O estilista Marco Normando acaba de lançar sua própria
marca, a Normando, e a estreia já foi com bons destaques. Em reportagem de
Alice Coy para a revista “Vogue Brasil” deste mês, o paraense pôde apresentar a
primeira coleção, intitulada “Travessia”, sendo vestida pela modelo paraense
Carol Ribeiro, em um ensaio que também contou com o styling de Sam Tavares,
outro paraense que vem ganhando espaço na moda. Foram colocadas em destaque as
referências amazônicas das peças e a aposta em cortes clássicos de alfaiataria
com texturas e acabamentos especiais, como um blazer assimétrico, inspirado na
cauda do pirarucu.
“Eu estava construindo a marca desde dezembro, com
lançamento previsto para março deste ano, mas com a pandemia a gente acabou
adiando para o final do mês de julho. E aí, a ‘Vogue’ se interessou em fazer a
matéria. Foi superlegal porque acabamos de lançar e a ‘Vogue’ tem um nome tão
grande e importante nas publicações e no mercado de moda”, comenta o estilista.
Em julho, a cantora Liniker já havia feito a divulgação de
sua live com Milton Nascimento e Xenia França usando uma camisa da coleção. E
este mês, a revista “Glamour” também trouxe a digital influencer Magá Moura
usando a calça Aoba da Normando.
Para uma primeira coleção, Marco conta que ficou muito claro
que era preciso falar de origens. “A ‘Vogue’ viu bem essa característica, de um
trabalho que fala sobre a identidade de uma pessoa que vem do Pará. Tem uma
camisa com linhas que simula uma vitória-régia, um blazer que simula a calda do
pirarucu, com recorte para vestir bem no corpo, que tem aberturas que lembram
as guelras do peixe. Cada peça traz detalhes que contam um pouco dessa
história”, aponta. Outro ponto-chave foi buscar o olhar dos artistas paraenses
sobre essa diversidade de fauna, flora e de gente da Amazônia.
“O Emídio Contente, meu sócio, também é paraense e atua na
marca como diretor/coordenador/curador. Ele sempre me traz artistas de Belém
que conversam com o que a gente acredita, são artistas como a Elza Lima, a
Paula Sampaio… Quero fazer uma cartela de cor, abro um livro do Luiz Braga,
pego uma pincelada dali, é um processo muito rico. E algo que levou tempo, de
fato, para a gente fechar, por ser uma primeira coleção, que deve já mostrar o
que é a marca”, explica. Elza Lima, inclusive, foi convidada a ter suas fotos
como referência para a apresentação da primeira coleção da Normando.
As fotos escolhidas para esse projeto fazem parte do acervo
da artista das décadas de 1980 e 1990, em preto e branco, com cenas amazônicas.
“A Elza sempre foi grande inspiração para mim e o Emídio, eu já amava muito,
tenho um livro maravilhoso dela. E ela tem um olhar muito único dessas
perspectivas das pessoas, do cenário, os animais estão sempre presentes”, comenta
Normando.
Além de fazer um lookbook da coleção, um material mais
comercial, mostrando a roupa, o acabamento, ele explica que a campanha é outra
história. “É ela que fala da essência da marca e pensamos juntos na Elza, que
olha esse cotidiano dos ribeirinhos e transforma em uma imagem tão bonita, tão
bem construída”, elogia.
Além de refletir suas raízes amazônicas, o estilista destaca
como trouxe para a marca muito do seu aprendizado sobre criação e alfaiataria,
de quando fez parte da equipe de estilo de Alexandre Herchcovitch, convite que
recebeu do estilista em 2013 e o levou a se mudar para São Paulo. “Durante
esses três anos que passei com ele, aperfeiçoei muito o que tinha aprendido
antes e, principalmente, sobre alfaiataria, acabamentos. Ele faz peças
impecáveis, consegue usar as técnicas de alfaiataria para fazer calças, shorts,
vestidos. A Normando tem várias peças com construção de alfaiataria”.
Por fim, ele fala sobre o nome dado a esta coleção de
estreia. “Travessia” é a música de Milton Nascimento que o estilista está
sempre ouvindo, mas também, diz ele, faz pensar na travessia dos barcos, canoas
cruzando os rios amazônicos de uma margem à outra. “Fala dessa travessia que a
gente fez como marca, desde dezembro criando algo, para chegar a essa outra
margem, do lançamento. Fala de passar por um rio turbulento, porque trabalhar
com moda no Brasil não é fácil. E até desse momento de pandemia, em que todo
mundo se isolou. Viramos ilhas, e estamos passando por um momento de travessia.
Para mim, tudo casou para colocar esse nome”, finaliza.
ONDE ACHAR
Normando
Loja on-line pronta entrega: @normandooficial
www.normando.co
Ateliê sob-medida (com agendamento): Rua Libero Badaró, 306,
São Paulo/SP
Contatos: (011) 3241-2436 ; [email protected]
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