plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
SAIÃO

Festival leva carimbó para bairro da Pedreira neste sábado (31)

Na semana em que se comemora o dia municipal do carimbó e também o nascimento de mestre Verequete, as ruas estreitas da travessa Álvaro Adolfo voltam a receber grupos de carimbó e outras manifestações da cultura popular. Trata-se da 11° edição o Proje

Imagem ilustrativa da notícia Festival
leva carimbó para bairro da Pedreira neste sábado (31) camera Roberta Brandão/Divulgação

Na semana em que se comemora o dia municipal do carimbó e também o nascimento de mestre Verequete, as ruas estreitas da travessa Álvaro Adolfo voltam a receber grupos de carimbó e outras manifestações da cultura popular.

Trata-se da 11° edição o Projeto Pau e Corda do Carimbó que este ano homenageia os mestres da região metropolitana de Belém. A programação gratuita ocorre no sábado (31), a partir das 14h.

A expectativa é que no segundo dia do festival cerca de 10 grupos de carimbó passem pelo palco montado na rua, em frente à casa sede do tradicional grupo de carimbó, Sancari.

O interior do Pará também marcará presença no evento. Oriundo do nordeste paraense, o Grupo de carimbó musical e de dança de Santarém Novo, coordenado pela Mestra Theo Loureiro, irá se apresentar por volta das 17h no último dia do evento. “Estou muito feliz, muita satisfeita de ter conseguido trazer as crianças. Nossas crianças irão lembrar de tudo isso, assim como eu lembro e muitas vezes choro das lembranças boas que tenho de minha infância”, compartilha a idealizadora Neire Prestes, que defende a salvaguarda do carimbó através do repasse da importância da preservação e manutenção das culturas populares para as crianças.

Aliás o festival é divido em dois dias, sendo um dedicado as brincadeiras tradicionais e para as crianças e outro mais focado nos grupos de carimbó.

O evento deste sábado se inicia às 14h com derrubamento do mastro. Carimbó Cobra Venenosa, Som do Pau oco e Grupo Sancari estão entre os grupos esperados.

Confira a Programação.

Início da programação

•14h: Enfeitamento da rua.

• 16h: Roda de Carimbó no pé do mastro e derrubamento.

Programação musical confirmada:

•Anfitrião:Grupo de Carimbó Sancari.

• 17h: Grupo de Carimbó Som de Pau Oco /Belém.

• 17h30-Grupo de carimbó musical e dança de Santarém Novo

• 18h-Grupo de Carimbó Frutos da Terra de Irituia.

• 18h :Grupo de Carimbó Cobra Venenosa /Icoaraci.

•19h- grupo do carimbó Unidos do paraíso do município de Santa Bárbara.

•19h30- Grupo de carimbó Raísan/Belém.

20h-Grupo de Carimbó Aracuã/ Ananindeua.

•20h30: Grupo de Carimbó Alegria de Cafezal/ Magalhães Barata.

•21h-Grupo de carimbó Novos urbanos/Castanhal.

•21h30: Grupo de Carimbó Sancari.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cultura

Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

Últimas Notícias