plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
ÉGUA DO FILME!

Site do festival Amazônia Doc vai apresentar mostra de filmes paraenses a partir de sábado

O 6º Amazônia Doc – Festival Pan Amazônico de Cinema lança, no próximo sábado, 4, uma versão completamente repaginada de seu site, no qual vai realizar uma mostra para assistir on-line, intitulada “Égua do Filme”. Apenas produções paraenses podem se inscr

Imagem ilustrativa da notícia Site do festival Amazônia Doc vai apresentar mostra de filmes paraenses a partir de sábado camera “Amazônia Ocupada”, de Priscila Brasil, será um dos filmes disponíveis no site. | Divulgação

O 6º Amazônia Doc – Festival Pan Amazônico de Cinema lança, no próximo sábado, 4, uma versão completamente repaginada de seu site, no qual vai realizar uma mostra para assistir on-line, intitulada “Égua do Filme”. Apenas produções paraenses podem se inscrever para participar da mostra, preenchendo um formulário e enviando-o para a curadoria do site. Posteriormente, alguns dos filmes vão passar a compor um catálogo mais permanente, com sinopse e ficha técnica.

“São filmes paraenses antigos. Enquanto todos estão confinados em suas casas, o intuito é incentivar o público a conhecer essa cinematografia produzida no estado e que poucos conhecem. Como o nosso novo site tem suporte para isso, e já vem com uma série de novidades, a gente decidiu contribuir criando esse grande catálogo, com sinopses, ficha técnica de quem trabalha com cinema no Pará”, explica Zienhe Castro, diretora geral do Amazônia Doc.

Ela conta ainda, que entrou em contato com vários cineastas paraenses, convidando-os a ceder seus filmes para o catálogo, como Roger Elarrat, Fernando Segtowick e Jorane Castro. “Inclusive os meus estarão lá disponíveis. São filmes que já tiveram toda uma trajetória e os cineastas têm interesse que circulem porque chega uma hora que ficar na prateleira não ajuda em nada. E quanto mais as pessoas conhecem nossas produções, melhor para a própria divulgação de novos materiais”, aponta Zienhe.

OFICINA GRATUITA

Enquanto as mostras e atividades presenciais do festival não ocorrem, também está previsto um curso on-line, gratuito, de “Audiovisual para Realização de Documentários”, dividido em quatro módulos: Roteiro, Direção, Fotografia e Som. A organização do Amazônia Doc informa apenas que ele estará disponível em formato de videoaula em maio, ainda sem data certa.

“Cada módulo vai ser ministrado por um profissional local. As aulas de direção serão comigo; roteiro com o Felipe Cortez; fotografia com César Moraes; e som com David Paes. Estamos formatando as aulas e vamos gravar individualmente, já que está cada um isolado em sua respectiva casa. E disponibilizar esse conteúdo no site, para contribuir para formação das pessoas. E até para a gente continuar dialogando, se sentindo vivo. Nesse isolamento, acredito que esse é um dos maiores desafios”.

NOVOS PRAZOS

A organização do Amazônia Doc também deixa claro que todo esse conteúdo digital não é uma substituição ao festival - que já teve suas mostras presenciais confirmadas para o final do segundo semestre. As inscrições para as Mostras Pan-Amazônica e Amazônia Legal tiveram seu prazo estendido para 17 de abril. Podem ser inscritos documentários em curta-metragem (até 25 minutos) e Telefilmes/longas-metragens (com mínimo de 52 minutos), dirigidos por realizadores dos nove países da Pan-Amazônia (Brasil, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa). Foi acrescentada a participação de médias-metragens (até 51 minutos), que irão concorrer junto com os curtas.

Já as inscrições para o 1º Festival As Amazonas do Cinema ocorrerão de 20 de abril a 30 de maio. O 1º Festival Curta Escolas, que já havia iniciado oficinas de audiovisual em escolas, foi suspenso por prevenção à Covid-19, e segue sem data definida para retornar suas atividades.

VEJA

Mais informações e inscrições pelo site oficial do Festival

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cinema

Leia mais notícias de Cinema. Clique aqui!

Últimas Notícias