plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
VOZES QUE ENCANTAM

Encontro de Coros promove apresentações em diferentes espaços de Belém

Uma celebração da música é o que se espera do Encontro de Coros do Pará, iniciativa que ocorre pela primeira vez no estado. Com início na noite de ontem, o evento conta com a participação de corais e representantes do canto coral que são referência nesse

Imagem ilustrativa da notícia Encontro de Coros promove apresentações em diferentes espaços de Belém camera Divulgação

Uma celebração da música é o que se espera do Encontro de Coros do Pará, iniciativa que ocorre pela primeira vez no estado. Com início na noite de ontem, o evento conta com a participação de corais e representantes do canto coral que são referência nesse estilo musical. Depois das apresentações do Gran Coral da Escola de Música da UFPA (EMUFPA) e do Coruní – UFPA, que ontem abriram a programação, hoje, às 18h, será a vez dos Amiguinhos de Jesus e do Coro Infantil Vale Música cantarem na Igreja do Carmo, na Cidade Velha.

Os participantes são grupos de importantes instituições do estado, conta a organizadora do encontro, Maria Antonia Jiménez, que também é maestrina do Coro Carlos Gomes e coordenadora dos Grupos Artísticos da Fundação Carlos Gomes. “Todos pertencem a instituições consagradas que se dedicam ao ensino de música no estado, tais como a Universidade do Estado do Pará (Uepa), a UFPA, a Escola de Música e ainda os coros infantis, Amiguinhos de Jesus e Infantil Vale Música, que são projetos voltados a crianças e adolescentes do ensino público. Então, todos são importantes e devem ser destacados. Nosso intuito com a realização do evento é valorizar o ensino do canto coral nas instituições”.

QUALIDADE

Há 25 anos no Pará, a maestrina cubana diz que tem crescido a cultura do canto coral no estado, gerando uma produção grande e de qualidade no estado. “Tenho visto um desenvolvimento bastante significativo do canto coral em nosso estado. Quando eu cheguei, essa produção ainda era muito pequena e muito restrita. Hoje em dia, tem desenvolvido de uma tal forma que a qualidade também tem alcançado bons resultados. O ensino de canto coral nas escolas é algo a se destacar. Ele tem contribuído muito para a educação musical de crianças e adolescentes. A própria Fundação Carlos Gomes tem um coro com nove premiações internacionais, e que tem se tornado referência nacional”, destaca a regente.

Isso, ela diz, tem de alguma maneira contribuído para a valorização deste tipo de canto. “O coro da Fundação faz concerto no Festival de Música do Pará, concertos marianos e, no final do ano, concertos com músicas natalinas. Isso tem se tornado referência e contribuído para a nossa cidade. Então, hoje em dia a gente tem não só quantidade, mas também qualidade de coros”, reitera.

Diferente em diversos aspectos, o canto em coro é um estilo que acarreta diversos valores para a vida pessoal de cada cantor, analisa Maria Antonia Jiménez. “O coral é um trabalho coletivo, que precisa de dedicação, disciplina. Nele, todos os cantores são importantes. Todos têm sua parcela de contribuição. Quando se começa a cantar desde criança, a pessoa é estimulada a ter disciplina, além de potencializar musicalmente a criança, pois ele é desenvolvido com técnicas vocais e isso pode ajudar no canto individual”, diz a regente do Coral Carlos Gomes.

Antonia Jiménez regerá o coral no próximo dia 15, na Igreja de São Raimundo Nonato, no Telégrafo. Ela conta que o público sairá encantado pela apresentação. “Será um concerto de meia hora, um programa com repertório variado, começando com renascentistas, passando pelas brasileiras e finalizando com músicas natalinas, num repertório bastante variado e eclético”, conclui.

PROGRAMAÇÃO

l Hoje, às 18 h - Igreja do Carmo (Praça do Carmo - Cidade Velha)

Corais Amiguinhos de Jesus e Infantil Vale Música

l Dia 14/12 (sábado), às 19 h - Igreja do Perpétuo Socorro (Rod. Arthur Bernardes, 459 - Telégrafo)

Madrigal da Uepa e Coro Dóris Azevedo

l Dia 15/12 (domingo), às 18 h - Igreja de São Raimundo (Av. Senador Lemos, 1054 - Umarizal)

Coro Regina Coeli e Coro Carlos Gomes

l Dia 22/12 (domingo), às 10 h – Theatro da Paz (Praça da República - Campina)

Concerto de encerramento com os coros participantes do encontro

Assista

Encontro de Coros do Pará

Quando: Hoje, às 18h, e nos dias 14, 15, e 22 de dezembro

Onde: em diversos espaços na Cidade de Belém.

Quanto: Gratuito

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cultura

Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

Últimas Notícias