plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
MOSTRAS COMPETITIVAS

Amazônia Doc: festival de cinema documental traz novidades este ano

A 6ª edição do Amazônia Doc vai inovar. O festival, voltado ao cinema documental produzido nos nove países da Pan-Amazônia, será realizado de 11 a 20 de maio, e terá duas novas programações este ano. Uma é o 1º Festival As Amazonas do Cinema, com uma imer

Imagem ilustrativa da notícia Amazônia Doc: festival de cinema documental traz novidades este ano camera Reprodução

A 6ª edição do Amazônia Doc vai inovar. O festival, voltado ao cinema documental produzido nos nove países da Pan-Amazônia, será realizado de 11 a 20 de maio, e terá duas novas programações este ano. Uma é o 1º Festival As Amazonas do Cinema, com uma imersão no cinema feito por mulheres desses países. O outro é o 1º Curta Escolas, que terá a participação de jovens do ensino médio enquanto realizadores. Por isso ele foi rebatizado de Amazônia Doc. 3 em 1.

Dentro desse “guarda-chuva” do Amazônia Doc, o 1º Festival As Amazonas do Cinema terá uma programação ao longo de três dias. Na mostra competitiva de curtas-metragens, o festival espera trazer o que de mais instigante tem sido realizado por mulheres cis e trans da região. Mas além da mostra, haverá mesa-redonda sobre o pensamento feminino no cinema, a partir da construção das críticas do coletivo Elviras, palestra sobre a presença das mulheres no audiovisual amazônico, e oficina voltada para criação de roteiro de narrativas documentais.

As inscrições poderão ser realizadas até 5 de abril. Os detalhes sobre o edital para participação das diretoras e outras profissionais do audiovisual, como críticas, fotógrafas e jornalistas, ainda serão divulgados pela organização.

ESCOLAS

Outra novidade é a participação das escolas que vão gerar material para outro festival dentro do Amazônia Doc, o “Curta Escolas”. Desde o dia 2 de março, estão sendo realizadas oficinas de direção, roteiro, fotografia, som e edição de cinema para alunos do ensino médio das escolas públicas da Região Metropolitana de Belém. As aulas seguem até o dia 30 e envolvem jovens de escolas integrantes dos Territórios pela Paz (TERPAZ) do Governo do Estado do Pará. Os filmes produzidos pelos alunos durante as oficinas serão selecionados por meio de uma curadoria para a programação nas mostras Competitiva/Paralela. Os três filmes com maior pontuação pelo Júri Oficial na competição serão premiados. As inscrições para o festival estudantil serão de 20 de março a 10 de abril.

O 1º Festival Curta Escolas será coordenado pelo jornalista e produtor audiovisual Felipe Cortez, a convite de ZFilmes. “Cortez foi convidado por já ter um trabalho de realização de oficinas em parceria com a professora Lilian Melo, do Cine Clube TF, projeto que em 2019 foi nosso parceiro no festival”, explica Zienhe Castro, fundadora e diretora geral, além de produtora executiva e curadora do Amazônia Doc. 3 em 1.

COMPETIÇÃO

As inscrições para as mostras competitivas Pan-Amazônica e Amazônia Legal podem ser feitas até dia 24 de março, por documentaristas dos nove países da Pan-Amazônia (Brasil, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa). Serão aceitos documentários em curta-metragem de até 25 minutos e em longa-metragem, com tempo mínimo de 52 minutos. O edital já está disponível no site do Amazônia Doc, e as inscrições são gratuitas.

Realizado pelo Instituto Culta da Amazônia, em parceria com a Secult-Secretaria de Estado de Cultura, e Instituto Márcio Tuma, além de ser uma janela de exibição, o Amazônia Doc tem se proposto a aprofundar o debate sobre as questões sociopolíticas, socioambientais, socioculturais, de formação e de fomento do audiovisual, com perfil de integração dos países da Pan-Amazônia. Para isso, depois do evento principal, o festival ainda segue itinerante entre 15 de junho e 15 de agosto, com exibições e atividades formativas.

LANÇAMENTO

A edição do Amazônia Doc. 3 em 1 seria apresentada ao público, com todas as novidades e mudanças nesta terça-feira, em uma programação no Sesc Ver-o-Peso, em Belém, com a participação de sua equipe de produtores e curadores. O evento seria também uma forma de detalhar os editais de inscrição para cada uma das três mostras competitivas que compõem o festival este ano. Mas o lançamento foi adiado - ainda sem nova data agendada -, após os alertas de possibilidade de chuvas intensas e previsão de marés cheias, que poderiam inviabilizar o acesso do público e dos convidados ao local.

A organização do festival informou que em breve deve dar mais detalhes sobre o novo lançamento. Além das palestras dos coordenadores, também está prevista a exibição dos filmes “Beat é Protesto”, que traz o funk pela ótica feminina, com depoimentos de mulheres transgênero e cis, que transitam em diferentes funções dentro desse universo; e “Eleições”, que mostra estudantes secundaristas se organizando para a eleição do grêmio da escola, em quatro grupos com opiniões e visões de mundo diferentes.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cultura

Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

Últimas Notícias