plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
CARNAVAL PRA QUEM FICAR NA CIDADE

Circuitão da folia na Mangueirosa

 Com três atrações musicais em uma programação aberta ao público, no Ver-o-Rio, o Circuito Mangueirosa abre nesta sexta-feira, 21, às 18h, trazendo shows de Dona Onete, Ita Lemi Sinavuru e DJ Jack Sainha. Já de sábado a terça-feira, dias 22, 23, 24 e

Imagem ilustrativa da notícia Circuitão da
folia na Mangueirosa camera Reprodução/Facebook

Com três atrações musicais em uma programação aberta ao público, no Ver-o-Rio, o Circuito Mangueirosa abre nesta sexta-feira, 21, às 18h, trazendo shows de Dona Onete, Ita Lemi Sinavuru e DJ Jack Sainha. Já de sábado a terça-feira, dias 22, 23, 24 e 25 de fevereiro, o Circuito continua em dois momentos: o primeiro, com início às 14h, com atrações gratuitas, no Ver-O-Rio e, a partir das 20h, na Casa Mangueirosa com entrada a R$ 15.

Uma das propostas do Circuito é fazer um resgate ao carnaval de rua de Belém, além de enaltecer a cena cultural da cidade. “O Circuito Mangueirosa almeja ser um ponto de encontro entre o público e a produção artística de Belém - [mostrar] o que os artistas vêm produzindo. A programação é repleta de artistas paraenses, então, além de divertido será o momento de conhecer o artista e sua produção”, considera Gustavo Moreira, que atua na organização do evento.

Dona Onete, claro, já é uma artista bastante conhecida do público e há anos já alcançou repercussão inclusive internacional. No ano passado, fez sucesso no Rock in Rio, e também rendeu uma das músicas mais tocadas na folia, “Banzeiro”. Este ano, o ritmo da cantora não está menos intenso e ela tem participado de vários shows em clima carnavalesco.

Outra atração na abertura do Circuito será o grupo Ita Lemi Sinavuru, voltado para uma linguagem sonora de matriz africana, que pretende fazer muito mais que um show, conta o baixista do grupo, Vitor Gonçalves. “Como o Circuito tem uma vertente voltada para a ampliação da diversidade, nós teremos no show dois sacerdotes de matriz africana. Com 17 anos de trajetória ligada a religiosidade, esta não será apenas uma apresentação, mas também, um posicionamento”, analisa.

Fundado em 2003, o Ita Lemi Sinavuru divulga sua sonoridade, em seus ritmos e músicas, mas de acordo com Vitor, está sempre voltado para o combate ao racismo. Por isso, participar de um evento que tem uma proposta de combater o preconceito, é muito significativo, diz ele. “É uma oportunidade de nós mostrarmos outra forma de ser e de fazer. Nosso principal objetivo é mostrar nosso trabalho para um maior número de pessoas. Então, faremos um show marcado pelos ritmos tradicionais brasileiros como o afoxé, axé dos anos 1990, com sons do Timbalada e Olodum, bem voltado para o carnaval também, e ainda muito samba reggae”, antecipa.

TOLERÂNCIA

Para a organização, é fundamental que o amor e a alegria prevaleçam sobre qualquer preconceito e qualquer questão que possa surgir. “Enquanto circuito, queremos que você possa ir para o evento sem ter medo de curtir e viver a sua vida sendo quem você é. Então, a ideia é combater questões como racismo e LGBTfobia, que já são previstos como crime no Código Penal. A gente combate isso através da música, da cultura, que acreditamos ser plataformas legais para abordar esses assuntos. A gente se posiciona para levantar, principalmente, a bandeira da felicidade, da alegria. O que a gente quer é que todo mundo seja bem recebido, seja homem, mulher, branco, negro, homo ou heterossexual ”, pondera Gustavo.

PROGRAMAÇÃO

A folia segue de sábado a terça-feira com participação dos blocos Lambateria, Manada, Lucha Libre e Filhos de Glande, no Ver-o-Rio com atrações gratuitas, a partir do meio-dia, e outras atrações, a partir das 20h, na Casa Mangueirosa.

E tem shows para tudo o que é gosto no Mangueirosa, continua o organizador. “Cada bloco tem a sua própria curadoria e a sua própria assinatura também. A Lambateria, por exemplo, que é uma produtora que já está há muito tempo trabalhando pela lambada, guitarrada e o carimbó, aborda muito mais esse lado do carnaval, tocando as músicas mais tradicionais, como o carimbó, o tecnobrega”, conta.

