plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
PARTICIPE

Sereionas fazem baile e programação de Carnaval

De alegria revolucionária, a ideia do evento III Baile das Sereionas é discutir a vigilância sobre os corpos femininos e não padronizados, principalmente, durante o período de folia. A abertura das atividades será realizada na quarta-feira (29), com a rod

De alegria revolucionária, a ideia do evento III Baile das Sereionas é discutir a vigilância sobre os corpos femininos e não padronizados, principalmente, durante o período de folia. A abertura das atividades será realizada na quarta-feira (29), com a roda de conversa “Fala SEREIONA”, a partir das 18h, no Núcleo de Conexões Ná Figueredo. O samba no pé e o ziriguidum acontecem numa noite de sábado (01), véspera do dia de sereia Iemanjá, na Casa de Dança Lambateria, a partir das 21h. A cantora Ana Paula Castro, Dj Ananindeusa Afro-Ameríndia, banda Matricária feat as Gêmeas Agatha e Amanda Souza e a performances das Drags Gigi Hibrida Bolero e Luna Skyyssime são as atrações.

O Baile das SEREIONAS está em sua terceira edição e é promovido pela produtora e fotojornalista, Roberta Brandão, e a Dj e Performer Carol Pabiq Ananindeusa Afro-Ameríndia. A ideia desta edição é compartilhar histórias de SEREIONAS que se movimentam, como é o caso das convidadas da roda de conversa sobre gordofobia, pressão estética e corpo livre deste ano, o FALA SEREIONA. A modelo e micro empresária Tuanne Valente, a empresária do ramo de moda Plus size, Ulianna Mota, e a produtora Cultura Criativa, Lorena Saavedra, vão compartilhar experiências positivas de mulheres que sentem no dia a dia a exclusão da gordofobia, mas a partir destas vivências, consegue subverter a lógica vigente e obter sucesso no ramo plus size e criativo. O bate papo será mediado pela psicóloga Ana Silva, doutora em saúde pública (USP).

O tema parece divertido entretanto o assunto é muito sério. Segundo o Ministério da Saúde as mulheres têm 9 vezes mais anorexia e bulimia que os homens e 2 vezes mais compulsão alimentar. “O que nos faz crer que a ocorrência maior no público feminino desses transtornos psicológicos tenham influência do machismo e das constantes pressões estéticas as quais somos submetidas desde o nosso nascimento, não à toa essas doenças afetam cada dia mais pessoas mais jovens e crianças”, explica a produtora Roberta Brandão.

Um estudo global publicado na revista americana "Nature Genetics", realizado por um grupo com mais de 100 cientistas, analisou os dados de 16.992 casos de anorexia, registrados em 17 países da América do Norte, Europa, Austrália e Ásia. Segundo a pesquisa a anorexia é uma doença grave e que pode ser fatal – tem uma taxa de mortalidade mais alta que outras doenças psiquiátricas e atinge 150 mil pessoas, por ano, no Brasil.

No Brasil, mais da metade da população, 55,7% tem excesso de peso. Sendo 20,7% de mulheres e de 18,7% de homens, Segundo dados apresentado pelo Ministério da Saúde em 2018. Apesar do crescimento da obesidade no país a prática de exercícios físico e de ingestão de frutas aumentou, ainda segundo a pesquisa. “Em números os brasileiros acima do peso superam os dados de anorexia, entretanto estar acima do peso não necessariamente significa estar doente, ao contrário da anorexia. O problema é que não importa o motivo mas associamos estar magro a ser saudável. Existem pessoas fora do peso ideal que se exercitam, se alimentam de forma correta e mantem o mesmo peso há anos. Precisamos nos questionar se é um hábito saudável a gente ser o país onde as cirurgias estéticas mais crescem em números”, provoca a militante.

III Baile

Ela se afirma como "filha de Dandara, Iemanjá, sereia Iara e de quem mais sorria!", mas também poderia ser filha de outras tantas guerreiras pretas como ela, Iansã, Carolina Maria de Jesus, Lélia Gonzalez entre outras. Professora, Performer, poeta e DJ Carol Pabiq Ananindeusa Afro-Ameríndia é quem vai agitar a pista com muita música paraense, brasileira e de fuleragem.

Matricária, a banda que sempre surge no carnaval, vai ficar responsável por fazer as versões feministas e apresentar clássicos que façam referência as mulheres tudo em ritmo de carnaval. No feat com a cantora da banda, Roberta Brandão, as Gêmeas Agatha e Amanda Souza vão trazer para o palco poesia e os beats das batalhas de Belém.

Já a cantora e multi-instrumentista Ana Paula Castro, que é interprete de música brasileira e latino-americana, promete para o baile um show de louvação e homenagem a figura feminina. “Vou pedir a bênção das sereias divinas com louvações para Iemanjá e Oxum e homenagear as sambistas sereionas. Tudo com muito axé, samba enredo e músicas para o pôr o povo para carnavalizar”, afirma Ana Paula. Também vai haver performance drag com Gigi Hibrida Bolero e Luna Skyyssime.

Serviço:

– Roda de Conversa “ Fala Sereiona”

Quando? 29/01

Onde? Núcleo de Conexões Ná Figueredo (- Av. Gentil Bitencourt, 449)

Horas? 18h

Entrada Gratuita

- Baile das SEREIONAS

Quando? 01/02

Horas? 21h

Local? Lambateria Casa de Dança(.R. Vinte e Oito de Setembro, 1155)

Show de Ana Paula Castro + Matricária FEAT Gêmeas Agatha e Amanda Souza + DJ Ananindeusa

Ingresssos antecipado: R$15

Link para comprar: https://www.sympla.com.br/iii-baile-das-sereionas__755887

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cultura

Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

Últimas Notícias