plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
VIVA A CULTURA PARAENSE!

Projeto Pau & Corda organiza oficinas culturais na Pedreira

Chegou Agosto: tempo do Projeto Pau & Corda inundar as ruas da Álvaro Adolfo de cultura popular paraense. Brincadeiras e apresentações de tradicionais e contemporâneos grupos de carimbó irão ocorrer durante os dias 24 e 31 de agosto, das 9h às 23h, com en

Imagem ilustrativa da notícia Projeto Pau & Corda organiza oficinas culturais na Pedreira camera Mestre Lucas Bragança e a idealizadora do projeto, Neire Rocha. | Roberta Brandão/Divulgação

Chegou Agosto: tempo do Projeto Pau & Corda inundar as ruas da Álvaro Adolfo de cultura popular paraense. Brincadeiras e apresentações de tradicionais e contemporâneos grupos de carimbó irão ocorrer durante os dias 24 e 31 de agosto, das 9h às 23h, com entrada gratuita. Oficinas de capacitação também estão sendo realizadas, desde o mês de julho, e se estendem até o último dia de evento. Em sua 11º edição, mais de 20 grupo de carimbó e dança irão passar pelo palco do festival que será montado na estreita travessa localizada no bairro da Pedreira.

A via têm figuras ilustres como moradores. À exemplo dos integrante do grupo de carimbó, Sancari, e a também carimbozeiras, Dona Onete. Entretanto, ao que parece, as mais de 20 famílias presentes na travessa também apresentam predileção pela cultura popular. Anualmente, os moradores não somente assinam a autorização da realização do evento como são incentivadores e contribuem de inúmeras formas para a concretização do festival.

É o que conta a idealizadora e produtora do projeto, Neire Rocha. Com 59 anos, a matriarca colabora há 21 anos com o grupo Sancari, realiza há 11 anos o Projeto Pau & Corda do Carimbó e desde criança realiza atividades na comunidade ao lado de parceiros, como a vizinha Célia Teixeira. Sua casa e família se misturam com a história da manifestação popular paraense. É do seu quintal, da árvore da cuieira, que se originam as famosas maracás feitas artesanalmente pelo mestre Lucas Bragança, companheiro de Neire. Aliás, o carimbó percorre a família, filhos e netos são criados próximos a cultura popular e já seguem os próprios passos como músicos e bailarinos.

Foi a partir deste sentimento de ver melhorias em sua comunidade, da vontade de assistir os netos brincando nas ruas e de criar oportunidades para as mulheres e crianças que moram na passagem Álvaro Adolfo que Neire Prestes teve a ideia de criar o evento Pau & Corda. Desde 2008 foram inúmeras oficinas de capacitação relativas ou não a cultura de carimbó, exibição de filmes e curtas paraenses, apresentação de diversos grupos de cultura popular paraense, em especial o carimbó.

Segundo a idealizadora, o objetivo do projeto de uma forma geral é o reconhecimento, a valorização e a difusão da diversidade da cultura popular tradicional paraense, em especial o Carimbó e as brincadeiras tradicionais, para fortalecer a identidade cultural regional e estimular a troca de informações e experiências entre mestres, músicos, dançarinos, brincantes, pesquisadores e produtores culturais.

“A Álvaro Adolfo fica num local de risco. Então a gente pode dizer que o carimbó aqui já salvou muita gente. O projeto deixou atuar somente na comunidade e ganhou uma dimensão maior, apesar de não contarmos com a infraestrutura do Estado”, afirma a universitária Luciana Soares, moradora e neta de Neire Rocha.

Durante o percurso de 11 anos, o projeto foi premiado por duas vezes. Em 2013, prêmio Mazzaropi, e em 2018, Selma do Côco. Entretanto, ainda assim é preciso correr atrás de apoio, logística de alimentação e toda uma escala de produção. “Quando termina um projeto eu já estou pensando no outro ano. Eu passo o ano toda envolvida com o Pau & Corda”, afirma Neire.

A programação cultural que se inicia as 09h do dia 24 contará com atividades lúdicas, teatro, enfeite o mastro além de várias apresentações musicais. No dia do encerramento, 31, o grupo mirim musical e de dança de Santarém Novo, será uma das atrações. O evento é gratuito. Confira Abaixo a programação completa:

Oficinas:

Oficina de brinquedo ótico

27 a 29 de agosto

A oficina oferece a construção de brinquedo ótico inserindo crianças ao processo de animação ao traumatropo que com seu movimento dá-se a ilusão de ótica da imagem do disco de papel em movimento, resgatando influenciadores do cinema.

Professor: Fabio Hassegawa

Idade :5 a 16 anos

(24) 1° Dia

Anfitrião

Grupo de Carimbó Sancari / Belém

Dia 24 de Agosto sábado

Início as 09:00hs as 11:30hs

Enfeitamento da rua e do mastro festivo ,com a participação das crianças, padrinhos e moradores da comunidade.

Retorno as 15hs"

Com as brincadeiras,

corrida no saco, corrida do ovo na colher,quebra pote,cabo de guerra

Participação do Palhaço PIRÔ ,Hudson dos Passos

16:O0hs.Cortejo e Enterramento do Mastro festivo

17:hs *Abertura musical

Grupo de Carimbó Sancari

Caldo de Turú, Belém

Grupo de tradições culturais Sabor Marajoara / Belém

Banda Senta Peia, Belém

Alan Chaves voz e violão / Belém

grupo de dança Jardim das Rosas/ Marituba.

Grupo para folclórico Aracuã do bairro do Bengui.

Estação Carimbó de Capanema

##############

Dia 31 de Agosto Sábado

Início da programação

14:00hs.

• Enfeitamento da rua

• 16:30 hs.Roda de Carimbó no pé do mastro e derrubamento

Presenças

músicas confirmadas

Anfitrião

Grupo de Carimbó Sancari de Belém

Som de Pau Oco de Belém

Frutos da Terra de Irituia

Grupo de Carimbó Unidos do Paraíso de Santa Bárbara

Grupo de Carimbó Cobra Venenosa de Icoaraci

Conjunto de Carimbó Os Novos Urbanos,Castanhal"

#########

Local: Passagem Álvaro Adolfo no bairro da Pedreira

Perímetro: Marquês de Herval. Entre Curuzu e Antônio Baena.

CEP:66085-030

Ônibus:

•*Pedreiras condor ,Felipe Patroni, Lomas*e Nazaré*

•Sacramenta Nazaré e Humaitá.

•Bernaldo Couto.

•Unama linhaB.

•Paraíso dos Pássaros.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cultura

Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

Últimas Notícias