plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
CINEMA

Filme independente dirigido por Paulo Roque terá exibição gratuita

Título de filme independente mesmo, né?”, já adianta Paulo Roque sobre seu novo curta-metragem “Pílulas para nos fazer voar antes que a chuva acabe”, que estreia neste sábado, 19, às 18h, no Cinema Olympia, em Belém, com selo da Cobra Grande Filmes. São 1

Título de filme independente mesmo, né?”, já adianta Paulo Roque sobre seu novo curta-metragem “Pílulas para nos fazer voar antes que a chuva acabe”, que estreia neste sábado, 19, às 18h, no Cinema Olympia, em Belém, com selo da Cobra Grande Filmes. São 12 histórias filmadas na capital paraense e que se conectam a partir dos dilemas da contemporaneidade, como solidão, uma certa felicidade, a questão das diversidades. De acordo com o diretor, o objetivo é fazer o público refletir. Na sua opinião, como todo filme independente que se preze. “Não tenho nada contra o cinema de entretenimento, o espetáculo hollywoodiano, mas dentro do cinema de curta-metragem, creio em outra função”, explica.

São 12 histórias de 12 pessoas que se cruzam pelas ruas da cidade. “O roteiro saiu super rápido, escrevi em janeiro. Queria abordar temas do nosso dia a dia, mas sem necessariamente levantar uma bandeira, pois não estou dizendo que é certo ou errado, que tem que fazer de jeito ou de outro e o filme se refere principalmente às novas gerações e coisas banais, que na verdade não são abordadas dentro de uma poética pela própria banalidade. E isso serve para nos fazer voar no pensamento, refletir, no sentido dialético de exercitar a reflexão. O cinema alternativo tem essa experiência do conteúdo”, diz o realizador.

Entre atores e equipe técnica, são mais de 20 pessoas na equipe - que topou participar do filme mesmo sabendo que não teria recurso para pagamento de cachê. Paulo acredita que todos se envolveram na história, o que permitiu a rápida realização do curta. De março a maio eles fizeram a pré-produção, as gravações foram feitas em junho e em julho, a montagem e edição. Agora, nesta primeira exibição, o autor quer saber a impressão das pessoas para aparar as arestas e reparar pontos que podem melhorar.

“É preciso ouvir a opinião de que for assistir antes de inscrever em festivais. Acho legal essa dinâmica. Essa avant-première é uma mostra do primeiro corte, para sentir se precisa de ajustes técnicos de cor e som. Estamos juntos pelo roteiro, acho que todos gostaram. Quando foi apresentado o projeto, alguns foram realizar outros compromissos e quem ficou foi porque gostou. O que faltou em recursos sobrou em paixão, todo mundo se dedicou, com qualidade, dedicando seu tempo e esforço”, comenta Paulo Roque.

Este já o 12º curta-metragem do cineasta - o que ele considera cabalístico quando pensa no roteiro. A partir de um olhar sobre a cidade que poderia ser qualquer outro centro urbano, o filme não mostra cartões postais. “Belém é uma cidade cosmopolita, que não é só o tucupi e o tacacá. Por que sempre tem que ter ver o peso? Açaí na cuia? Vivemos em uma cidade globalizada, mostro outra Belém”, adianta. Agora, mesmo em fase de divulgação do “12 pílulas…”, ele já pensa também em novos projetos. “Estou sendo produzindo alguma coisa, todos os anos”.

“Todo cineasta é meio diretor, meio fotógrafo, meio gestor, meio psicólogo e historiador. Cenógrafo, iluminador, tem que fazer um pouco de tudo. E não foi diferente agora, mas creio que tenho certa facilidade de agregar as pessoas, gosto de construir relações, isso é mais importante que coordenar elencos e cenas. Minha forma de dirigir é diferente, antes da filmagem já tínhamos conversado com os atores que no set de filmagem não precisei ter muita direção. Todo mundo já sabia o que ia fazer”, diz.

100% independente

O filme foi produzido de forma 100% independente, sem nenhum tipo de patrocínio e, com o intuito exclusivo de participação em festivais de cinema nacionais e internacionais. Além de Paulo na direção, o filme tem o desenho de som assinado por Julio Vicari, produção de Melina Marcelino, Bruno Medeiros, Bruno Franklin, Rodrigo Rodrigues e Silvia Reis, elenco formado por Waldo Piano, Izabella Rocha, Verena Tavares, Pedro Barreiros, Taíssa Coutinho, Valéria Lima, Marcelo Nunes, Jéssica Medeiros, Elias Rezende, Maria Clara Hage, Gladson Siqueira, Rony Hofstatter, Allyster Fagundes, Hellen Glins, Katherine Valente, Gessycka Gino, Ramon Dekken e Vanessa Dantas.

ASSISTA

PRÉ-ESTREIA DO CURTA-METRAGEM “PÍLULAS PARA NOS FAZER VOAR ANTES QUE A CHUVA ACABE”, DE PAULO ROQUE
Quando: Sábado, às 18h
Onde: Cine Olympia (Av. Pres. Vargas, 850 - Campina)
Quanto: Entrada gratuita

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cinema

Leia mais notícias de Cinema. Clique aqui!

Últimas Notícias