plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
PRIMAVERA DOS MUSEUS

Programação oferece atrações em 14 espaços em Belém 

Envolver os públicos de museus para conhecer, preservar e compartilhar memórias. É essa a proposta da 13ª edição da “Primavera dos Museus”, que ocorre em todo o país, no período de 23 a 29 deste mês. Em Belém, a programação será realizada em 14 espaços mu

Imagem ilustrativa da notícia Programação oferece atrações em 14 espaços em Belém  camera O museu Emilio Goeldi tem extensa programação durante a semana. | Divulgação

Envolver os públicos de museus para conhecer, preservar e compartilhar memórias. É essa a proposta da 13ª edição da “Primavera dos Museus”, que ocorre em todo o país, no período de 23 a 29 deste mês. Em Belém, a programação será realizada em 14 espaços museais, dentre eles, no Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), com oficinas, mesa redonda, trilha, mostra expositiva e ações educativas. As inscrições já estão abertas para os interessados.

O evento é uma realização do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que ocorre anualmente e envolve mais de 300 instituições e centros culturais do Brasil. Este é um dos momentos em que o museu abre as portas para que o público em geral, durante as visitações, além de estudantes, professores e pesquisadores façam uma troca de experiência no evento, que neste ano tem como tema “Museus por dentro, por dentro dos museus”.

Ana Cláudia Silva organiza o curso sobre a importância do Museu Goeldi nos diversos níveis de ensino, uma das ações da programação. Ela explica que, com o curso, o público terá conhecimento sobre o que se pesquisa dentro do Museu.

“Trabalharemos a relação do Museu com a educação. São vários pesquisadores que terão a missão de oferecer seu conhecimento ao público formado de professores, estudantes de pedagogia e licenciaturas, porque o intuito do curso é a formação desse pessoal que trabalha com a educação e ciência”, diz ela, que chefia o Serviço de Educação do Museu Goeldi.

O evento no Goeldi abre com uma mesa redonda, no dia 24, a partir de 14h. Na oportunidade, pesquisadores tratarão de temas envolvendo a educação, que são: “O Museu por dentro da Amazônia”, ministrada por Sue Costa; “Educação dentro do Museu Goeldi”, por Helena Quadros; e “As ações educativas em Caxiuanã”, por Ana Cláudia Silva.

Nos dois dias seguintes, 25 e 26, serão ofertados aos participantes quatro opções de oficina gratuitas com diferentes temas: “A relação entre as plantas do Parque Zoobotânico e as culturas tradicionais”, “A flora amazônica”, “Fotografia da natureza” e “Modelagem ecológica e conservação”.

“É necessário que os interessados se inscrevam nas oficinas por meio do site para garantir as vagas, que contam cada uma com um número limite de inscrições”, reforça a organizadora do evento.

Estreitando relação com o público

Evento acaba expandindo outras formas de olhar para espaços como o Museu Emilio Goeldi e o Museu de Arte de Belém.
📷 Evento acaba expandindo outras formas de olhar para espaços como o Museu Emilio Goeldi e o Museu de Arte de Belém. |Marco Santos/Arquivo

Ainda dentro da “13ª Primavera dos Museus” no Museu Emílio Goeldi, a mostra “Animais Fantásticos: o universo dos artrópodes” também integra a programação. Realizada pelo Grupo de Estudos de Artrópodes da Amazônia (GEEA), com o apoio do Museu Goeldi, a exposição apresenta a diversidade e algumas curiosidades sobre esse grupo biológico. Os visitantes poderão conferir a mostra no sábado, 28, de 9h às 12h, no Castelinho do Museu. Entre os exemplares que fazem parte da exposição, estão espécies de aracnídeos, crustáceos, insetos e miriápodes.

Encerrando a programação o Museu Goeldi provoca os sentidos dos visitantes com a realização da divertida “Trilha dos Sentidos”. Com ela, no domingo, 29, a partir das 9h, o público irá explorar na visita guiada outros sentidos além da visão.

É exatamente esta interação proporcionada pelo evento que Ana Cláudia Silva, organizadora da programação no Goeldi, entende como o ponto alto da iniciativa. “É a oportunidade de o público conhecer coisas que o Museu está fazendo, relacionadas a pesquisas que muitas vezes são desconhecidas e que a pessoa não teria oportunidade de saber numa visita comum. Além, é claro, de expandir outras formas de olhar o Museu, de experimentá-lo”, considera.

PROGRAMAÇÃO

No Pará, a “Primavera dos Museus” ocorre nas cidades de Altamira e Belém. Na capital, além do Goeldi, haverá programação no Centro Cultural da Justiça Eleitoral, Planetário do Pará, Ecomuseu da Amazônia (Cotijuba), Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Arthur Porto, Espaço das Artes de Belém, Memorial Arthur Francisco Seixas do TRT8, Museu da Escola de Enfermagem Magalhães Barata, Museu da Polícia Militar, Museu da Universidade Federal do Pará, Museu de Arte de Belém, Museu do Instituto Evandro Chagas, Ponto de Memória do Bairro da Terra Firme e o Centro Integrado de Museus e Memórias.

DIVERSAS OPÇÕES

Museu Emilio Goeldi (Av. Magalhães Barata, 376 - São Brás)

Dia 24, das 14h às 16h30

Mesa redonda: “O Museu por dentro da Amazônia”, com Sue Costa, “Educação dentro do Museu Goeldi”, com Helena Quadros, e “As ações educativas em Caxiuanã”, com Ana Cláudia Silva.

Dia 25, das 14h às 16h30

Oficina 1: “A flora do Parque Zoobotânico: por dentro dos conhecimentos das culturas tradicionais”, com Ana Cláudia Silva e Tainah Coutinho.

Oficina 2: “Entendendo a modelagem ecológica na conservação”, com Raíssa Tancredi.

Oficina 3: “Fotografia da natureza”, com Talissa Lobato e César Favacho.

Oficina 4: “A flora amazônica do Parque Zoobotânico”, com Pedro Viana

Dia 28, das 9h às 12h

Mostra “Animais fantásticos: o universo dos artrópodes”, do Grupo de Estudos de Artrópodes da Amazônia

Dia 29, das 9h às 12h

“Trilha dos sentidos”, do Serviço de Educação do Museu Goeldi

MUSEU DE ARTE DE BELÉM (PRAÇA DOM PEDRO II - CIDADE VELHA)

De 25 a 27

De 9h às 17h - Visitação à exposição “Olhares sobre a Amazônia”.

Dia 25

Às 16h - Ação educativa “Papo de Curador”, com as curadoras Nina Matos e Ligia Arias.

Às 16h30 - Mesa redonda “Papo de Curador II”, com Nina Matos, Tadeu Lobato e Ligia Arias. Mediação: Janice Lima.

Dia 26

Às 10h - Visita mediada sobre Antônio Parreiras com Camila Honda, educadora museal.

As 16h - Exibição do filme “Cinema no Quintal da Amazônia”.

Dia 27

Às 16h30 - Mesa redonda “Papo de Pesquisador”, com Renata Maués, Gil Vieira, Camila Honda e Silvio Costa.

PONTO DE MEMÓRIA DO BAIRRO DA TERRA FIRME (RUA GAMA MALCHER, 40 APTO 105 - SOUZA)

Dia 23

Às 8h - Visita mediada de Escolas públicas do bairro da Terra Firme ao projeto de Conservação de Coleções de Ciências Naturais da à UFRA, mediada por Ana Carla Araújo, graduanda de Engenharia Pesca Conselheiros

Veja mais em no site.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cultura

Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

Últimas Notícias