plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
O CHAMADO DO CACIQUE

Documentário revela vozes dos povos originários

Filme produzido pelo IPAM em parceria com o Instituto Raoni terá estreia em evento gratuito na Caixa Cultural Brasília

Imagem ilustrativa da notícia Documentário revela vozes dos povos originários camera Filme produzido pelo IPAM com apoio do Instituto Raoni será lançado em evento gratuito na Caixa Cultural Brasília | Reprodução

Na próxima terça-feira, dia 23 de abril, a Caixa Cultural Brasília será palco da estreia do documentário intitulado "O chamado do cacique: herança, terra e futuro". O evento, que ocorrerá das 18h às 22h, também contará com a exibição de curtas-metragens de artistas indígenas, incluindo "Artesanato", "Memórias nas coisas do vovô" e "Menire djapej: o trabalho das mulheres".

Esta cerimônia de lançamento coincide com o Acampamento Terra Livre, que ocorrerá de 22 a 26 de abril em Brasília, e o Fórum Permanente das Nações Unidas sobre Questões Indígenas, de 15 a 26 de abril em Nova York. Entre os convidados confirmados, destaca-se a presença do cacique Raoni Metuktire, líder da etnia Mebêngôkre (Kayapó), juntamente com representantes do governo, Judiciário, cientistas e membros da sociedade civil.

O filme, produzido pelo projeto Amazoniar do IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) em colaboração com o Instituto Raoni, foi gravado durante uma reunião realizada em julho do ano passado pelo cacique Raoni. Este encontro reuniu diversos povos indígenas na aldeia Piaraçú, no Mato Grosso, com o objetivo de discutir o futuro do planeta.

"O chamado do cacique: uma jornada de resistência, diálogo e esperança. Não perca a estreia deste emocionante documentário na Caixa Cultural Brasília, dia 23/04. Uma celebração da cultura e dos direitos dos povos indígenas.
📷 "O chamado do cacique: uma jornada de resistência, diálogo e esperança. Não perca a estreia deste emocionante documentário na Caixa Cultural Brasília, dia 23/04. Uma celebração da cultura e dos direitos dos povos indígenas. |Divulgação/IPAM

"O chamado do cacique" celebra a jornada do cacique Raoni em defesa dos direitos humanos, destacando a importância do diálogo entre povos indígenas e não indígenas. O documentário também destaca as histórias pessoais que evidenciam a importância dos povos originários e aborda as ameaças enfrentadas por essas comunidades em relação aos seus direitos e cultura. Além disso, o filme discute a transição para uma nova geração de líderes e o papel emergente das mulheres indígenas na liderança.

CONTEÚDO RELACIONADO:

Belém recebe shows gratuitos de Xamã, Fafá e Gaby AmarantosUm mergulho nas narrativas ancestrais dos povos originários

Lucas Ramos, coordenador do Amazoniar no IPAM e diretor do documentário, compartilha: "Os povos originários mantêm uma relação íntima com seus territórios e são essenciais para que o país e o mundo se adaptem às mudanças climáticas. Eles estão dispostos a contribuir com a solução. Contudo, para oferecer essa contribuição à humanidade, precisam que seus direitos, territórios e tradições sejam respeitados."

"Ao produzir o documentário, nosso objetivo no Amazoniar foi contribuir para que os indígenas brasileiros projetem suas vozes e levem o chamado do cacique mais longe, para que todos somem à luta pelos direitos dos indígenas e, por consequência, contribuam para o equilíbrio climático mundial", acrescenta Ramos.

Após o lançamento na Caixa Cultural Brasília em 23 de abril, as produções audiovisuais continuarão a ser exibidas nos dias 24, 25 e 26. Este evento não apenas marca o lançamento de um filme, mas também representa um convite para reflexão e ação em prol dos direitos e da preservação das culturas dos povos indígenas, e, consequentemente, para o equilíbrio ambiental global.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cinema

Leia mais notícias de Cinema. Clique aqui!

Últimas Notícias