Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
27°
cotação atual R$
TRADIÇÃO

Marapanim retoma seu tradicional Festival do Carimbó 

sexta-feira, 29/11/2019, 08:56 - Atualizado em 29/11/2019, 08:57 - Autor: Wal Sarges


De hoje até domingo, a cidade terá mostra de grupos e competição musical de carimbós
De hoje até domingo, a cidade terá mostra de grupos e competição musical de carimbós | Everaldo Nascimento/Divulgação

Durante três dias, a cidade de Marapanim respirará dança, cultura e arte, com a realização do seu décimo Festival de Carimbó, que começa nesta sexta-feira, 29, após três anos de ausência na agenda local. O show de encerramento, no domingo, conta com apresentação do mestre de carimbó Guru, Allan Carvalho, Márcio Macedo, Arraial do Pavulageme Nazaré Pereira.

A retomada do festival representa, para a organização, uma celebração da cultura, e a expectativa é de um público de 30 mil pessoas durante o fim de semana. “O carimbó de Marapanim é Patrimônio Cultural do Brasil, então, para nós, o festival é um resgate da cultura paraense, através do apoio da Lei Semear, e do Governo do Estado. Com três dias de evento, o Festival de Marapanim é um evento tradicional na programação do Pará. Neste ano, ele abre com apresentação de grupos tradicionais de carimbó que acompanham o cortejo do mastro de São Benedito”, detalha coordenador de marketing do evento, Yussef Leitão.

MESTRE LUCINDO

Em duas categorias, Raiz e Livre, doze candidatos ao “Troféu Mestre Lucindo” se apresentam neste sábado em busca do primeiro lugar na mostra competitiva do Concurso de Música de Carimbó. “Além de animar e mostrar nossa diversidade popular, o concurso é feito para preservar a essência do carimbó, com apresentação de composições que contenham a introdução de instrumentos do carimbó pau e corda, como os de sopro. Além de apresentar os chamados carimbós livres, que são canções de carimbó com a presença dos instrumentos eletrônicos”, explica Yussef, lembrando que a “rainha do carimbó chamegado” Dona Onete já venceu o concurso na edição de 2006.

Repleto de atrações e com programação variada, o festival tem, entre seus pontos altos, a escolha das sereias. “É um concurso que vai além da beleza. Na última edição, ganhou o concurso de sereia aquela que apresentou o tema do tacacá em suas roupas e coreografias. Elas mandam fazer uma roupa especial e se dedicam mesmo para levar a premiação”, destaca o coordenador.

Por toda cidade e até a madrugada

O desfecho do festival é coroado com shows musicais de grandes ícones do Pará, tais como o Arraial do Pavulagem, o cantor Allan Carvalho, o Mestre Guru e a Mestra Nazaré Pereira. “O interessante é que em todos os dias o festival acontece no palco central e no barracão. Depois dos shows, os grupos de carimbó se apresentam até o fim do dia, varando a madrugada”, detalha Yussef.

Além do Barracão das Tradições, grupos também vão se apresentar em palco móvel em pontos diferentes de Marapanim.
Além do Barracão das Tradições, grupos também vão se apresentar em palco móvel em pontos diferentes de Marapanim. Divulgação
 

Um dos grandes motivos de festa, literalmente, serão as apresentações de grupos de carimbó durante os três dias de programação, além de o carimbó circular por toda a cidade. “Neste ano, durante os três dias, pela parte da manhã haverá um palco móvel, com estrutura de som, rodando em diferentes locais da cidade. A cidade vai estar respirando carimbó durante o evento”, frisa. “E além de aproveitar ao máximo do festival com carimbó e música, as pessoas poderão usufruir das praias oceânicas de Marapanim”, completa.

REGISTRO

Uma importante contribuição será dada àqueles que vivem do carimbó em Marapanim, ressalta Yussef: “O festival preparou um trabalho com uma equipe de filmagem e, neste ano, todos os grupos serão convidados a fazer um clipe. Eles, muitas vezes, não têm uma assessoria de imprensa para divulgarem seus trabalhos, por isso levaremos uma equipe para que eles divulguem seus clipes e tenham uma conexão com o mercado cultural. Dessa forma, quando forem procurados, terão em mãos um conteúdo para compartilhar o trabalho deles”.

Divulgação
 

PROGRAMAÇÃO

29/11 - Sexta-feira: Levantamento do Mastro Votivo de São Benedito; Mostra coreográfica dos grupos de carimbó de Marapanim; festa de carimbó no Barracãodas Tradições;

30/11 - Sábado: Concurso “Troféu Mestre Lucindo”, de Música de Carimbó nas modalidades Raiz e Livre, com premiações aos vencedores do concurso; festa de carimbó no Barracão das Tradições;

01/12 - Domingo: Cerimônia de derrubada do Mastro de São Benedito; desfile das sereias dos grupos; show das atrações Mestre Guru, Allan Carvalho, Márcio Macedo, Arraial do Pavulagem e Nazaré Pereira; festa de carimbó no Barracão das Tradições.

Durante os três dias - Mostra de comidas típicas da região; mostra do artesanato marapaniense; espaço dos patrocinadores e autoridades.

Participe

10º Festival de Carimbó de Marapanim

Quando: Hoje, sábado, 30, e domingo, 1º, durante todo o dia

Onde: Praça Nossa Senhora das Vitórias - Marapanim

Quanto: Gratuito

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS