plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
CONCURSOS

Carreira militar exige preparação intensa

Em tempos de busca por estabilidade financeira, passar em um concurso militar é o sonho de milhões de jovens brasileiros. Mas o preparo exige organização, perseverança e dedicação. As provas das Forças Armadas são nacionais e estão entre as mais concorrid

Em tempos de busca por estabilidade financeira, passar em um concurso militar é o sonho de milhões de jovens brasileiros. Mas o preparo exige organização, perseverança e dedicação. As provas das Forças Armadas são nacionais e estão entre as mais concorridos do Brasil, com cerca de 500 a mil candidatos por vaga. A alta procura tem feito o Pará cair no ranking de estados com melhor desempenho na aprovação. Por isso, o candidato que quiser ser aprovado tem de estudar.

Segundo o diretor do projeto Aluno Vencedor, Josué Rescinho, o primeiro passo é conhecer o edital. A idade, por exemplo, é critério de eliminação, com mínima de 18 e máxima de 23 anos. Outra dica é fazer um bom preparatório de pelo menos oito meses em cursos especializados em concursos militares. Além disso, é necessário reforçar os estudos diariamente em casa. “São provas bem puxadas, de conteúdo extenso e questões com grau alto de dificuldades na área
de exatas”, explica Josué.

As duas etapas da prova testam os conhecimentos gerais do candidato e também a aptidão física. Ambas são eliminatórias, portanto é necessário também treinar o corpo um ano antes para o teste físico. Conhecer as provas anteriores é outra dica importante e que ajuda o candidato a ter contato com o nível da prova.

Os concursos militares acontecem todo ano com a oferta de cerca de 1.800 vagas. Para nível médio é mais regular com editais abertos anualmente, mas para nível superior quando se contrata para áreas específicas, ocorrem esporadicamente, o que reforça a necessidade de preparo, já que as vagas são limitadas. Alguns deles estão com editais abertos ou em fase de finalização. A hora de estudar é agora!

(Leidemar Oliveira/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Concursos

Leia mais notícias de Concursos. Clique aqui!

Últimas Notícias