plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NESTE DOMINGO

Projeto de aulas gratuitas de violão a alunos de escolas públicas mostra resultados

O anfiteatro da Praça da República, em Belém, será palco para o projeto “Violão Solidário”, neste domingo, a partir de 9h, com show de Nego Nelson, Diego Santos e Trio Lobita, formado pelos músicos Paulo Moura, Tiago Amaral e pela cantora Andréa Pinheiro,

O anfiteatro da Praça da República, em Belém, será palco para o projeto “Violão Solidário”, neste domingo, a partir de 9h, com show de Nego Nelson, Diego Santos e Trio Lobita, formado pelos músicos Paulo Moura, Tiago Amaral e pela cantora Andréa Pinheiro, junto a alunos do projeto. A apresentação conta ainda com participações especiais dos cantores Sammliz, Pedro Vianna e Allan Carvalho.

Três turmas de alunos irão apresentar um repertório com clássicos da música brasileira, como “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, e “Uirapuru”, do maestro paraense Waldemar Henrique. Mas traz surpresas como “Suzie Q”, do Creedence. “São músicas mais fáceis de tocar, porque são de dois acordes”, classifica o compositor e violonista Nego Nelson, idealizador do projeto junto com o cantor e produtor cultural Pedro Vianna.

A programação traz ainda o recital do violonista e compositor Diego Santos, um dos destaques da nova safra de instrumentistas do Pará, que apresenta músicas autorais. Em 2018, ele participou do Festival Internacional de Choro de Paris e ainda se apresentou nas cidades de Amsterdam, na Holanda, e Lyon, na França, com o projeto Mercado do Choro.

O projeto “Violão Solidário” foi aprovado neste ano em um edital da Fundação Cultural de Belém-Fumbel, e já beneficiou 90 alunos de escolas públicas de Belém com aulas de prática de violão. “Após a aprovação do projeto, começamos a fazer oficinas de violão com adolescentes e crianças de duas escolas da rede pública de ensino. Uma delas aconteceu na Praça do Carmo, em parceria com o Fórum Landi. Depois fizemos outra na Escola Rui Barbosa, com a participação de 60 crianças, encerrando nesta sexta-feira. O evento no domingo é a culminância desse ciclo de seis meses de oficinas”, explica o cantor e produtor cultural Pedro Vianna.

Com as aulas, os alunos passaram a ter outro comportamento, conta Nego Nelson, com olhar experiente de quem há 35 anos atua na área de arte-educação - ele foi professor de violão durante 15 anos no Conservatório Carlos Gomes e ao longo de 20 anos na Fundação Curro Velho, além de já ter participado de inúmeros projetos de musicalização através do violão pelo Pará. “O projeto atingiu nosso objetivo em todos os aspectos, inclusive porque não houve nenhuma evasão escolar, o que é um grande resultado para a educação. Outra coisa é a introdução de uma atividade em paralelo à escola. Como é em tempo integral, a escola, mesmo com todas as deficiências de espaço, fazer oficinas ajudou muito na rotina dos estudantes, porque teve gente que aprendeu a tocar alguma coisa, além de ter criado uma motivação neles para a música”, diz Nego.

DOAÇÕES

A intenção dos idealizadores é expandir o projeto para outras partes do estado, diz Pedro. Por isso, lançaram uma campanha para arrecadar instrumentos que possam servir aos novos alunos. “A gente está aceitando doação de violões para expandir as atividades para a área das ilhas, como Ilha das Onças e do Combu. Para isso, a gente precisa aumentar o nosso acervo de violões. Se a pessoa tiver um violão em casa para doar, pode nos acionar e nós mesmos buscamos”, esclarece.

Conheça

Apresentação do projeto Violão Solidário

Quando: Hoje, às 9h.

Onde: Anfiteatro da Praça da República (Campina)

Quanto: Gratuito

Doações e informações: (91) 983616544 (Narjara Oliveira)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cultura

Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

Últimas Notícias