Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
26°
cotação atual R$
Anuário 2020

Religiosidade paraense é algo único no planeta

sexta-feira, 29/11/2019, 22:49 - Atualizado em 29/11/2019, 23:46 - Autor: Igor Reis


Dois milhões de pessoas seguindo Nossa Senhora de Nazaré
Dois milhões de pessoas seguindo Nossa Senhora de Nazaré | Reprodução

A religião possui múltiplos significados e faz parte da cultura de um povo. No caso do Pará, as influências religiosas são a raiz das dezenas de manifestações folclóricas, que na realidade são a síntese do modo de vida dos próprios paraenses. Costumes, música, danças, práticas alimentares, rituais, etc. Tudo está entrelaçado e ligado à religiosidade.   

Em nosso gigantesco Estado, a raiz dos povos católicos, africanos e indígenas está conectada com todas as manifestações religiosas e culturais, desde o Círio de Nazaré, que acontece em 37 cidades de nosso Estado ao longo do ano, até a Marujada de Bragança, uma festividade única no mundo, que mistura as religiosidades africana e católica. 

Clique aqui e veja uma galeria especial de fotos do Círio 2019

Da emblemática festa de São Sebastião, na marajoara Cachoeira do Arari, ao Círio Fluvial Noturno de Santo Antônio, o maior evento cultural-religioso de Oriximiná. São centenas de cerimônias, festividades e manifestações de fé.  Nesta miríade religiosa tem lugar para todos, para o sagrado e para o profano, fazendo do Pará um dos lugares mais excêntricos do país quando o assunto é manifestação religiosa.  

E isso, é claro, atrai milhares de turistas ao místico território paraense. Motivados pela fé popular, interesse por locais de importância religiosa e histórica, ou para homenagear uma figura sacra como santos e padroeiros, ou até mesmo agradecer preces atendidas e pagar penitências. Por todo o Pará as histórias destas diversas religiões que de alguma forma se fizeram presentes em nosso Estado se fundem e se confundem, compondo um cenário de diversidade excêntrico.  


Principais Manifestações religiosas do Pará: 

Círio de Nazaré 


O Círio de Nossa Senhora de Nazaré é realizado em Belém desde 1793, sendo uma das maiores festividades católicas do mundo e a maior do Brasil. A procissão religiosa, que no ano de 2019 chegou a sua 227ª edição, costuma reunir mais de dois milhões de pessoas todos os anos. O Círio possui vários símbolos, como a corda, a berlinda, o manto que cobre a Santa, os brinquedos de miriti e o almoço das famílias no domingo de Círio. 

Círio de Vigia 

Reprodução
 

Realizado no 2º domingo de setembro, ou seja, antes do Círio da capital, o Círio de Vigia reúne milhares de pessoas, que percorrem as históricas ruas da cidade em devoção à Virgem de Nazaré. O Círio de Vigia é o mais antigo do Pará e também possui os mesmos símbolos de fé encontrados no Círio de Belém, como o carro dos milagres, a corda, a berlinda, o manto e a imagem da Santa, que se diferencia pelos longos cabelos naturais. 

Círio Fluvial Noturno de Santo Antônio 


O maior evento cultural-religioso de Oriximiná é o Círio Fluvial de Santo Antônio. O diferencial desse Círio para os demais realizados no Pará é que ele acontece à noite, causando um efeito visual fantástico: fogos de artifício, embarcações iluminadas e centenas de velas lançadas no rio Trombetas, dando um colorido todo especial. Você vai perder esse espetáculo? Então, agende a sua próxima viagem para agosto, no Círio Fluvial de Santo Antônio. 

Marujada 


Manifestação religiosa iniciada pelos escravos em homenagem a São Benedito. A festividade é realizada na cidade de Bragança, em dezembro, com a realização de novenas, esmolações e cavalhadas, tendo o seu ápice nos dias 25 e 26 de dezembro, onde centenas de devotos percorrem as ruas da cidade com trajes típicos até a Igreja de São Sebastião. 

Çairé 


Introduzida há mais de 300 anos pela Ordem dos Jesuítas, a festa do Çairé, realizada em Santarém, apresenta alguns rituais tradicionais como as rezas e as populares ladainhas, além da condução do arco do Çairé, decorado com fitas coloridas e flores, tudo em louvor do Divino Espírito Santo.  

Dois milhões de pessoas seguindo Nossa Senhora de Nazaré | Reprodução
Dois milhões de pessoas seguindo Nossa Senhora de Nazaré
Dois milhões de pessoas seguindo Nossa Senhora de Nazaré | Reprodução

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS