Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
26°
cotação atual R$
PREPARE A PIPOCA

Oscar: melhores filmes do ano serão premiados nesta noite

domingo, 09/02/2020, 20:02 - Atualizado em 09/02/2020, 20:06 - Autor: Aline Rodrigues


| Divulgação

Os filmes “1917” e “Parasita” estão entre as apostas dos cinéfilos paraenses para levar a estatueta do Oscar 2020, entregue pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, durante a cerimônia deste domingo, em Los Angeles. Mas o primeiro segue como favorito, pois já ganhou também o Globo de Ouro no início do mês, o que acaba servindo como termômetro, já que muitos membros da Academia pertencem às mesmas entidades eleitoras.

“Pela observação das outras premiações, nós temos aqueles filmes que se destacam como favoritos. Na categoria Melhor Filme, temos três longas com chances reais: ‘1917’, ‘Parasita’ e ‘Era Uma Vez em...Hollywood’, sendo que esse último tem perdido força nas últimas semanas e passou a correr por fora, deixando os dois primeiros na dianteira”, diz Malone Cunha, um dos fundadores do Cineclube Paraense.

“O prêmio de Melhor Filme vai ficar entre ‘1917’ e ‘Parasita’. ‘1917’ deve ganhar, porque tem sido uma tendência do Oscar, nos últimos anos, premiar filmes de virtuosismo técnico. E também porque nunca um filme de língua estrangeira venceu a categoria, o que diminui as chances de ‘Parasita’. Mas ‘Parasita’ tem feito uma campanha forte e, com o modelo de votação para a categoria, pode ser que ele surpreenda”, analisa Alex Damasceno, professor do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Pará - UFPA.

É o segundo ano consecutivo em que um filme não falado em inglês tem chances reais de ser escolhido o melhor do ano. “Acho legal que o Oscar esteja se abrindo a filmes de língua estrangeira. No ano passado teve ‘Roma’, e agora ‘Parasita’. Por outro lado, é importante lembrar que é uma premiação da indústria americana, resultado de uma votação entre pares. Ou seja, não é uma premiação que leve em conta apenas valores artísticos; é um prêmio da indústria para ela mesma. O Oscar desse ano vai seguir nessa linha, por isso que a tendência é que ‘1917’ seja o vencedor”, pontua o professor Alex.

OS MELHORES

Na categoria de Melhor Ator, Joaquin Phoenix, pelo papel em “Coringa”, está entre os favoritos. Seu desempenho é de tirar o fôlego. O ator já foi indicado duas vezes antes, com chances, mas perdeu. Com “Coringa” ele vem ganhando todas as premiações a que foi indicado. Ainda nessa categoria estão Adam Driver, por “História de um Casamento”, a alma do filme em um desempenho sensível; Leonardo DiCaprio, por “Era Uma Vez em...Hollywood”, com uma excelente atuação, mas, segundo os amantes do cinema, com chances reduzidas. Tem ainda Robert De Niro, por “O Irlandês”, Taron Egerton, por “Rocketman” e, entre as zebras, podem estar Antonio Banderas (por “Dor e Glória”) ou Christian Bale (“Ford vs. Ferrari”).

Na categoria Melhor Atriz, Renée Zellweger, vencedora em 2004 por “Cold Mountain”, retorna aos holofotes de Hollywood com “Judy, uma História”, em que interpreta a atriz Judy Garland. Com vitórias no Critics’ Choice Awards, Globo de Ouro, Bafta e Sag Awards, a estrela tem tudo para levar seu segundo Oscar. Também vencedora em 2004, por “Monster: Desejo Assassino”, Charlize Theron retorna à premiação, desta vez indicada por “O Escândalo”, filme em que aparece irreconhecível para interpretar a jornalista Meggyn Kelly.

Indicada a Melhor Atriz Coadjuvante (por “Jojo Rabitt”), Scarlett Johansson conquistou uma dobradinha logo no primeiro ano em que foi lembrada pela Academia. Assim como Adam Driver, a atriz foge completamente de seus papéis em grandes blockbusters e concorre por “História de Um Casamento”. Quem também concorre ao prêmio pela primeira vez é Cynthia Erivo, única negra entre os indicados nas categorias de atuação.

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS