Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
27°
cotação atual R$

Concursos

Concursos

Cinco temas para estudar e fazer uma boa prova do Enem neste domingo

sexta-feira, 09/11/2018, 07:31 - Atualizado em 09/11/2018, 10:34 - Autor:


No próximo domingo, a maratona do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) chega ao seu segundo dia com mais duas provas: Ciências da Natureza e Matemática. A primeira prova traz questões de Física, Química e Biologia. Já Matemática terá 45 questões. 


No meio de tantas temáticas possíveis, O GLOBO pediu a professores que apontassem possíveis questões da avaliação. “Os conteúdos [de Matemática] não costumam ter muita novidade. São temas recorrentes: estatística, probabilidade, geometria espacial, áreas de figuras planas e leituras de diagramas ou gráficos”, afirma o professor Fellipe Rossi.


Fique por dentro das dicas do DOL para o Enem 2018. Veja em vídeo
Gostou das dicas do DOL para o Enem 2018? Veja mais!

O docente aponta que existem algumas tendências que podem servir de norte para o candidato nesta reta final. — Há assuntos que têm caído nos últimos anos e que não chamam tanto a atenção dos candidatos. São eles: logaritmos, funções trigonométricas, especialmente as compostas com cálculo de máximos, mínimos e períodos de função. São assuntos desafiadores e que costumam vir dentro de questões difíceis.


Quer mais dicas para a prova de Biologia do ENEM? Veja aqui!
Cai no Enem: Identificação de Função Orgânica. Veja as dicas


TEMAS


Para o professor Rodrigo Fraga, o Enem está mostrando uma constância nos temas abordados na avaliação de Matemática. “A prova de Matemática do Enem mantém uma tendência no que tange aos temas cobrados ao longo dos anos”.


Fraga afirma que o estudante pode se preparar para alguns pontos e ratifica a importância de analisar o enunciado. — Assuntos como razão e proporção; leitura e interpretação de gráficos; porcentagem, geometria plana e espacial, análise combinatória; probabilidade; função exponencial e logarítmica são conteúdos que serão abordados. 


No entanto, diante das 45 questões, não podemos deixar de citar funções afim e quadrática; assim como P.A e P.G. Cabe ressaltar o caráter contextualizado da prova, onde informações relevantes podem estar no comando das questões.





(Agência O Globo)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS