com personalidades. Ele já conversou com Luciano Huck, Bruna Marquezine, Paulo Gustavo, Maisa e Ingrid Guimarães.

ESCOLHA

l Quarentena Comedy - com Luciano Farinha

Quando: Todos os dias, às 12h.

Onde: www.youtube.com/ Lucianofarinha

l Jornal de Casa - com Victor Camejo

Quando: Todo sábado

Onde: www.youtube.com/ Victorcamejo

Ajudar para manter o programa (qualquer valor): www.apoia.se/victorcamejo

l Stand-Up em Casa - com Maurício Meirelles

Quando: Programação semanal, junto a outros conteúdos.

Onde: www.youtube.com/ mauriciomeirelles

l Que História É Essa, Vovó? - com Porta dos Fundos

Humoristas trocam stand up no palco por vídeos de comédia nas redes sociais
📷 |Divulgação

Quando: Todas as quartas-feiras e domingos, às 15h.

Onde: Instagram do Porta dos Fundos (@portadosfundos).

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cultura

Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

Últimas Notícias