plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NICOBATES E OS AMADORES

Banda paraense concorre a prêmio na Semana Internacional de Música de São Paulo

A banda paraense Nicobates e Os Amadores acaba de ser indicada ao Prêmio Gabriel Thomaz de Música Brasileira na categoria “hit do ano” com a música “Metafísica do Piropo”. A premiação ocorre no próximo dia 7 de dezembro no encerramento da Semana Internaci

Imagem ilustrativa da notícia Banda paraense concorre a prêmio na Semana Internacional de Música de São Paulo

A banda paraense Nicobates e Os Amadores acaba de ser indicada ao Prêmio Gabriel Thomaz de Música Brasileira na categoria “hit do ano” com a música “Metafísica do Piropo”. A premiação ocorre no próximo dia 7 de dezembro no encerramento da Semana Internacional de Música de São Paulo (SIM-SP) na Associação Cecília, no bairro de Santa Cecília, na capital paulista.

O Prêmio foi criado há sete anos pelo próprio Gabriel Thomaz, músico e produtor, fundador da banda Autoramas, a mais icônica e mais bem sucedida banda do rock independente brasileiro, respeitada nacional e internacionalmente. Há quatro anos, o evento se associou à SIM e vem realizando badaladas cerimônias de premiação com alguns dos melhores shows do Brasil.

De acordo com Gabriel Thomaz, o prêmio foi criado porque havia uma demanda muito grande de artistas e bandas que não estavam sendo devidamente valorizados. “Em 2016 premiei a Black Pantera e três anos depois eles assinaram contrato com a gravadora Deck Disc. Ou seja, nós estávamos pelo menos três anos na frente. A banda Blasfeme foi outra que ganhou o prêmio e foi convidada para fazer uma turnê na China, gravar disco etc. Então, não havia valorização e agora estão devidamente valorizados”, brincou.

O idealizador do Prêmio também explicou que teve a iniciativa porque se considera o único a ouvir todos os discos que recebe. Ele também explicou como o Prêmio funciona. “Eu faço uma primeira triagem do material que recebo e seleciono e envio para uma comissão secreta que vota nos melhores”.

Quando perguntado por que a música de Nicobates e Os Amadores foi selecionada, Gabriel disse que o Prêmio é o único que “não tem rabo preso com ninguém”, por isso não divulga o nome dos jurados do Prêmio, e os vencedores, segundo ele, são escolhidos por serem os melhores. Ele afirmou que não se sentia à vontade para falar de uma música em específico, já que a comissão ainda vai escolher os premiados. Limitou a dizer que a música passou porque era muito boa, “assim como as 49 outras selecionadas o eram”, mas ele falou sobre a música do Pará em especial.

“Nos anos anteriores já tiveram diversas bandas e músicas do Pará que concorreram. O Molho Negro venceu no ano passado e o Lambada Hit Combo foi indicado em outros anos. Se você for fuçar na página do Facebook você vai ser. Eu adoro a música do Pará. Para você ter uma ideia, o Autoramas toca em Belém desde 2001. Portanto são mais de nove anos trazendo material de artistas paraenses para o Sudeste. Inclusive, fui eu que dei de presente para o [falecido produtor responsável pela criação do espetáculo Terruá Pará] Carlos Eduardo Miranda aquele box de miriti com o CD “Mestres da Guitarrada”, ainda naquele ano”, conta.

Banda paraense concorre a prêmio na Semana Internacional de Música de São Paulo
📷 |

Apesar da exaltação da música do Pará, Gabriel reafirmou a universalidade da arte musical: “Quando eu ouço as músicas eu não fico sabendo de onde as bandas ou artistas são, eu apenas avalio se a música é boa ou não”.

Nicobates é o codinome de Nicolau Amador, ex-guitarrista da Norman Bates, banda que por 16 anos foi uma das mais ativas e representativas do rock paraense, entre 1994 e 2011. Como produtor também trabalhou com o Coletivo Rádio Cipó e Suzana Flag. Guitarrista sempre presente na cena do rock paraense, lançou-se como compositor e cantor há cerca de três anos com a banda Nicobates e Os Amadores. Atualmente, banda é formada pelo compositor na voz e violão, Rafael Souza (guitarra), Claudio Fly (contrabaixo), Thiago Gama (bateria) e as vocalistas Ana Caraveo e Carol Endres.

“Metafísica do Piropo”, um brega pop que alterna momentos dançantes com pegadas fortes do rock, fala, segundo o autor de uma reflexão sobre os relacionamentos brincado com os temas de exaltação feminina comuns ao gênero brega. “´Piropo’ é a palavra lusitana para ‘galanteio’, a nossa tradicional ‘cantada’. No meio musical os compositores chamam de piropo as canções feitas para a conquista da sua musa inspiradora. Nesta canção em especial em tento subverter a ideia fazendo uma espécie de ‘DR’”, explica com bom humor o compositor paraense.

A banda deve lançar o clipe de “Metafísica do Piropo” nos próximos dias, antes da premiação em São Paulo, e espera ansiosa o resultado. “Apesar de ficar apreensivo, sei que já é um prêmio ser indicado, entre tanta gente boa do Brasil inteiro. Sendo particularmente fã do trabalho de Gabriel, eu ficaria muito feliz se fosse premiada, mas somente a indicação já é motivo de orgulho”, concluiu.

SERVIÇO

Prêmio Gabriel Thomaz de Música Brasileira
Acesse no Facebook.
Conheça mais sobre a banda Nicobates e Os Amadores

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cultura

Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

Últimas Notícias