plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
TRADIÇÃO

Marapanim retoma seu tradicional Festival do Carimbó 

Durante três dias, a cidade de Marapanim respirará dança, cultura e arte, com a realização do seu décimo Festival de Carimbó, que começa nesta sexta-feira, 29, após três anos de ausência na agenda local. O show de encerramento, no domingo, conta com apres

Imagem ilustrativa da notícia Marapanim retoma seu tradicional Festival do Carimbó  camera De hoje até domingo, a cidade terá mostra de grupos e competição musical de carimbós | Everaldo Nascimento/Divulgação

Durante três dias, a cidade de Marapanim respirará dança, cultura e arte, com a realização do seu décimo Festival de Carimbó, que começa nesta sexta-feira, 29, após três anos de ausência na agenda local. O show de encerramento, no domingo, conta com apresentação do mestre de carimbó Guru, Allan Carvalho, Márcio Macedo, Arraial do Pavulageme Nazaré Pereira.

A retomada do festival representa, para a organização, uma celebração da cultura, e a expectativa é de um público de 30 mil pessoas durante o fim de semana. “O carimbó de Marapanim é Patrimônio Cultural do Brasil, então, para nós, o festival é um resgate da cultura paraense, através do apoio da Lei Semear, e do Governo do Estado. Com três dias de evento, o Festival de Marapanim é um evento tradicional na programação do Pará. Neste ano, ele abre com apresentação de grupos tradicionais de carimbó que acompanham o cortejo do mastro de São Benedito”, detalha coordenador de marketing do evento, Yussef Leitão.

MESTRE LUCINDO

Em duas categorias, Raiz e Livre, doze candidatos ao “Troféu Mestre Lucindo” se apresentam neste sábado em busca do primeiro lugar na mostra competitiva do Concurso de Música de Carimbó. “Além de animar e mostrar nossa diversidade popular, o concurso é feito para preservar a essência do carimbó, com apresentação de composições que contenham a introdução de instrumentos do carimbó pau e corda, como os de sopro. Além de apresentar os chamados carimbós livres, que são canções de carimbó com a presença dos instrumentos eletrônicos”, explica Yussef, lembrando que a “rainha do carimbó chamegado” Dona Onete já venceu o concurso na edição de 2006.

Repleto de atrações e com programação variada, o festival tem, entre seus pontos altos, a escolha das sereias. “É um concurso que vai além da beleza. Na última edição, ganhou o concurso de sereia aquela que apresentou o tema do tacacá em suas roupas e coreografias. Elas mandam fazer uma roupa especial e se dedicam mesmo para levar a premiação”, destaca o coordenador.

Por toda cidade e até a madrugada

O desfecho do festival é coroado com shows musicais de grandes ícones do Pará, tais como o Arraial do Pavulagem, o cantor Allan Carvalho, o Mestre Guru e a Mestra Nazaré Pereira. “O interessante é que em todos os dias o festival acontece no palco central e no barracão. Depois dos shows, os grupos de carimbó se apresentam até o fim do dia, varando a madrugada”, detalha Yussef.

Além do Barracão das Tradições, grupos também vão se apresentar em palco móvel em pontos diferentes de Marapanim.
📷 Além do Barracão das Tradições, grupos também vão se apresentar em palco móvel em pontos diferentes de Marapanim. |Divulgação

Um dos grandes motivos de festa, literalmente, serão as apresentações de grupos de carimbó durante os três dias de programação, além de o carimbó circular por toda a cidade. “Neste ano, durante os três dias, pela parte da manhã haverá um palco móvel, com estrutura de som, rodando em diferentes locais da cidade. A cidade vai estar respirando carimbó durante o evento”, frisa. “E além de aproveitar ao máximo do festival com carimbó e música, as pessoas poderão usufruir das praias oceânicas de Marapanim”, completa.

REGISTRO

Uma importante contribuição será dada àqueles que vivem do carimbó em Marapanim, ressalta Yussef: “O festival preparou um trabalho com uma equipe de filmagem e, neste ano, todos os grupos serão convidados a fazer um clipe. Eles, muitas vezes, não têm uma assessoria de imprensa para divulgarem seus trabalhos, por isso levaremos uma equipe para que eles divulguem seus clipes e tenham uma conexão com o mercado cultural. Dessa forma, quando forem procurados, terão em mãos um conteúdo para compartilhar o trabalho deles”.

Marapanim retoma seu tradicional Festival do Carimbó 
📷 |Divulgação

PROGRAMAÇÃO

29/11 - Sexta-feira: Levantamento do Mastro Votivo de São Benedito; Mostra coreográfica dos grupos de carimbó de Marapanim; festa de carimbó no Barracãodas Tradições;

30/11 - Sábado: Concurso “Troféu Mestre Lucindo”, de Música de Carimbó nas modalidades Raiz e Livre, com premiações aos vencedores do concurso; festa de carimbó no Barracão das Tradições;

01/12 - Domingo: Cerimônia de derrubada do Mastro de São Benedito; desfile das sereias dos grupos; show das atrações Mestre Guru, Allan Carvalho, Márcio Macedo, Arraial do Pavulagem e Nazaré Pereira; festa de carimbó no Barracão das Tradições.

Durante os três dias - Mostra de comidas típicas da região; mostra do artesanato marapaniense; espaço dos patrocinadores e autoridades.

Participe

10º Festival de Carimbó de Marapanim

Quando: Hoje, sábado, 30, e domingo, 1º, durante todo o dia

Onde: Praça Nossa Senhora das Vitórias - Marapanim

Quanto: Gratuito

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cultura

Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

Últimas Notícias