plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
CADEIRA 2

Betânia Fidalgo é a nova imortal da Academia Paraense de Letras

A professora-doutora Maria Betânia de Carvalho Fidalgo Arroyo foi eleita, ontem, para a cadeira número 2 da Academia Paraense de Letras, antes ocupada pelo teatrólogo Nazareno Tourinho, e que tem como patrono Álvares da Costa. A votação presencial foi

Imagem ilustrativa da notícia Betânia Fidalgo é a nova imortal da Academia Paraense de Letras camera Reitora da Unama foi eleita para a cadeira 2 da APL | Divulgação

A professora-doutora Maria Betânia de Carvalho Fidalgo Arroyo foi eleita, ontem, para a cadeira número 2 da Academia Paraense de Letras, antes ocupada pelo teatrólogo Nazareno Tourinho, e que tem como patrono Álvares da Costa. A votação presencial foi presidida pelo vice-presidente da instituição, professor João Carlos Pereira. Betânia teve 28 votos e seu oponente, o médico e autor psicografador Cláudio Guilhon, recebeu cinco votos.

Betânia Fidalgo Arroyo é reitora da Universidade da Amazônia, diretora do grupo Ser Educacional e presidente do Conselho Estadual de Educação. É doutora em Educação pela Unama e é autora de vários livros sobre o tema.

A escolha da cadeira que pertenceu a Nazareno Tourinho se deveu à admiração da nova imortal pela obra do premiado teatrólogo paraense, que também é pai de dois grandes amigos seus: o reitor reeleito da UFPA, professor Emmanuel Tourinho, e Helena Tourinho Lamarão, que pertence ao corpo docente de pós-graduação da Unama. “Ocupar a cadeira que foi do Nazareno Tourinho é uma honra e uma grande responsabilidade. O Nazareno era um homem de Deus, da paz e da caridade. Além de ser um intelectual de primeira linha, que levou o nome do teatro produzido no Pará para outras fronteiras”, destacou Betânia.

Ao longo de quase seis meses, a professora visitou os acadêmicos-eleitores, sempre acompanhada do poeta e prosador Leonam Gondim da Cruz Jr., eleito para a cadeira número 6, em março deste ano. A eleição para a cadeira 2 estava marcada para semana seguinte à de Lonam, mas o isolamento social comprometeu o calendário da Academia. “Agora, minha tarefa será dignificar a confiança dos meus confrades e trabalhar muito pela APL, ao lado das minhas queridas confreiras da bancada feminina”, disse a acadêmica eleita.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Entretenimento

Leia mais notícias de Entretenimento. Clique aqui!

Últimas Notícias