Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis


25°
R$
Cinema

Dia do Folclore tem como foco a marujada

quarta-feira, 22/08/2018, 08:37 - Atualizado em 22/08/2018, 08:42 - Autor:


Em comemoração ao Dia do Folclore, celebrado hoje, o Cine Olympia está exibindo durante esta semana o documentário “Entre Marujas e Marujos”, com direção do documentarista Alexandre Baena e da pesquisadora Graziela Ribeiro. A entrada é franca.


“É extremamente relevante a valorização da nossa cultura local. Divulgar uma festividade que tem uma importância histórico-social é jogar luz em nosso patrimônio imaterial, e um patrimônio que completa 220 anos em 2018. Isso mostra a necessidade de se conhecer melhor nossa cultura e nossas representações folclóricas”, diz Alexandre Baena.


Com 50 minutos de duração, o documentário mostra a Marujada bragantina e seus mais de dois séculos de louvor a São Benedito e suas peculiaridades, começando pela sua indumentária, que foi o foco da pesquisa da Graziela Ribeiro, passando pela festividade, gastronomia, belezas naturais e a felicidade de um povo na manifestação de fé.



PATRIMÔNIO


O documentário foi lançado este ano oficialmente dentro da programação de aniversário do Olympia, no mês de abril, e volta para celebrar o folclore. Segundo Alexandre Baena, são inúmeros os convites que este projeto recebe para exibição fora do estado, mas exibir em casa é valorizar o nosso patrimônio imaterial.


“É muito importante ver que ele também encontra espaço para exibição em nosso território. Nossa cultura, extremamente rica e diversificada, precisa ser exibida e divulgada para que essa difusão crie no interlocutor o desejo não só de conhecer, mas de salvaguardar algo que faz parte da sua identidade. Quando valorizamos nosso patrimônio imaterial, estamos valorizando nossa história e também nossa identidade latente perante toda uma construção cultural global”, destaca Baena.


Daqui o documentário vai ganhar o mundo, já que em setembro será exibido na Inglaterra, na quinta edição do “Critical Costumes”, que acontece de 12 a 14 daquele mês. O evento internacional tem por objetivo apoiar profissionais e pesquisadores para debater o status do traje dentro de culturas contemporâneas e históricas.


“O evento ocorre na Universidade de Surrey e congrega profissionais de pesquisa, áreas técnicas, artísticas, estudantes e professores, criando um network cultural global com foco principal na indumentária e figurino, abrangendo aí trajes históricos ao redor do mundo, que foi justamente o motivo da seleção do nosso documentário”, explica o diretor.


SERVIÇO


Assista - Exibição documentário “Entre Marujas e Marujos”


Quando: Até sexta, às 18h30, e no sábado e domingo, às 16h30


Onde: Cinema Olympia (Av. Presidente Vargas, 918 – Campina)


Quanto: Entrada franca


(Aline Rodrigues/Diário do Pará)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS