plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
DE BRASÍLIA PARA MARAJÓ

Grupo Pé de Cerrado comemora 20 anos com shows gratuitos no Marajó

O grupo cultural Pé de Cerrado, de Brasília (DF), completa 20 anos de estrada e inclui o Pará na turnê comemorativa. Nos dias 11 e 12 de julho, a banda musical e cênica apresenta show em Salvaterra, Ilha do Marajó, na programação do II Festival Marajo

Imagem ilustrativa da notícia Grupo Pé de Cerrado comemora 20 anos com shows gratuitos no Marajó camera Reprodução

O grupo cultural Pé de Cerrado, de Brasília (DF), completa 20 anos de estrada e inclui o Pará na turnê comemorativa. Nos dias 11 e 12 de julho, a banda musical e cênica apresenta show em Salvaterra, Ilha do Marajó, na programação do II Festival Marajoara de Cultura Amazônica. Este será o primeiro grupo de fora do estado a se apresentar no evento, que celebra a cultura popular da ilha e também do Brasil.

Na turnê, que começou no Distrito Federal, a trupe apresenta o lançamento do novo DVD infantil, chamado “Os Brincantes”, com músicas inéditas, novos figurinos, chapéus e cenários feitos à mão pelos próprios integrantes. São músicas para dançar, rir e se emocionar, numa mistura de circo, teatro, dança, poesia e folclore. A base são canções populares, autorais, instrumentais e releituras de clássicos do cancioneiro nacional.

Seus integrantes - Pablo Ravi, Bruno Ribeiro, Fernando Rodrigues, Bruno Berê, Pedro Tupã, Davi Abreu, Clênio Guimarães e Renato Nunes - além de talentosos multi-instrumentistas, são professores. E não se pode deixar de lembrar a parceria com os Palhaços Irmãos Saúde, do Circo Teatro Artetude, que há 10 anos é sucesso absoluto.

“Nós estamos muito felizes em completar esse ciclo. Foram quase 10 anos de trabalho e pesquisa dedicados a esse DVD infantil. Vamos fazer várias ações e descentralizar o acesso como sempre fizemos. É muita história para uma festa só”, diz Pablo Ravi.

Sobre o espetáculo “Os Brincantes”

Pular, brincar, dançar, cantar e rir feito criança: a fórmula é simples, mas exige transpiração e inspiração, brasilidade, um grande trabalho de pesquisa, dedicação e talento. O resultado é uma deliciosa miscigenação artística, com música, poesia, teatro, folclore e circo, que revelam os traços brasileiros, dos índios, negros, sertanejos – origens de todos nós. As letras incentivam boas atitudes, o sentimento de responsabilidade com o outro e com o mundo, a observação e o respeito à natureza.

O espetáculo chama o público para brincar, com o apoio dos palhaços brincantes, personagens típicos da cultura popular, e tem na intensa participação da plateia um espetáculo à parte. Foi pensado para unir pessoas de todas as faixas etárias e para proporcionar a interação entre as diversas gerações. É esse público que se une ao Pé de Cerrado para se divertir e, numa maravilhosa ciranda, se dão as mãos e dançam juntos, agradecendo pela vida e evocando união e mais amor.

Sobre o Pé de Cerrado

São 20 anos de intensa pesquisa, convívio e parcerias com grandes mestres, entre eles Dominguinhos e Quinteto Violado. Além de muitas participações especiais e produções paralelas, o grupo já gravou 3 CDs, 2 DVDs e montou mais de 7 espetáculos.

Entre 2002 e 2003, o Pé executou o projeto “Ensaio Aberto”, que atraiu para a AABR mais de 2 mil pessoas todas as quartas-feiras durante um ano. O Evento contou com a participação espontânea de músicos consagrados, como Hermeto Pascoal, e marcou uma geração inteira num evento que é frequentemente relembrado pelo público que o vivenciou.

A partir daí, foram mais de 30 projetos realizados nos últimos anos, entre shows, ocupações de espaços públicos com convidados especiais, tributos, festivais, promoção e ensino da cultura popular, oficinas para o público infanto-juvenil, parcerias com os povos indígenas, projetos sociais. Todos realizados em diversas regiões administrativas, numa proposta de descentralização da cultura do DF, levando arte onde as pessoas têm pouco acesso a ela. As ações do grupo também se destacam pela atuação na RIDE, em que levam seus espetáculos também para cidades do Goiás, com destaque para a Chapada dos Veadeiros.

Em 2015 o Pé de Cerrado foi indicado pelo MEC para ser apresentado às crianças da educação infantil nas escolas do Distrito Federal. Em 2018, conquistaram o prêmio “Cultura e Cidadania, pelo reconhecimento da relevância cultural de seus trabalhos para o DF, sendo reconhecido também como ponto de cultura.

Serviço
Grupo Pé de Cerrado - Shows de lançamento do DVD “Os Brincantes”
II Festival Marajoara de Culturas Populares - Ilha do Marajó - Salvaterra
Dia 11/07, às 22h – abertura do festival
Palco da Praça das Comunicações
Dia 12/07 – Luau, às 23h
Pousada Bosque dos Aruãs – Salvaterra
Entrada franca

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cultura

Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

Últimas Notícias