plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NESTE DOMINGO

Parada do Orgulho LGBTI aborda a inclusão no mercado do trabalho

Outubro é considerado o mês da diversidade para o público LGBTI (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e pessoas intersex). Após uma série de atividades como rodas de conversa, reuniões e eventos em geral, será realizada neste domingo (20) a

Imagem ilustrativa da notícia Parada do Orgulho LGBTI aborda a inclusão no mercado do trabalho camera Em sua 18ª edição, a parada será realizada na tarde deste domingo, em Belém. Estimativa da organização é de que 850 mil pessoas participem do evento que tem como tema “Empregabilidade para LGBTI”. | Alberto Bitar/Diário do Pará

Outubro é considerado o mês da diversidade para o público LGBTI (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e pessoas intersex). Após uma série de atividades como rodas de conversa, reuniões e eventos em geral, será realizada neste domingo (20) a 18ª edição da Parada do Orgulho LGBTI de Belém. A concentração está marcada para às 12h na Escadinha da Estação das Docas, com saída prevista para 15h, seguindo em direção ao Mercado de São Brás.

O evento contará com diversas atrações culturais como a presença de youtubers e apresentações de drag queens e djs. A organização estima a participação de 850 mil pessoas. Com o tema “Empregabilidade para LGBTI” #MaisTransMenosISS, este ano, o objetivo do evento será discutir a elaboração de políticas públicas para a inclusão da população LGBTI no mercado de trabalho, com todos os seus direitos garantidos.

O tema representa um desafio, uma vez que faltam oportunidades para esse público no mercado de trabalho, conforme explicou Eduarda Lacerda, coordenadora da Parada e membro do Grupo Homossexual do Pará (GHP). “O tema faz alusão ao projeto do vereador Fernando Carneiro, que tramita na Câmara de Vereadores, em que as empresas que contratarem travestis e transexuais vão ter redução no ISS, que é um imposto municipal”, pontuou.

O projeto encontra-se desde 2015 tramitando na Câmara de Vereadores de Belém, mas ainda não foi para a pauta de votação.

DIFICULDADES

Lacerda ressalta que hoje o público transexual e travesti enfrenta muitas dificuldades para conseguir se inserir no mercado formal. Por esse motivo, a maioria atua na informalidade, prestando serviços como em salões de beleza, como diaristas e outros. Para além disso, serão destacados ainda outros temas que o movimento defende.

“Tem a questão da violência contra pessoas LGBTI, a exclusão do âmbito familiar, a saúde, da educação com a luta pela permanência nas escolas e universidades”, disse. “Faltam bastante políticas públicas que visem a melhoria da atenção ao público LGBTI, para que consigamos melhorias de qualidade de vida”, disse ela, acrescentando que um dos maiores desafios se dá no âmbito da segurança, já que o Brasil é o país que mais mata pessoas transexuais.

Danilo Silva, coordenador da Parada e chefe da seção socioambiental do Tribunal Regional do Trabalho (TRT da 8ª Região), ressalta que o TRT é o único órgão de Justiça do Trabalho do Brasil que trata desde o ano passado sobre a empregabilidade trans. O tema desse ano foi constituído a partir disso e a ideia é contabilizar dados para discutir políticas públicas.

“Eles estão dentro do mercado de trabalho informal e não se consegue contabilizar. Nós queremos dizer que esse público existe porque, se não arrecada impostos, amanhã ele não vai conseguir se aposentar, adquirir benefícios de previdência e não tem os devidos direitos. Então o tema leva a uma discussão para o futuro de autosustentabilidade”, esclareceu Danilo.

18ª Parada do Orgulho LGBTI

Acontecerá neste domingo (20). A concentração será a partir das 12h na Escadinha da Estação das Docas com saída prevista para 15h, rumo ao Mercado de São Brás.

O evento contará com discussões sobre temáticas defendidas pelo público LGBTI, como elaboração de políticas públicas.

Haverá ainda atrações culturais durante o evento, como a presença da youtuber Leona Vingativa, apresentações de drags queens e djs.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cultura

Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

Últimas Notícias