plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
CONCURSOS

APP desenvolvido na UFPA auxilia no tratamento de Alzheimer em idosos

A tecnologia tem se tornado uma grande aliada no tratamento de diversas doenças. Com o objetivo de utilizar esse advento para estimular a cognição de idosos, sobretudo os que sofrem de Alzheimer, a professora da Universidade Federal do Pará (UFPA), Kátia

A tecnologia tem se tornado uma grande aliada no tratamento de diversas doenças. Com o objetivo de utilizar esse advento para estimular a cognição de idosos, sobretudo os que sofrem de Alzheimer, a professora da Universidade Federal do Pará (UFPA), Kátia Omura, e a aluna Alanna Ferreira, da Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (FFTO), com apoio do estudante Ailson Freire, do curso de Engenharia da Computação, desenvolveram o aplicativo MemoryLife. Até então, o aplicativo já tem mais de mil downloads e possibilita aos usuários trabalhar suas funções cognitivas.

Tudo começou em 2016, quando o projeto participou de uma competição promovida pelo Universitec, em que Kátia Omura, Alanna Ferreira e Ailson Freire foram selecionados para receber mentorias e outras capacitações para alavancar a ideia. O "MemoryLife: Aplicativo para estimulação cognitiva de idosos” visa verificar o impacto do uso do aplicativo nas funções cognitivas de idosos com Alzheimer.

O objetivo do aplicativo é ajudar os idosos a manterem as suas funções cognitivas por mais tempo, retardando a evolução da doença, mantendo-os mais independentes nas suas atividades diárias, além de incluí-los digitalmente, como explica Kátia Omura: “Acredito que, primeiro de tudo, é a oportunidade de colocar o idoso em contato com este tipo de tecnologia, incluindo-o digitalmente. Percebemos que muitos deles têm interesse de se apropriar deste tipo de tecnologia, ou já até utilizam, mas com outros fins. Além disso, o aplicativo é uma tecnologia relativamente barata e acessível à população, tendo um maior alcance”.

MEMORYLIFE

O aplicativo conta com jogos divididos nas categorias de memória e lógica, com diferentes níveis, para treinar os aspectos cognitivos mais afetados pela doença. Todos os jogos remetem ao cotidiano dos usuários, sempre relacionados a suas atividades diárias.

Os criadores do projeto vão testar uma nova versão do aplicativo em idosos da Unidade de Atendimento à Pessoa Idosa Nosso Lar Socorro Gabriel e por integrantes da Associação Brasileira de Alzheimer - ABRAZ-PA. Essa atualização vai contar com avaliação cognitiva dentro do app, para que tanto o usuário quanto os seus familiares possam acompanhar a evolução do idoso. Essa nova versão vai gerar dados importantes para os desenvolvedores, os profissionais e os usuários do aplicativo.

(Com informações da Assessoria)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Concursos

Leia mais notícias de Concursos. Clique aqui!

Últimas Notícias