Já o bloco Manada, atração do dia 23, tem um show mais voltado para o batuque, tambores, axé, afoxé, ijexá e tudo o que envolve percussões, descreve Gustavo Moreira.

“No dia 24, com o Bloco Lucha Libre, é o dia da música pop, que trará [cantor e compositor] Raidol, que é um artista que tem um futuro muito promissor. Ele faz um som com sotaque paraense, mas popular, com uma batida envolvente. Ele tem tudo para crescer. É um dia que dá muita vazão para música pop”, apresenta Gustavo.

No encerramento do Circuito, no dia 25, quem sai pelas ruas do Reduto é o Filhos de Glande, um bloco já tradicional nessa retomada do carnaval de rua de Belém. “O bloco se apresenta com a Orquestra Carnafônica, que toca os grandes clássicos do carnaval. Neste ano, eles prepararam um show superlegal com artistas paraenses e vão nessa direção muito mais do carnaval, de tocar marchinhas, samba”, lista o organizador.

PROGRAMAÇÃO DIA A DIA

l 21/02/2020

Show de Abertura do Circuito Mangueirosa – 18h

Atrações: Dona Onete, Ita Lemi Sinavuru e DJ Jack Sainha

Onde: Ver-o-Rio

l 22/02/2020 - Bloco Lambateria

Bloco da festa Lambateria,. Mistura lambada, guitarrada, merengue, carimbó e brega

Pitiú Show - 14h

Atrações: Félix Robatto, DJs Rebarbada e Zek Picoteiro

Onde: Ver-o-Rio

Revoada - Cortejo

Atração: Lambadeiros do Trovão

Banzeiro Bloco Lambateria – 21h

Onde: Casa Mangueirosa

Atrações: DJ Rony do Guamá, Warilou, DJ Raul Bentes

l 23/02/2020 - Bloco Manada

Bloco do Bando Mastodontes que busca resgatar antigas tradições do carnaval de rua de Belém como os cortejos de boi.

Pitiú Show - 14h

Onde: Ver-o-Rio

Atrações: Filhos de Maiandeua, Bando Mastodontes com participações, DJ Ananindeusa

Revoada - Cortejo

Atração: Nação Ogan

Banzeiro Bloco Manada - 21h

Onde: Casa Mangueirosa

Atrações: Jeff Moraes + participação especial, DJ Dbl, DJ GU S

l 24/02/2020 - Bloco Lucha Libre

Bloco formado pela união de duas tradicionais produtoras de festa de Belém: Meachuta e Se Rasgum, que irão promover uma folia regada a brega, funk, axé e samba.

Pitiú Show - 14h

Onde: Ver-o-Rio

Atrações: DJ Philsucks, Lauvaite Penoso + Layse, Orquestra Aerofônica + Raidol

Revoada - Cortejo

Atração: Bateria Show Bole Bole + Iara Mê + Elô

Banzeiro Bloco Lucha Libre - 21h

Onde: Casa Mangueirosa

Atrações: Metaleiras da Amazônia + convidada, DJs Lux vs Mauvii, Damaso vs Bernardo Pinheiro

l 25/02/2020 - Bloco Filhos de Glande

Bloco que há 12 anos trabalha no resgate da tradição dos antigos carnavais de rua de Belém. Tem como marca principal a irreverência.

Pitiú Show - 14h

Onde: Ver-o-Rio

Atrações: DJ Azul, Guitarradas da Manas convida Thais Badu e Antônio de Oliveira, Orquestra Carnafônica dos Filhos de Glande com Joelma Kláudia, Mariza Black, Sammliz e Nega Rô, Gretchen + Esdras de Souza

Revoada - Cortejo

Atração: Bateria Show da Bole Bole, Juliana Sinimbú e Um Sebastião

Banzeiro Bloco Filhos de Glande - 21h

Onde: Casa Mangueirosa

Atrações: DJ Azul, DJ Roberto Figueredo, Keila convida Bruna BG, Bruno BO e Maderito, DJ Will Love

POR DENTRO

Circuito Mangueirosa

Quando: 21 a 25 de fevereiro , - hoje a partir das 18 h (abertura), e de 22 a 25, a partir das 14h (programções gratuitas) e a partir das 20h (festa fechada )

Onde: Complexo Turístico Ver-o-Rio (Umarizal) e Festas pós-cortejo na Casa Mangueirosa (Tv. Praça W Henrique, 2-42 , antigo Porto Music - Reduto)

Quanto: Circuito na rua gratuito, inclusive show de abertura. A partir das 20h, com ingressos promocionais.

Informações: www.mangueirosa.com.br

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cultura

Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

Últimas Notícias