plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
ATRAÇÕES PARAENSES

Festival Samba de Raiz leva ao palco Fundo de Quintal e Arthur Espíndola

O grupo carioca Fundo de Quintal - referência do samba, com mais de 40 anos de estrada - é a grande atração do Festival Samba de Raiz, que ocorre neste sábado, a partir das 19h, no Pará Clube. A última edição do evento este ano ainda traz o sambista parae

Imagem ilustrativa da notícia Festival Samba de Raiz leva ao palco Fundo de Quintal e Arthur Espíndola camera Além de Fundo de Quintal e Arthur Espíndola, o festival terá ainda nomes do samba de raiz. | Reprodução

O grupo carioca Fundo de Quintal - referência do samba, com mais de 40 anos de estrada - é a grande atração do Festival Samba de Raiz, que ocorre neste sábado, a partir das 19h, no Pará Clube. A última edição do evento este ano ainda traz o sambista paraense Arthur Espíndola, Marquinho C9 & Banda, Luizinho Moura, Cris da Fé e Mestre Cavalo. O evento faz venda com valores distintos para camarote e ingresso individual, mas é possível conseguir uma mesa chegando cedo, sem pagar nenhum valor a mais pelo ingresso.

No repertório da noite, estarão sucessos da roda como “A Batucada dos Nossos Tantãs”, “Boca Sem Dente”, “Vai Lá Vai Lá”, “Lucidez”, “Nosso Grito”, “O Show tem que Continuar”, “Amizade” e “Clube do Samba”. Alguns destes são verdadeiros hinos para várias gerações de sambistas. E já nasceu grande, com as bençãos de Beth Carvalho, que na década de 1970, quando começou a frequentar a quadra do Cacique de Ramos, no Rio de Janeiro, ficou impressionada com o que via e ouvia do grupo de amigos.

Com uma nova pegada, eles ainda se destacavam ao usar instrumentos que eles mesmos tinham acabado de inventar. O repique de mão, criado por Ubirany, irmão de Bira Presidente, dono de um estilo único de tocar pandeiro; o tan tan inventado por Sereno; e o banjo de braço curto e afinação de cavaquinho, criado e tocado pelo genial Almir Guineto, fizeram Beth Carvalho convidar aquela turma para gravar seu novo disco.

Assim nasceu “De Pé no Chão”, com clássicos do samba que até hoje animam e emocionam a nós todos, como “Vou Festejar”, “Goiabada Cascão” e “Passarinho”. O grupo é o mais premiado e respeitado da história do samba, orgulhosamente, o berço de Jorge Aragão, Sombrinha, Almir Guineto, Arlindo Cruz, Walter Sete Cordas, Cleber Augusto, Neoci e Mario Sérgio e padrinho das gerações de sambistas que vieram depois.

Outro nome de destaque na programação, Arthur Espíndola também traz o melhor do samba de raiz para a roda, incluindo em seu repertório autoral a música “Pra Parar de Sofrer”, lançada hoje em formato single-clipe, e que é uma parceria com Péricles, outro gigante do samba. O músico relembrou em redes sociais que já teve um encontro dos mais marcantes com o Fundo de Quintal em seu programa de TV “Amazônia Samba” e que o reencontro será imperdível.

Festival Samba de Raiz leva ao palco Fundo de Quintal e Arthur Espíndola
📷 |Reprodução
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cultura

Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

Últimas Notícias