plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
ESPETÁCULO

Atriz paraense e ex-maestro da OSTP apresentam espetáculo em Paris

A música e a sonoridade brasileiras ganham ares europeus e no solo de uma das mais prestigiadas construções parisienses, a Cité Internationale des Arts, no centro de Paris, onde será apresentado amanhã o recital “Chico Buarque de Chambre”. O espetáculo é

A música e a sonoridade brasileiras ganham ares europeus e no solo de uma das mais prestigiadas construções parisienses, a Cité Internationale des Arts, no centro de Paris, onde será apresentado amanhã o recital “Chico Buarque de Chambre”. O espetáculo é conduzido pelo maestro, pianista, compositor e violinista Mateus Araujo, que viveu em Belém e regeu a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz. Participam ainda, a atriz paraense Landa de Mendonça e um quarteto de cordas formado por jovens brasileiros já atuantes na cena musical parisiense, Walber Matos, Rafael Gonçalves do Carmo, Adyr Francisco e Abner Borges.

O maestro Mateus Araujo é graduado em Composição pelo Conservatório Brasileiro de Música (CBM) e foi contemplado com o Prêmio Icatu de Artes, em 2018, o que possibilitou a ele e a esposa, Landa de Mendonça, uma residência na Cité Internationale des Arts. “Enquanto estivemos desenvolvendo diversos projetos de criação e pesquisa, pensamos no que poderíamos produzir que pudesse interessar e interligar as culturas brasileira e europeia”, conta ela.

Mateus, por sua vez, conta que mesmo sendo um músico ligado ao estilo erudito, clássico, possui uma relação com Chico Buarque, que é um dos ícones da Música Popular Brasileira. “Mais uma vez penso nas diferenças culturais entre a Europa e o Novo Mundo. A tradição de música de concerto iniciou-se antes que os europeus aportassem na América. Por outro lado, nosso talento elevou a música popular a um patamar único. Chico Buarque foi genial a ponto de reunir e sintetizar todos os elementos de nossa música popular. Infelizmente, numa boa parte das tentativas de combinação entre erudito e popular, um dos dois lados sai menos contemplado. Nosso desafio é deixar o trabalho com o mesmo grau de comunicabilidade e o máximo grau de detalhamento, muito além de uma roupagem chique, pode ser uma experiência inédita”, considera.

REPERTÓRIO

“Poema pro Chico” abre a parte instrumental da apresentação que contará ainda com as mais icônicas canções de Chico Buarque. “Cálice”, “O Meu Guri”, “Roda Viva”, “Construção / Deus lhe Pague”, “Gota d’Água”, “O Que Será”, “A Volta do Malandro”, “Joana Francesa”, “Vai Passar” são as músicas que compõem o repertório da audição. “O espetáculo é um panorama cronológico de nossa memória coletiva. É ao mesmo tempo uma homenagem ao universo ‘buarqueano’ e à música de câmara universal, como um ciclo estruturado em estilo clássico contemporâneo. A expectativa é de respeito, porque é um trabalho desenvolvido com muito espírito e muitos detalhes”, diz Landa.

Com uma agenda lotada do “Chico Buarque de Chambre” em Paris, Landa diz que espera que eles consigam trazer o evento para sua terra natal. “Estamos aguardando convites e patrocínio, se é que existe esta chance neste momento. Confiamos na qualidade do projeto”, pontua.

Mateus, que já trabalhou como regente titular e convidado de importantes orquestra brasileiras, inclusive a Sinfônica do Theatro da Paz entre os anos de 2005 e 2009, diz que se apaixonou por Belém logo que conheceu a esposa Landa. “A gente se conheceu num intervalo do Festival de Ópera no Theatro da Paz, ela estava com amigos em comum. Fomos apresentados e logo ali percebemos que nossos gostos e ambições artísticas se encontravam em muitos pontos. Desde aquela noite, achei Belém mais bonita”, conta Mateus.

O casal morou em Belém até 2009 e depois se mudou para o Rio de Janeiro, de onde saíram para essa residência em Paris. “Eu pedi que ele contasse a vida dele desde os 15 anos e acho que ele decidiu me mostrar como seria a partir dali a vida comigo”, complementa Landa.

PROGRAMAÇÃO

9h – Grupo Canto do Aracuê

9h30 – Capoterapia

10h – Balé (NEP)

10h30 – Grupo de Teatro Palha

– Kleyton Silva

14h – Dark

15h30 – Em Forma de Samba

16h30 – Ubutus Capoeira

17h – Paranativo

18h – Lima Neto

19h – Extinção Humana

20h – Klitores Kaos

21h – Influenza

+ Exposições e feira gastronômica

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cultura

Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

Últimas Notícias