Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
26°
cotação atual R$

Concursos

Concursos

4,2 mil temporários serão contratados até o fim do ano

quarta-feira, 21/11/2018, 07:32 - Atualizado em 21/11/2018, 07:32 - Autor:


Desde o início deste mês, já estão em pleno andamento as contratações temporárias de final de ano na Grande Belém e em todo o Pará. De acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese/PA), essas contratações terão um aumento de cerca de 5% em relação às verificadas no final do ano passado. Ou seja, em torno de 4.200 pessoas devem ser chamadas, principalmente nos setores da Indústria, Serviços e em especial no Comércio, incluindo supermercados e shopping centers. São 200 postos a mais que o registrado em 2017.


Segundo o Dieese/PA, este ano o perfil das contratações poderá alcançar, em muitos casos, o período de três meses (outubro a dezembro). O pagamento do 13º salário também cria boas expectativas nos vários setores econômicos do Estado. Aqui no Pará, segundo o órgão, cerca de 40% da força de trabalho ganha até um salário mínimo por mês, equivalente a aproximadamente 1,2 milhão de pessoas. Estudo estima que devem entrar na economia paraense neste final de ano, com as duas parcelas do benefício, cerca de R$ 4,1 bilhões, alcançando aproximadamente 2 milhões de beneficiários dos setores público e privado.


Na avaliação do Dieese/PA, uma parte considerável da primeira parcela do 13º, a ser paga até dia 30, deverá ser destinada ao pagamento de dívidas anteriores, com isso o setor empresarial, principalmente do Comércio, espera tirar da inadimplência um contingente expressivo de consumidores. O restante do dinheiro deverá ir diretamente para o consumo.


EMPREGO


Do ponto de vista da geração de empregos formais no Pará, as análises feitas pelo Dieese/PA, envolvendo todos os setores econômicos, mostram que nos últimos 12 meses (outubro/17-setembro/18) foram feitas em todo o Estado 267.802 admissões contra 253.269 desligamentos gerando um saldo positivo de 14.533 postos de trabalho. O destaque nesse período foi o Setor Comércio, com saldo positivo de 1.402 postos de trabalho formais.


DICAS PARA CONSEGUIR UM TRABALHO TEMPORÁRIO


1 – Prepare um bom currículo


A primeira medida, para quem está interessado em uma das vagas temporárias que devem surgir no final do ano, é preparar o currículo. O documento deve incluir informações pessoais – como o nome completo, o endereço, telefone próprio e e-mail, informações referentes à formação, as experiências profissionais - mesmo sendo trabalhos voluntários ou estágios obrigatórios. A consultora Kamilla Titan explica que, dessa forma, quem recruta conseguirá conhecer e entender as áreas e experiências que o candidato já teve. Para os que não possuem experiência, ela aconselha informar os cursos já realizados e as participações em palestras.


2 – Conheça a empresa que você deseja trabalhar


É sempre interessante saber qual é a empresa que você vai se candidatar. É sempre aconselhável estudar um pouco sobre a contratante porque, dessa forma, o candidato tem a possibilidade de ir mais preparado e mais seguro para uma possível entrevista de emprego.


3 – Prepare-se para a entrevista


Feita a pesquisa prévia sobre os valores, atuação e o perfil da empresa para a qual você está concorrendo a uma vaga, é possível se preparar adequadamente para a entrevista. A recomendação é que o candidato vá vestido de acordo com a cultura e o perfil da empresa, mais despojado ou mais formal.


4 – Busque pela vaga em diferentes meios


Existem vários meios pelos quais se pode buscar uma vaga de emprego temporário. Muitas empresas fazem esse tipo de recrutamento pelo facebook ou sites de empregos como o vagas.com e o empregos.com (ambos gratuitos). Nos sites próprios de algumas empresas também existe a opção ‘trabalhe conosco’, onde o candidato pode enviar o currículo diretamente. A entrega do currículo ainda pode ocorrer presencialmente (forma bastante adotada por shoppings, por exemplo).


5 – Procure pelas vagas com antecedência


Não espere dezembro para começar a buscar pelas vagas. No Pará, muitas empresas contratam antes (no Círio, por exemplo) e o colaborador acaba já ficando até o final do ano. Esse é apenas um exemplo do quanto é importante se preparar com antecedência.


6 – Qualifique-se.


Enquanto a vaga não surge, não deixe de buscar qualificação. Quanto mais preparado o candidato estiver, maiores são as oportunidades de emprego. Busque participar de palestras e fazer cursos online, por exemplo.


Fonte: Kamilla Titan, consultora da Gestor Consultoria.


(Diário do Pará)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS