O estrondoso sucesso do K-pop na Coreia do Sul está
impedindo a morte dos CDs, dos LPs e das fitas cassetes.
Desde o início dos anos 2000, o CD como formato de
distribuição de música estava cada vez mais sendo substituído por outros
formatos de armazenamento e distribuição digital, como streaming na Internet.
Invertendo o declínio, no entanto, as vendas de álbuns físicos - principalmente CDs, mas também fitas cassete e LPs - registraram um crescimento dramático nos últimos anos desde 2014 na Coreia do Sul.
Estrela K-pop é encontrada morta em casa aos 25 anos
Em 2017, as vendas combinadas dos 400 principais discos de
música nos formatos físicos de álbuns chegaram a 16,93 milhões de cópias, um
aumento de 56,6% em relação ao ano anterior, segundo a Korea Music Content
Association.
O valor correspondente chegou a 22,82 milhões no ano
seguinte, ultrapassando a marca de 20 milhões pela primeira vez desde que a
associação começou a compilar os dados em 2011.
Este ano, o número também deve subir, com vendas de 20,97
milhões de cópias registradas desde o início de 2019 até 26 de outubro.
Por trás de uma expansão tão incomum está o poder cada vez
mais intensivo da indústria do K-pop e e a iniciativa de fãs entusiasmados
desse estilo de música coreano, bem como estratégias sofisticadas de marketing
de distribuidores de música.
De acordo com a tabela de álbuns do Gaon, operada pela Korea
Music Content Association, a banda coreana BTS tornou-se novamente a campeã de
vendas, com seu último álbum "Map of the Soul: Persona", tendo
vendido mais de 3 milhões de cópias a partir de 1º de novembro do ano passado,
tornando-se uma grande força motriz para as vendas de discos físicos ao longo
de 2019.
Fãs ávidos frequentemente juntam forças para estimular a
venda de álbuns de seus ídolos, a fim de aumentar o desempenho das paradas e
lançar as estrelas na vanguarda da cena altamente competitiva do K-pop.
No final de julho de 2019, a comunidade de fãs de Kang
Daniel, um ex-membro da fenomenal banda de rapazes Wanna One, lançou um evento
de arrecadação de fundos para incentivar a venda do álbum solo "Color On
Me".
O fã-clube comprou cerca de 10 mil cópias do CD com o fundo
de US$ 154.202 que arrecadou e doou os CDs de música ao banco de sangue da
cidade de Busan, pertencente à Cruz Vermelha Coreana, sob o nome de Kang.
Os distribuidores de álbuns de música, por sua vez, estão
criando truques de marketing para atrair fãs de grupos de ídolos do K-pop.
Há dois meses, quando a banda Seventeen lançou seu terceiro
álbum, o "An Ode" -, O CD veio em cinco versões diferentes, uma
estratégia destinada a fazer com que os fãs comprassem todas as versões
diferentes do mesmo álbum.
Cartões raros de fotos de estrelas do K-pop ou bilhetes de
loteria destinados a eventos de reunião de fãs são frequentemente inseridos nos
álbuns de CDs do dos grupos K-pop para estimular os fãs a comprar várias cópias
do mesmo disco.
O crescimento acentuado ocorre, no entanto, apesar do
contínuo declínio dos CDs como um formato real de escuta musical.
Em uma pesquisa com cerca de 6.000 ouvintes de música no ano
passado, realizada pela associação, 41% disseram que compram álbuns físicos por
causa de fotos e outros anexos que acompanham os CDs de música. Apenas sete por
cento disseram que compram CDs ou outros álbuns físicos para realmente
escutá-los.
(Agência Brasil)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar