Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis


25°
R$
DE BRASÍLIA PARA MARAJÓ

Grupo Pé de Cerrado comemora 20 anos com shows gratuitos no Marajó

terça-feira, 09/07/2019, 20:46 - Atualizado em 09/07/2019, 20:45 - Autor: DOL


| Reprodução

O grupo cultural Pé de Cerrado, de Brasília (DF), completa 20 anos de estrada e inclui o Pará na turnê comemorativa. Nos dias 11 e 12 de julho, a banda musical e cênica apresenta show em Salvaterra, Ilha do Marajó, na programação do II Festival Marajoara de Cultura Amazônica. Este será o primeiro grupo de fora do estado a se apresentar no evento, que celebra a cultura popular da ilha e também do Brasil.

Na turnê, que começou no Distrito Federal, a trupe apresenta o lançamento do novo DVD infantil, chamado “Os Brincantes”, com músicas inéditas, novos figurinos, chapéus e cenários feitos à mão pelos próprios integrantes. São músicas para dançar, rir e se emocionar, numa mistura de circo, teatro, dança, poesia e folclore. A base são canções populares, autorais, instrumentais e releituras de clássicos do cancioneiro nacional.

Seus integrantes - Pablo Ravi, Bruno Ribeiro, Fernando Rodrigues, Bruno Berê, Pedro Tupã, Davi Abreu, Clênio Guimarães e Renato Nunes - além de talentosos multi-instrumentistas, são professores. E não se pode deixar de lembrar a parceria com os Palhaços Irmãos Saúde, do Circo Teatro Artetude, que há 10 anos é sucesso absoluto.

“Nós estamos muito felizes em completar esse ciclo. Foram quase 10 anos de trabalho e pesquisa dedicados a esse DVD infantil. Vamos fazer várias ações e descentralizar o acesso como sempre fizemos. É muita história para uma festa só”, diz Pablo Ravi.

Sobre o espetáculo “Os Brincantes”

Pular, brincar, dançar, cantar e rir feito criança: a fórmula é simples, mas exige transpiração e inspiração, brasilidade, um grande trabalho de pesquisa, dedicação e talento. O resultado é uma deliciosa miscigenação artística, com música, poesia, teatro, folclore e circo, que revelam os traços brasileiros, dos índios, negros, sertanejos – origens de todos nós. As letras incentivam boas atitudes, o sentimento de responsabilidade com o outro e com o mundo, a observação e o respeito à natureza.

O espetáculo chama o público para brincar, com o apoio dos palhaços brincantes, personagens típicos da cultura popular, e tem na intensa participação da plateia um espetáculo à parte. Foi pensado para unir pessoas de todas as faixas etárias e para proporcionar a interação entre as diversas gerações. É esse público que se une ao Pé de Cerrado para se divertir e, numa maravilhosa ciranda, se dão as mãos e dançam juntos, agradecendo pela vida e evocando união e mais amor.

Sobre o Pé de Cerrado

São 20 anos de intensa pesquisa, convívio e parcerias com grandes mestres, entre eles Dominguinhos e Quinteto Violado. Além de muitas participações especiais e produções paralelas, o grupo já gravou 3 CDs, 2 DVDs e montou mais de 7 espetáculos.

Entre 2002 e 2003, o Pé executou o projeto “Ensaio Aberto”, que atraiu para a AABR mais de 2 mil pessoas todas as quartas-feiras durante um ano. O Evento contou com a participação espontânea de músicos consagrados, como Hermeto Pascoal, e marcou uma geração inteira num evento que é frequentemente relembrado pelo público que o vivenciou.

A partir daí, foram mais de 30 projetos realizados nos últimos anos, entre shows, ocupações de espaços públicos com convidados especiais, tributos, festivais, promoção e ensino da cultura popular, oficinas para o público infanto-juvenil, parcerias com os povos indígenas, projetos sociais. Todos realizados em diversas regiões administrativas, numa proposta de descentralização da cultura do DF, levando arte onde as pessoas têm pouco acesso a ela. As ações do grupo também se destacam pela atuação na RIDE, em que levam seus espetáculos também para cidades do Goiás, com destaque para a Chapada dos Veadeiros.

Em 2015 o Pé de Cerrado foi indicado pelo MEC para ser apresentado às crianças da educação infantil nas escolas do Distrito Federal. Em 2018, conquistaram o prêmio “Cultura e Cidadania, pelo reconhecimento da relevância cultural de seus trabalhos para o DF, sendo reconhecido também como ponto de cultura.

Serviço
Grupo Pé de Cerrado - Shows de lançamento do DVD “Os Brincantes”
II Festival Marajoara de Culturas Populares - Ilha do Marajó - Salvaterra
Dia 11/07, às 22h – abertura do festival
Palco da Praça das Comunicações
Dia 12/07 – Luau, às 23h
Pousada Bosque dos Aruãs – Salvaterra
Entrada franca

 

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS